terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Campanha pelo diploma é intensificada

Na expectativa do julgamento do recurso que questiona a exigência do diploma como requisito para o exercício do Jornalismo no Supremo Tribunal Federal, a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma prepara a “Operação Volta às Aulas”. Entre as orientações aos integrantes do movimento prossegue a de sensibilização da sociedade também no período de carnaval.

A ampliação do debate na sociedade acerca da importância da exigência do diploma para qualificar o exercício do Jornalismo é preocupação constante da Coordenação Nacional da Campanha. “Com a iminência da votação no STF é fundamental que continuemos promovendo atividades para divulgar nosso movimento e buscar mais apoios, agora especialmente nas escolas, pois estamos em período de volta às aulas”, destaca Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e integrante da Coordenação.

Valci relembra que uma das orientações é de que os apoiadores da campanha busquem contato com os diretores e coordenadores dos Cursos de Comunicação/Jornalismo, como também com as entidades representativas dos estudantes, para realizarem promoções conjuntas como palestras, debates e aulas inaugurais neste início de ano letivo. Para fortalecer o movimento estão sendo produzidas novas peças da campanha que começarão a ser distribuídas nas próximas semanas.

Conferência de Comunicação: convocação deve ocorrer no início de março

Representantes da Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação reuniram-se com o assessor do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no dia 10 de fevereiro. Apresentaram sua proposta de tema, calendário e de composição do Grupo de Trabalho que coordenará o processo da 1ª Conferência Nacional. As definições sobre o processo e o decreto presidencial de convocação, no entanto, só devem ocorrer após o Carnaval.

A proposta apresentada pela Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação, baseada na definição de que a Conferência ocorrerá de 1º a 3 de dezembro, prevê um calendário com prazos até 22 de junho para a etapa de debates municipais e regionais, de 30 de junho a 15 de setembro para as conferências estaduais, deliberações e eleição de delegados, e sistematização das propostas até outubro.

Além da sugestão do tema central "Comunicações: meios para a construção de direitos e de cidadania", a Comissão apresentou ao Minicom, também, a proposta de composição do Grupo de Trabalho para coordenar o processo com 30 membros. A ideia é ter 15 representantes de movimentos sociais, 10 do poder público e 5 de segmentos empresariais.

Projeto protege biodiversidade

O bioma caatinga tem uma surpreendente diversidade de vida animal, que está sendo desvendada e conservada por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. “O Projeto São Francisco está dando a oportunidade de revelar o que é realmente a caatinga. Nós temos aqui mais de 30 espécies de formigas, entre 280 e 300 de aves e outras 48 de répteis, só para dar alguns exemplos”, avalia o professor Luiz Cezar Machado Pereira, pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), cuja equipe trabalha para conservar espécies da Fauna e da Flora nativas, protegendo-as durante a construção do canal. No total, o Projeto inclui 36 Programas Básicos Ambientais foram criados para minimizar os impactos ambientais da construção dos canais do Eixo Norte, projetado para rasgar 426 quilômetros da caatinga, e do Eixo Leste, de 287 quilômetros.

O resgate de centenas de espécies com vida só é possível graças ao apuro do critério técnico. Com ele vêm as surpresas. A própria comunidade científica sempre achou que a caatinga era pobre, por exemplo, em anfíbios. Não é. Um exemplo é a presença da perereca verde, da espécie Phyllomedusa nordestina, não esperada na caatinga. Num só dia de trabalho, os técnicos encontraram 30 exemplares dela. Mais uma demonstração de que as informações da comunidade científica sobre a caatinga são “escassas”, na avaliação do professor Luiz Pereira. “A conservação da natureza acontece quando se protege e se leva desenvolvimento à comunidade. Isso é desenvolvimento sustentável”, defende Pereira.

A expectativa em torno da publicação de trabalhos sobre esse bioma, daqui para frente, é grande, principalmente no campo da zoologia. Em breve surgirão trabalhos científicos informando com riqueza de detalhes técnicos, por exemplo, que a caatinga é similar ao cerrado brasileiro em relação à diversidade das espécies de mamíferos que ocorrem em cada um desses biomas.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fraude contra erários municipais

Um novo tipo de fraude está sendo praticada por algumas prefeituras de municípios do Rio Grande do Norte. A informação foi passada de forma sigilosa, pois a fonte prefere ficar no anonimato para não sofrer nenhuma represália mais grave e até mesmo para proteger a própria família que poderia ser castigada.

Segundo o informante, algumas locadoras procuram o prefeito e oferecem a "locação" de carros, que na verdade são vendas disfarçadas. O administrador do município assina a "locação", mas recebe uma garantia de propriedade dos veículos no término do contrato e os objetos da "locação" terminam sendo transferidos para nomes indicados pelos prefeitos.

Essas fraudes, segundo o informante anônimo, estão sendo praticadas há algum tempo em cidades do Estado, provocando prejuízos aos erários municipais, tendo em vista que a prefeitura paga um valor correspondente à aquisição de veículos novos e mesmo assim não levam os veículos, que terminam em nome de laranjas, em benefício dos prefeitos fraudadores. O Ministério Público precisa ficar mais atento a esses contratos.

Dia 17 de fevereiro

- Dia dos Tribunais de Contas da União
- Fundação da UBE – União Brasileira de Escritores (1958)
- Morte de Tarsila do Amaral, em São Paulo (1973)

UERN realiza vestibular

A UERN realizou o seu vestibular nos dias 15 e 16 de fevereiro, tendo ocorrido todas as provas na mais perfeita tranquilidade, com uma média de quase 25% de ausências, nas salas. Os acontecimentos mais graves e que já são considerados comuns, foram as desclassificações de candidatos portando celulares ao se dirigirem aos banheiros dos locais das provas. 

Somente no CEFET-Uned Mossoró, onde estava prevista a realização de provas com 680 candidatos, três deles foram impedidos de comparecerem no segundo dia, por terem sido flagrados com o equipamento no banheiro. O procedimento está previsto no edital publicado pela Comperve, que em concursos passados já detectou o uso de celulares em fraudes.