sábado, 13 de dezembro de 2008

Uma luta intestina

Atualmente a UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, vem presenciando uma luta interna que determinará o seu perfil no meio universitário, não apenas do Estado, mas de todo o território nacional, tendo em vista que o CONSUNI da instituição resolveu dar um passo adiante e determinar o sistema de voto paritário, no qual todos os segmentos tem o mesmo peso, para a realização da Assembléia Estatuinte que definirá um novo estatuto para a universidade.

Essa decisão do Conselho Superior da UERN não agradou àqueles professores acostumados a se manterem no poder, angariando cargos e com isso, ganhando sempre mais que os outros. Esse grupo está fazendo um movimento com a circulação de um manifesto através do correio virtual, no qual afirma que a decisão não foi nada democrática. 

Eu fico perguntando aos "meus botões" o que realmente esse grupo considera democrático, pois o sistema que eles defendem, garante a supremacia dos professores através de um valor percentual de 70 por cento, ficando apenas 15 por cento para técnicos administrativos e 15 por cento para o corpo discente. Um pensamento não muito diferente do que pensava Hitler ao considerar a "raça" ariana superior às demais.

Com esse percentual de 70 por cento, as campanhas para escolha do Reitor da UERN sempre se concentraram nas mãos dos professores, tendo em vista que era completamente desnecessária qualquer participação dos outros segmentos. Os professores se bastavam para decidir os rumos da instituição e aos outros dois segmentos restavam apenas aceitar os resultaldos.

No Brasil, 23 universidades federais já adotam o sistema paritário e algumas já realizaram os processos de escolha dos seus dirigentes que, inclusive, já foram nomeados pelo Presidente da República, sem nenhuma contestação. Afirmar que a LDB obriga as universidades a decidirem os seus destinos através do sistema proporcional, seria desconhecer que a Constituição Federal, em vigor desde 1988, determina autonomia administrativa, didática e pedagógica para as Instituições de Ensino Superior.

Um novo blog na internet

Inicio hoje um novo blog na internet, com uma característica única, divulgar os fatos com um olhar diferente: o olhar coletivo. Essa não é uma nova forma de olhar o mundo, mas será um ponto de vista externalizado e aqui, corriqueiramente usado, sem nenhuma preocupação com os interesses particulares de políticos, empresários e até amigos. 

Não seremos nós a defender interesses outros que não sejam do coletivo. Não seremos nós a defender interesses de "amigos" em detrimento dos interesses da comunidade em geral, pois não poderá dizer que é meu amigo, aquele que tentar exigir de mim, qualquer posicionamento diferente do que penso em defender os interesses do coletivo.

Estarão sempre aqui retratados de forma impecável, aqueles que forcem ações prejudiciais a população da cidade de Mossoró e dos diversos municípios circunvizinhos. O nosso alcance terá uma área de abrangência tão grande quanto a vista e os nossos deslocamentos puderem alcançar. As nossas fontes serão aquelas que inspirem confiança e demonstrem o mesmo comportamento de interesse dos assuntos da coletividade.

Poderemos atualizar as notícias diariamente ou quando assim exigirem os temas aqui expostos, a qualquer hora do dia, sem medir esforços, para bem informar aqueles que nessas águas virtuais resolverem navegar. Fica aqui o claro compromisso com a verdade dos fatos, mesmo que muitos não acreditem na objetividade do jornalismo. A minha verdade estará sempre sendo exposta para você, leitor e navegante amigo.