domingo, 30 de maio de 2010

Vamos Cuidar do Planeta reunirá 400 jovens de 52 países


Adolescentes de 12 a 15 anos de mais de 50 países vão participar da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que será realizada de 5 a 10 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, em Luziânia (a 56 km de Brasília). Os participantes vão redigir uma Carta das Responsabilidades, propondo ações e responsabilidades que serão adotadas para proteger o meio ambiente.

Esse evento internacional é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente do Brasil. O objetivo é reproduzir globalmente as conferências nacionais infanto-juvenis Vamos Cuidar do Brasil, experiência bem-sucedida que já contou com três edições, em 2003, 2006 e 2009, envolvendo 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o País.

Divulgação/Confit 2010Vamos Cuidar do Planeta reunirá 400 jovens de 52 países
  • O evento pretende reproduzir as conferências nacionais infanto-juvenis Vamos Cuidar do Brasil

A conferência internacional também está mobilizando milhares de escolas e alunos nos países participantes, que participam da primeira etapa do evento, que é local. Alunos desenvolvem projetos, com a ajuda de suas comunidades, para resolver problemas ambientais de suas regiões. Em seguida, é realizada a etapa nacional, que seleciona os delegados para o evento internacional.

Em abril realizaram sua conferência Canadá, Egito, Estados Unidos, França, Guatemala, Itália, Paraguai, República Dominicana, República Tcheca e Uruguai, entre outros.

Aqueles que já realizaram seus encontros nacionais contaram com uma participação bastante expressiva de participantes. No Chile, foram envolvidas 2.800 escolas. Em Guiné-Bissau, foram mais de mil alunos; e, no Nepal, 3 mil estudantes. A participação regional nas conferências nacionais também é outro fator marcante. No Timor Leste, por exemplo, foram nove regiões representadas. Na República Tcheca, três. Em Camarões, Angola e Moçambique, a delegação foi escolhida respeitando a diversidade étnica e cultural de suas populações.

Segundo Rachel Trajber, coordenadora-executiva do projeto e coordenadora de educação ambiental do MEC, o projeto da conferência não se limita à organização de um evento global, mas é uma ação de educação ambiental de amplo alcance. “Como a fase pré-conferência envolve a mobilização de escolas, alunos, professores e educadores, é uma forma de inserir a temática ambiental no sistema formal de ensino em todos os países participantes.”

A fase pós-conferência também prevê uma continuidade da ação dos delegados quando voltarem a seus países, repassando a suas comunidades as experiências aprendidas durante a conferência.

Mais informações no site da conferência. Saiba mais sobre 

Fonte:
Ministério da Educação

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