sábado, 1 de maio de 2010

Estatuinte volta a se reunir para concluir estatutos da UERN

Neste dia primeiro de maio e até o dia três, docentes, discentes e técnicos administrativos se reúnem no auditório do Hotel Vila Oeste para tentar concluir o novo estatuto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no evento chamado de Estatuinte, que é organizado pela CEPE - Comissão Executiva do Processo Estatuinte, que tem como presidente o Professor Lúcio Ney de Souza; vice-presidente Flaubert Fernandes Torquato Lopes; e secretário, o técnico José Ivanaldo Dias Xavier (este blogueiro). 

Lula é eleito por revista um dos líderes mais influentes do mundo



A revista semanal norte-americana Time elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos nomes mais influente do mundo. Lula integra uma lista com 100 citados nas categorias líderes, pensadores, heróis e artistas. Outro brasileiro que aparece entre os influentes é o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner – na lista de pensadores.

Na categoria de líderes, também figuram o presidente dos Estadoas Unidos, BArack Obama, da empresa de computadores pessoais Acer, J.T Wang e o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos. A juíza Sonia Sotomayor, de origem latina, também está entre os 100 citados na pesquisa. Ela foi a primeira mulher latina a chegar à Corte Suprema dos Estados Unidos.

A foto de Lula está na capa da revista online e no texto interno que fala exclusivamente sobre ele. O perfil do presidente foi escrito pelo cineasta Michael Moore – um crítico do capitalismo e suas consequências. No texto, o cineasta disse que o brasileiro dá uma lição aos norte-americanos e ao mundo ao mostrar a importância de todos terem acesso ao atendimento à saúde, por exemplo.

Moore destaca como ação do governo Lula o programa Fome Zero que foi ampliado e engloba também o Bolsa Família. Baseando-se na história de vida do presidente, o cineasta conta a trajetória difícil que ele teve, começando a trabalhar muito cedo, abandonando os estudos e perdendo a primeira mulher, aos 25 anos.

A lista de pessoas influentes reúne um total de 100 nomes. Na categoria de heróis, o ex-presidente americano Bill Clinton é o primeiro citado pela ação de apoio e reconstrução do Haiti – após o terremoto de 12 de janeiro. No perfil, assinado pelo cantor Bono Vox, ele é chamado de “mestre dos mestres” e de populista.

Na lista de artistas, está a líder é a cantora Lady Gaga. O perfil de Gaga foi feito pela cantora de ritmo pop norte-americano por Cyndi Lauper. Lauper faz um texto elogioso à Gaga a qual disse que serve de “inspiração”. Também aparecem com destaque na categoria artistas o humorista Conan O'Brien e a cineasta Kathryn Bigelow – que ganhou o Oscar de melhor direção por seu filme Guerra ao Terror.

Na categoria de pensadores, aparece a matemática e arquiteta iraquiana Zaha Hadid. O perfil dela é de autoria da estilista Donna Karan. Para a estilista, a iraquiana é um ícone da nova arquitetura reunindo elementos de força, beleza e reestruturação. O brasileiro Jaime Lerner é citado como influente por ter estabelecido uma nova visão urbana. Arquiteto e urbanista, ele é consultor das Nações Unidas.

Fonte: Agencia Brasil

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Brasil irá sediar próxima reunião sobre clima no final de julho



O Rio de Janeiro irá sediar a próxima reunião do Basic (grupo formado por Brasil, África do Sul, Índia e China) no final de julho. A decisão foi tomada durante o terceiro encontro do grupo, realizado dias 25 e 26 de abril, na Cidade do Cabo (África do Sul), quando os ministros de Meio Ambiente dos países representados reafirmaram o compromisso em continuar liderando deliberações sobre as mudanças climáticas, principalmente em relação a um acordo legalmente vinculante com a quantificação das metas de redução de emissões de gases do efeito estufa para um segundo período do Protocolo de Kyoto.
Para que isso seja alcançado na próxima Conferência das Partes da Convenção sobre Mudança do Clima das Nações Unidas (COP-16), que ocorrerá em Cancún (México), em dezembro deste ano, o Basic irá debater, na reunião do Rio, os critérios de equidade de emissões de carbono entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, já que há um limite de concentração de gases na atmosfera para garantir que a temperatura do Planeta não ultrapasse o aumento previsto de 2º C, e cada país precisa definir qual será a sua fatia de emissões nesse bolo.

Na África do Sul, os países também apontaram que, para a Conferência de Cancún, é necessário agilizar o financiamento de U$ 10 bilhões prometidos pelos países desenvolvidos, bem como avançar o debate em algumas áreas, como a aplicação dos mecanismos de REDD (Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação), a transferência de tecnologia para mitigação das emissões e adaptação das mudanças climáticas, e um programa de trabalho para o padrão MRV, que permita Mensurar, Reportar e Verificar as emissões dos países, sejam eles desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Encontro ministerial – Como parte do processo de preparação para a COP-16, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Branca Americano, participarão do primeiro encontro de nível ministerial em 2010, em Bonn, na Alemanha, de 2 a 5 de maio.

A convite dos governos Alemão e Mexicano, ministros de Meio Ambiente de 45 países estarão reunidos para buscar um entendimento comum de como as negociações devem progredir até a Conferência de Cancún.

A ideia é que, antes do México, os países estabeleçam conversas informais e bem estruturadas sobre os temas fundamentais, como mitigação, adaptação, redução do desmatamento, financiamento e cooperação tecnológica, e capacitação transversal.

Além disso, para contribuir com o processo de negociação em curso, o Governo Alemão irá apresentar formas práticas e exemplos concretos de cooperação em áreas-chave do clima.

Fonte: MMA

Inpe confirma queda recorde no desmatamento


O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou na quinta-feira (29) os dados consolidados do Prodes, o sistema que mede a taxa oficial de desmatamento. Entre agosto de 2008 e julho de 2009, a Amazônia perdeu 7.464 quilômetros quadrados de floresta, o equivalente a cinco municípios de São Paulo. Mesmo assim, esta é a taxa de desmatamento mais baixa já registrada desde que o país começou a monitorar a Amazônia com imagens de satélite, em 1988.

Trata-se de uma queda de 42% em relação ao biênio anterior (o “ano fiscal” do desmatamento é sempre medido de agosto a julho do ano seguinte).

A notícia era esperada, por um lado, já que a previsão do Prodes, divulgada no ano passado, havia sido de 7.008 quilômetros quadrados. Mas frequentemente o número consolidado, que é calculado pelo Inpe alguns meses depois e se baseia num número maior de imagens, dá uma diferença para mais que pode ser significativa – no ano retrasado, por exemplo, a previsão era de empate em relação a 2007, mas houve um ligeiro aumento.

Desta vez, o número consolidado, baseado em 400 “cenas” (imagens) de três satélites, ficou bem na margem de erro estimada pelo Inpe.

A queda mais expressiva (68%) foi observada em Mato Grosso, Estado do “ex-estuprador da floresta” e hoje neoambientalista Blairo Maggi. No Pará da petista Ana Júlia Carepa, o desmate caiu 24%. Ainda assim, é o mais alto da Amazônia, concentrando quase 60% de todas as derrubadas da região. A destruição acompanha o eixo da BR-163, onde o governo relaxou a vigilância após a interdição, em 2005, de 8 milhões de hectares para criação de unidades de conservação.

É nessa mesma região que se arma a próxima investida energética do governo, o complexo de usinas hidrelétricas do Tapajós. 

Fonte: Folha Online

CAMPANHA POLÍTICA 2010


Marina Silva se licencia do Senado
[Foto: senadora Marina Silva (PV-AC)]


Com o propósito de se dedicar ao projeto que norteará a candidatura do Partido Verde à Presidência da República, a senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata pela legenda, apresentou nesta quinta-feira (29), à Mesa Diretora, pedido de licença até o dia 17 de junho. Como a licença não deve ultrapassar o prazo de 120 dias, não haverá necessidade de convocação de suplente. Veja abaixo a nota divulgada pela sua assessoria da parlamentar:

N O T A  À  I M P R E N S A
A senadora Marina Silva (PV-AC) encaminhou requerimento, hoje (29-04), à Mesa Diretora do Senado, com pedido de licença de suas atividades, sem ônus para o Senado Federal, desta data até dia de 17 de junho.
Diante das diversas tarefas que lhe foram confiadas pelo PV, como a reestruturação programática do Partido Verde e a elaboração de um plano de governo com vistas à disputa eleitoral de outubro próximo, e tendo em conta que esse processo exigirá determinado grau de dedicação e tempo, o que poderia prejudicar o seu desempenho no mandato de senadora, Marina Silva decidiu se licenciar temporariamente de suas atividades, mas consciente de que poderá retornar à Casa, a qualquer momento, antes da data estabelecida, se isso for importante para a defesa dos interesses nacionais.
Marina Silva encaminhou o pedido de licença à Mesa Diretora com base no artigo 43, II, do Regimento do Senado Federal, que prevê o afastamento do parlamentar, para tratar de interesses particulares, desde que não ultrapasse o prazo de 120 dias. Até 17 de junho, a senadora espera ter concluído esta fase dos trabalhos do PV."


Fonte: Agência Senado

Caixa Econômica realiza feirão da casa própria


Serão oferecidos mais de 450 mil imóveis na sexta edição do Feirão da Casa Própria, considerado o maior evento do setor, que acontecerá entre 7 de maio e 11 de junho. O feirão ocorrerá em 13 cidades brasileiras. O destaque é o programa Minha Casa, Minha Vida, que vai apresentar 200 mil imóveis para famílias com renda superior a três salários mínimos. 

A Caixa Econômica Federal vai oferecer as unidades, que poderão ser novas, usadas ou na planta, e que podem ser até 100% financiadas. As linhas de financiamento para a casa própria atendem a todas as faixas de renda familiar, possuem prazo de pagamento de até 30 anos e prestações decrescentes.

Durante os eventos do ano passado, mais de 500 mil pessoas visitaram os feirões, onde foram assinados aproximadamente 31 mil contratos - equivalente a mais de R$ 1,8 bilhão.

Fonte: www.caixa.gov.br

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Petrobras anuncia as regras para o seu programa de responsabilidade social

Foto: Ivanaldo Xavier

Funcionárias da Petrobras apresentaram no último dia 29 de abril (quinta-feira), as regras para o programa de responsabilidade social da empresa, na versão 2010, para um público composto de representantes de ONG's e gestores municipais. Projetos no valor de até R$ 1.450 mi poderão ser apresentados pelas ONG's, Oscips, prefeituras municipais e outros até as 18 horas do próximo dia 21 de maio.

Cada entidade poderá apresentar o máximo de três projetos, mas com a certeza de que existe a possibilidade de ser contemplado com apenas um. A apresentação do programa social da Petrobras aconteceu no Resort Pirâmide, na Via Costeira. O evento começou por volta das 08:30h e terminou apenas às 16 horas.

Pedido de vista adia votação do Projeto Ficha Limpa


No início deste mês, os líderes partidários estabeleceram 29 de abril como data-limite para a CCJ aprovar um parecer sobre a proposta. O pedido de vista adia a análise do projeto na comissão, mas não impede que ele seja votado no plenário da Câmara em regime de urgência.

Um pedido de vista coletivo, feito por deputados de cinco partidos (PMDB, PTB, PR, PDT e PSC), adiou a votação do Projeto de Lei Complementar 168/93, conhecido como Ficha Limpa, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O pedido foi feito após a leitura do parecer do relator das emendas apresentadas no plenário, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP). A intenção do relator era buscar um acordo que possibilitasse a aprovação da proposta ainda nesta quarta-feira pela CCJ.

A aprovação do pedido de vista adia a análise do projeto por duas sessões do plenário. Com isso, o projeto poderá voltar ao plenário e ser votado apenas com o parecer oral do relator (sem necessidade de aprovação pela comissão).

No início deste mês, os líderes partidários estabeleceram 29 de abril como data-limite para a CCJ aprovar um parecer sobre a proposta. Depois disso, o projeto passará a tramitar em regime de urgênciaRegime de tramitação que permite incluir proposta na Ordem do Dia para discussão e votação imediata. Esse regime precisa ser proposto pela maioria absoluta dos deputados (257) ou por líderes que representem esse número. 

O pedido de urgência urgentíssima precisa ainda ser aprovado por 257 deputados. Esse regime dispensa parecer aprovado em comissão – o parecer pode ser dado oralmente pelo relator, no plenário.Regime de tramitação que dispensa prazos e formalidades regimentais, para que a proposição seja votada rapidamente. 

Nesse regime, os projetos tramitam simultaneamente nas comissões - e não em uma cada de vez, como na tramitação normal. Para tramitar nesse regime é preciso a aprovação, pelo Plenário, de requerimento apresentado por: 1/3 dos deputados; líderes que representem esse número ou 2/3 dos integrantes de uma das comissões que avaliarão a proposta. Alguns projetos já tramitam automaticamente em regime de urgência, como os que tratam de acordos internacionais.

Pressão

O deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), um dos autores do pedido de vista, disse que sua intenção não foi adiar a votação do projeto. Ele sugeriu que a CCJ analise a proposta na próxima terça-feira (3). “O que não podemos é votar sob pressão, porque há questões constitucionais que precisam ser analisadas, e nenhum projeto pode passar por cima da Constituição”, disse.

Para o deputado Miguel Martini (PHS-MG), que presidiu a comissão especial que analisou o Ficha Limpa, o compromisso de votar a proposta no próximo dia 5 não pode ser desfeito. Segundo ele, há o compromisso dos líderes de aprovar urgência para o projeto, o que o levaria à votação direta em plenário, independentemente do resultado na CCJ. “Não há desconhecimento do relatório, ele tem condições de ir ao plenário”, disse.

Os líderes da oposição (PSDB, DEM e PPS) já assinaram o pedido de urgência, mas ainda não há votos suficientes para aprovar esse regime. Todos os líderes fizeram apelo ao PT e ao PMDB para que também assinem o pedido. O vice-líder do PT José Genoíno (SP) disse que seu partido apoia a medida e assinará o pedido, caso a CCJ não analise o projeto a tempo.

Fonte: Agência Câmara

Governo anuncia pacote de estímulo à exportação na semana que vem


O pacote de estímulo à exportação que está em análise pelo governo deve ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta (5) ou quinta-feira (6) da próxima semana, disse há pouco o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Segundo ele, os detalhes finais do programa estão praticamente definidos. Depois de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, Miguel Jorge afirmou que o aceleramento da devolução de PIS e Cofins, contribuições pagas a mais pelos exportadores, está encaminhado. Atualmente, esse prazo é de cinco anos, mas cairá para um ano com o pacote.

O ministro também declarou que a criação de uma subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para financiar as exportações deve sair do papel. No entanto, falta ainda decidir se a seguradora para as empresas do setor fará parte dessa subsidiária. Segundo Miguel Jorge, as propostas que constam do pacote devem ser levadas a Lula até sexta-feira (30), antes da viagem oficial do presidente ao Uruguai.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Banco Central passará a fiscalizar tarifas de cartão de crédito


Assim como as tarifas bancárias, o Banco Central (BC) passará a regulamentar as tarifas do cartão de crédito. O Conselho Monetário Nacional (CMN) emitirá resolução que autorizará o BC a fiscalizar as taxas cobradas dos consumidores. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou a medida há pouco. Ele passou a tarde reunido com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, discutindo as ações para o setor.

Barreto não soube informar se a resolução será aprovada já na reunião do CMN da próxima quinta-feira (29). Ele, no entanto, disse que o BC passará a fiscalizar as tarifas assim que o documento for publicado. Segundo o ministro, além das tarifas, o governo pretende ampliar a fiscalização sobre o setor. Nas próximas semanas, será enviado um projeto de lei ao Congresso Nacional para autorizar o CMN a regulamentar não apenas as tarifas, mas toda a indústria de cartões. Dessa forma, o BC também poderia fiscalizar o envio de cartões sem autorização do cliente e a emissão dos contratos.

O ministro da Justiça anunciou ainda que o governo divulgará, na próxima semana, relatório com o mapeamento do setor de cartões de crédito no país. O documento está sendo elaborado desde 2006 por um grupo de trabalho composto pelos Ministérios da Fazenda e da Justiça e pelo Banco Central.

Atualmente sem regulamentação, os cartões de crédito, segundo o Ministério da Justiça, respondem por 36% das reclamações nos Procons de todo o país. Os principais problemas, ressaltou Barreto, são a bitarifação, a cobrança sem fato gerador (como ausência de atividade) e o recolhimento de taxas sem informação ao consumidor. "Nos últimos anos, 30 milhões de consumidores aderiram ao cartão de crédito. E, por não conhecerem as regras do setor, são multados e até têm o nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito injustamente", afirmou.

Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, 77% das reclamações sobre cartões de crédito referem-se a cobranças indevidas. Atualmente, existem 500 milhões de cartões em circulação no Brasil, de crédito, de débito e de lojas. “Ligamos para as empresas e nem elas souberam informar determinadas tarifas”, disse Morishita. Para ele, a regulamentação proporcionará ganhos não apenas para o consumidor, como para as empresas. “Com regras claras, haverá ganhos para todos, tanto para os clientes como para as empresas sérias."

Fonte: Agência Brasil

Homens americanos valorizam o "eco-amor"


Uma pesquisa realizada pela Timberland, marca de produtos esportivos, nos Estados Unidos, apontou que os homens americanos valorizam as mulheres ecologicamente corretas.
A pesquisa, que foi feita para o Dia Mundial da Terra, concluiu que um em cada dois americanos não cortejaria uma mulher que joga seu lixo na natureza.
Foram entrevistados 1.025 homens e segundo o levantamento, 54% dos homens nos Estados Unidos se recusaria a iniciar um relacionamento com uma mulher que atira seus rejeitos em qualquer lugar.
Eles dizem ainda repelir aquelas que deixam as luzes acesas ao deixar um cômodo e também aquelas que dirigem carros que consomem muito combustível.
“Esta pesquisa mostra que os homens americanos procuram o eco-amor”, disse a Timberland.
Agora o que resta saber é se os brasileiros também pensam da mesma forma. Meninos, vocês reparam nos hábitos ecológicos antes de sair com uma mulher?

Fonte: Ambientebrasil

FLORESTAS NATIVAS


EUA e Canadá perderam maior porcentagem de florestas do que o Brasil (2000-2005)

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos publicado na PNAS revelou que entre  2000 e 2005 mais de um milhão de quilômetros quadrados  de florestas foram derrbados ao redor do mundo. Os Estados Unidos e o Canadá tiveram uma porcentagem de perda de árvores muito maior do que outros países que levam a fama de   derrubadores de árvores, como o Brasil e a Indonésia.
Ao observarmos os 7 países que ainda tem mais de um milhão de quilometros quadrados de florestas remanescentes, que seriam Brasil, Canadá, China, Republica Democrática do Congo, Indonésia, Russia e Estados Unidos, o Brasil ainda lidera este grupo em termos de áreas desmatadas, com cerca de  33000 Km² de florestas derrubadas a cada ano,  o que totalizou em 165000 Km² perdidos. Isto representa  3.6% da cobertura total de floresta no início do período examinado.
Apesar de que o Canadá e os Estados Unidos tenham perdido áreas menores do que o Brasil  (160000km² e  120000km², respectivamente), em porcentagem  o Canadá perdeu  5.2% e os EUA 6% da cobertura de floresta total inicial. A média global para aquele período era de 3.5%.


Fonte: Ambientebrasil

Corrupção na saúde e na educação pode ter pena ampliada


Os crimes de corrupção praticados nas áreas da saúde e da educação terão punição ainda mais rigorosa - de quatro a 14 anos de reclusão. Atualmente, o Código Penal (Lei 2.848/40) prevê reclusão de dois a 12 anos para crimes de corrupção ativa ou passiva. O aumento de pena está previsto em projeto de lei que está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que se reúne nesta terça-feira (20).
No texto original do projeto (PLS 35/09), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) justifica o aumento de pena para casos de corrupção nas áreas de saúde e educação informando haver desvio de 25% dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios e de 81% do orçamento do Ministério da Educação.
Favorável ao projeto, o relator, senador Romeu Tuma (PTB-SP), apresentou substitutivo para manter o agravamento da punição já previsto em lei - aumento de um terço da pena em casos de corrupção quando o funcionário envolvido "retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional".
Improbidade
Projeto de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que estabelece critério e prazo prescricional único de dez anos para ações contra ato de improbidade administrativa praticado por servidor público também poderá ser votado pela CCJ nesta terça.
Pelo artigo 23 da Lei 8.429/92, que dispõe sobre sanções aplicáveis contra agentes públicos no caso de enriquecimento ilícito, as ações podem ser propostas até cinco anos após o término do exercício do mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança. Para deixar claro que o novo prazo prescricional não atinge as ações que visem o ressarcimento dos prejuízos causados ao erário, que são imprescritíveis, conforme prevê o artigo 37 da Constituição federal, o substitutivo do relator, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), insere um parágrafo único ao novo texto, com essa determinação.
DNA
Também está na pauta da próxima reunião da CCJ proposta para determinar que o exame de DNA poderá ser feito em parentes cuja consanguinidade possa atestar, com grau de certeza, a paternidade. Trata-se de uma emenda de Plenário, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentado ao projeto (PLC 31/07) que considera como admissão tácita da paternidade a recusa do suposto pai em realizar o exame do DNA.
Pelo texto acatado pelo relator, senador Antônio Carlos Junior (DEM-BA), na ausência do suposto pai, o juiz, a requerimento de quem tenha interesse, ou do Ministério Público, poderá determinar a realização de exame de DNA em parentes cuja consanguinidade possa atestar, com grau de certeza, a paternidade. A recusa em submeter-se ao exame importará em presunção relativa de paternidade.

Confiança do Consumidor é a maior desde 2009


A confiança do consumidor na economia do País deu um salto em abril deste ano, na comparação com o mês anterior. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 3,5%, contra 0,7% no mês passado. A taxa foi a maior desde novembro de 2009 (1,4%), conforme divulgou nesta terça-feira (27) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo a instituição, o grau de otimismo dos consumidores com os próximos seis meses foi o que mais contribuiu para a evolução do ICC em abril. A proporção aumentou para 26,8% ante 23,2% de março, ao mesmo tempo em que a parcela dos consumidores que esperam dias piores caiu de 13,2% em março, para 8,9% em abril.

Em nota, a FGV também informou que “em abril, tanto as avaliações sobre o momento atual quanto as expectativas com relação aos próximos meses tornaram-se mais favoráveis”. O Índice da Situação Atual registrou alta de 2,8% — a maior desde o início da pesquisa, em setembro de 2005 — enquanto o Índice de Expectativas voltou ao patamar de novembro do ano passado, com alta de 4,1%, a segunda consecutiva.

A avaliação das finanças pessoais também teve o melhor resultado da série histórica da pesquisa. Em abril, a proporção de consumidores que consideraram a situação financeira familiar boa foi de 22,3%, enquanto em março havia sido de 19,3%. A proporção dos que avaliaram como ruim ficou praticamente estável na passagem de um mês para o outro (11,4% em março e 11,5% em abril).

Para o cálculo do ICC, a Fundação Getulio Vargas usa como referência uma amostra de mais de 2 mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Salvador). A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 20 de abril.

Fonte: Portal Brasil

terça-feira, 27 de abril de 2010

Universidade mineira desenvolve pilhas a combustível capazes de fornecer energia até para cidades


Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, desenvolveram pilhas a combustível com capacidade de abastecer qualquer tipo de sistema.

De acordo com os pesquisadores que criaram a pilha de óxido sólido, PaCOS, Túlio Matencio, Rosana Zacarias Domingues e Rose Marie Belardi, a fonte de energia pode ser aplicada desde a aparelhos portáteis, até grandes indústrias e cidades. A energia gerada é limpa, silenciosa e apresenta rendimento maior do que outros modelos, baseados em combustíveis fósseis. 

Este e outros projetos deram origem a uma empresa que está em fase de pré-incubação, com apoio do Laboratório de Materiais e Pilhas a Combustível, do Departamento de Química da Universidade.

A pilha é semelhante aos modelos já existentes, com um catodo, um anodo em eletrólito. O dispositivo, quando elevado a temperaturas de 600 a 850ºC, converte os combustíveis químicos eletroquimicamente. Os componentes são produzidos com materiais cerâmicos passando por fornos que atingem até 1700ºC.

O calor gera a reação química que produz a eletricidade, segundo o coordenador do projeto Túlio Matencio, e ainda pode ser reaproveitado.

Para obter o hidrogênio, um dos componentes necessários para que ocorram as reações químicas, pode-se usar o etanol, o que de acordo com os pesquisadores, é mais uma vantagem, por ser tratar de uma fonte renovável de grande produção no Brasil.

A intenção dos pesquisadores é desenvolver um produto que possa ser comercializado para utilização doméstica, com cerca de 500 watts.

Fonte: AmbienteBrasil / UFMG

Sistema identificará veículos por meio de chip

O sistema, composto por placas eletrônicas instaladas nos veículos, antenas leitoras e centrais de processamento, será implantado pelo Detran em todo o País.

O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), previsto no artigo 114 do Código de Trânsito Brasileiro, deve ser totalmente implementado até meados de 2014.

O sistema, composto por placas eletrônicas instaladas nos veículos, antenas leitoras e centrais de processamento, será implantado pelos Departamentos de Trânsito dos estados (Detrans) e abrangerá todos os veículos em circulação no País.

A placa eletrônica deverá conter um número de série único e armazenará as informações referentes ao número da placa do veículo, número do chassi e código RENAVAM. O chip de identificação veicular eletrônica será instalado no pára-brisa dos veículos e não irá funcionar caso seja removido. No caso de veículos que não possuam pára-brisa, a placa terá que ser fixada em local que garanta o pleno funcionamento.

Após a implantação do sistema, quem não possuir a placa de identificação no veículo estará cometendo uma infração grave sujeito à multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo para regularização, conforme o artigo 237 do Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo a Resolução 338 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo de implantação do Siniav terá obrigatoriamente de iniciar em todo o território nacional até 30 de junho de 2011 e ser concluído até 30 de junho de 2014.

Os veículos novos deverão receber a placa eletrônica no ato do registro junto ao Detran, e os veículos em circulação receberão o chip no licenciamento. A taxa para a instalação da placa eletrônica será estipulada pelo Detran de cada estado.

O Siniav permitirá, por exemplo, o planejamento de ações de combate ao roubo e furto de veículos e cargas, a identificação e prevenção da clonagem de veículos e uma melhor gestão do controle de tráfego.

"Manifesto antigerundista"


Lembre-se da seguinte regra gramatical: o gerúndio NUNCA vem depois de um verbo no infinitivo.  
Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando (recortar),estar imprimindo (imprimir) e estar fazendo (fazer) diversas cópias, para estar deixando (deixardiscretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando (falar) sem estar espalhando (espalhar) essa praga terrível que parece estar se disseminando (disseminar-sena comunicação moderna, o gerundismo.
     
Você pode também estar passando (passar) por fax, estar mandando (mandarpelo correio ou estar enviando (enviar) pela Internet. O importante é estar garantindo (garantirque a pessoa em questão vá estar recebendo (receba) esta mensagem, de modo que ela possa estar (esteja) lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta (se dar conta) da maneira como tudo o que ela costuma estar falando (falardeve estar soando (soar) nos ouvidos de quem precisa estar ouvindo (ouvir). Sinta-se livre para estar fazendo (fazer) tantas cópias quantas você vá estar achando (ache) necessárias, de modo a estar atingindo (atingir) o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia de transmissão oral.

Mais do que estar repreendendo (repreender) ou estar caçoando (caçoar), o objetivo deste movimento é estar fazendo (fazer) com que esteja caindo (caia) a ficha nas pessoas que costumam estar falando (falar) desse jeito sem estar percebendo (perceber). Nós temos que estar nos unindo (nos unir) para estar mostrando (mostrar) a nossos interlocutores que, sim!, pode estar existindo (existir) uma maneira de estar aprendendo (aprenderestar parando (parar) de estar falando (falardesse jeito.

Até porque, caso contrário, todos nósvamos estar sendo (seremos) obrigados a estar emigrando (emigrar) para algum lugar onde não vão estar nos obrigando (nos obriguemestar ouvindo (ouvir) frases assim o dia inteirinho.

Sinceramente: nossa paciência tem estado (está) a ponto de estar estourando (estourar).
 
Um "Eu vou estar transferindo a sua ligação" que eu vá estar ouvindo (ouça) pode chegar a estar provocando (provocar) alguma reação violenta da minha parte. Eu não vou estar me responsabilizando (me responsabilizarei) pelos meus atos. As pessoas precisam estar entendendo (entender)  a maneira como esse vício maldito conseguiu estar entrando (entrarna linguagem do dia-a-dia."

Nota do blog: recebi este manifesto e repasso para os leitores. Realmente o vício do gerúndio está se disseminando e provocando mal estar naqueles que conhecem a língua portuguesa.