domingo, 28 de dezembro de 2008

Surge a candidatura, afinal

A política de Mossoró é ao mesmo tempo surpreendente e previsível. Sempre acontece do mesmo jeito e ainda assim, nos surpreende pela previsibilidade. As possibilidades de candidatura à presidência da Câmara Municipal de Mossoró eram postas à mesa, mas sempre percebi que faltava uma cartada do grupo Rosalbista.

Geralmente Carlos Augusto Rosado, uma velha raposa da nossa política tupiniquim, aguarda, matreiro, todos os passos dos possíveis adversários e deixa que eles deem os primeiros passos, para estudar as suas próximas jogadas e assim, neutralizar todas as estratégias.

Não é nada difícil jogar com a ganância e a vaidade humana, especialmente daqueles que querem se colocar nessa imensa vitrina política, acenando com cargos na mesa diretora, tanto para os próprios vereadores, como para os seus seguidores nas vagas dos comissionados.

Surge enfim, a candidatura da vereadora eleita, atual vice-prefeita Cláudia Regina, que do alto da sua competência política, entra anunciando que será oposição a atual administração municipal, Fafá Rosado, reeleita para mais um mandato. Cláudia não apenas confirma o racha existente entre a prefeita e o grupo rosalbista, de Carlos Augusto, como já anuncia como será a convivência entre os dois.

Esse jogo sempre acontece em véspera de eleição da mesa diretora da Câmara Municipal e sempre prevalece aquele candidato lançado de última hora, com acenos diversos e em todas as direções, resultando em uma aliança de diversos partidos na direção da casa, mas sempre com os nomes "certos" na cabeça da chapa. Como disse, previsível.