sábado, 17 de janeiro de 2009

Dia 18 de janeiro

 - Dia internacional do Riso (rir é fundamental para a saúde. Mantém o astral sempre em cima e preserva as defesas do organismo, 
evitando doenças.

Hoje, 17 de janeiro

- Dia dos Tribunais de Contas da União
- Fundação da UBE – União Brasileira de Escritores (1958)
-
Morte de Tarsila do Amaral, em São Paulo (1973)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Uma nova moeda para o Brasil

 No dia 16 de janeiro de 1989 foi Instituído o Cruzado Novo – NCz$ (1989).

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CEDEC aprova na UFERSA


O Centro Educacional Elita Carlos – CEDEC, aprovou no concurso de seleção para ingresso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, mais de 60 por cento dos candidatos inscritos que concluíram o ensino médio naquele estabelecimento. Esta é a primeira turma que conclui no CEDEC, tendo em vista que o ensino médio foi criado recentemente, tendo a primeira turma terminado no final de 2008.

 

Entre os aprovados na UFERSA encontram-se: Alyane Nataska Fontes Viana, Alan Fernando Alves do Rego e Felipe Bruno Paiva de Farias. A primeira aluna já havia se destacado no concurso literário “Prêmio Cosern de Literatura de Cordel”, aonde foi classificada em 4º lugar e teve a sua poesia publicada.

 

Alyane escreveu:          “Eu decifro os mistérios

                                          Descobrindo o distante

                                          E como o rei Davi

                                          Derroto até um gigante

                                          Desfaço também o mundo

                                          E reconstruo num instante.”

 

Os versos de Alyane pareciam dizer que ela derrotaria o monstro do vestibular com muita facilidade, monstro temido por muitos concluintes do ensino médio e que chega a ser motivo de muitas noites sem sono para muitos adolescentes. A professora Helenita de Castro, diretora do CEDEC declara que está ampliando as instalações físicas da escola e dará ainda maior qualidade ao ensino médio, com a contratação de novos professores e melhores instalações.

Cartel dos postos

Os mossoroenses continuam sendo vítimas de um cartel muito atuante na cidade. O preço da gasolina é exatamente igual em todos os postos: R$ 2,69, o que caracteriza-se como um cartel e mesmo com todas essas características bem visíveis nas bombas, o Ministério Público, pelo que sei, ainda não iniciou um processo contra esse crime econômico.

A matança continua

Os judeus, que no passado já assumiram a posição de vítimas e hoje estão na posição de agressores, continuam a jogar bombas nas cidades localizadas na faixa de Gaza, matando crianças e idosos palestinos, ultrapassando o número de um mil civis mortos e agora estão sendo acusados de utilizarem a bomba de fósforo - bomba incendiária (fósforo branco ou vermelho) que foi muito utilizada durante a Segunda Guerra Mundial e atualmente são proibidas pelo Tratado de Genebra de 1980.

É uma guerra insana e que tem como maiores vítimas os civis palestinos. A diplomacia internacional tem de encontrar um meio de cessar essa insanidade, baixando a guarda dos judeus e do Hamas. A faixa de Gaza é uma das áreas mais densamente ocupadas por civis e isso não é levado em consideração pelos governantes de Israel, que continuam a lançar bombas.

Hoje é dia 15 de janeiro

- Dia da Imprensa Filatélica

- Dia dos Adultos

- Dia Mundial do Compositor

- Presidente José Sarney lança o Plano Verão (1989) 

- Tancredo Neves é eleito presidente do Brasil (1985)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Milton Marques segue sozinho

O atual reitor da UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor Milton Marques, por enquanto segue como o único candidato a sua própria sucessão, mas alguns nomes estão no tabuleiro da política universitária e apesar de estarem divulgando que ele será candidato único, pelo menos um desses nomes que são citados nos corredores da Instituição, deverá anunciar a disposição de entrar na disputa.

Essa candidatura poderá surgir de um dos campi avançados da UERN e, pelo visto, pode dar trabalho. Mas o espaço onde a disputa será mais acirrada, mesmo, será o de vice-reitor, pois muitos dos que apoiam o nome do prof. Milton Marques já declararam não apoiar o nome do atual vice, prof. Aécio Cândido. Por enquanto, todos esperam o anúncio do nome do companheiro do reitor Milton Marques e, depois disso, outros candidatos a vice poderão surgir.

O processo de sucessão do dirigente maior da universidade determinará uma pausa no processo estatuinte que, conforme já foi aprovado no CONSUNI - Conselho Universitário, terá seus trabalhos encerrados apenas depois da posse do reitor eleito no próximo pleito, que não é uma eleição de fato, mas apenas uma consulta, tendo em vista que cabe a governadora Vilma de Faria, a escolha entre os nomes enviados para ela na lista tríplice, pelo Conselho Universitário.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Novo partido

Um novo partido deverá estar surgindo em Mossoró, com a união de algumas pessoas já envolvidas na política mossoroense. Os nomes ainda não posso revelar, pois não fui autorizado a isso, mas posso garantir que vem para ocupar um espaço próprio e até com chances de conquistar vagas na Câmara Municipal no próximo pleito.

O grupo começou as negociações em final de 2008 e pretende avançar nos entendimentos ainda agora em 2009, para começar a participar da campanha de 2010, ou com candidatos a Deputado Estadual ou apoiando alguns nomes. A sigla já está praticamente escolhida e será novidade no Estado e na cidade de Mossoró que, portanto, sediará o diretório estadual. Além de dinâmica, política também é mistério!