sábado, 31 de janeiro de 2009

NOITE DO HUMOR CEARENSE

A Cultura Vip Produções realizará no próximo dia 07/02, às 20hs, a "Noite do Humor Cearense". O evento acontecerá nas dependências do Teatro Dix-Huit Rosado e contará com 02 espetáculos de conhecidos humoristas da noite cearense. São eles: "As Complicadas" com Flavia Fontenelle e Rayanna Rayovack e "A Caricata do Ceará" com Táblata Fitterman.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

APOIO AOS DEPENDENTES QUÍMICOS

Os usuários de drogas contam agora com um instrumento oficial de reinserção social. Trata-se do NOADE - Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal, lançado oficialmente nesta quinta-feira (29.01.2009) pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em solenidade realizada no Fórum Miguel Seabra.

O presidente o TJRN, Desembargador Rafael Godeiro disse na ocasião que a função do Judiciário vai além do simples julgar e condenar. Segundo ele, aquele Poder deve promover ações que permitam a recuperação do usuário: “Temos a missão de fazer um trabalho preventivo” – afirmou. Destacou que sempre buscou realizar um trabalho educativo nas Comarcas, quando era juiz de direito, o que trouxe diversos benefícios para a população.

O NOADE já atendeu cerca de 2 mil pessoas, dentre usuários de drogas e seus familiares. A equipe do núcleo faz orientação psicológica e social, além de encaminhar os usuários para fazer tratamentos de desintoxicação nos CAPS e nas casas de saúde. Os familiares também são encaminhados para grupos de assistência e orientação nas diversas instituições parceiras.

Além de acompanhar o tratamento, o NOADE emite relatórios para os Juizados Criminais contendo informações dos beneficiários do programa, sobre sua freqüência nas unidades de saúde e sua recuperação.

Lucineide Nascimento, Coordenadora do Núcleo, disse que o período médio de tratamento é de 5 meses, mas em alguns casos é necessário um período maior, como foi o caso de Francisco Brito Júnior que prestou um depoimento na solenidade, falando sobre a importância do trabalho do núcleo para o sua recuperação.

“Fui usuário de maconha, mas depois do tratamento no NOADE recuperei minha dignidade, estou trabalhando e ganhei confiança da família e amigos; até o meu aspecto físico mudou, tinha o rosto inchado e agora estou melhor” - declarou emocionado.

O núcleo é vinculado administrativamente à 9ª Vara Criminal e funciona no 1º andar do Fórum Miguel Seabra Fagundes.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PMM esquece Conselho da Cultura

Desde o ano passado que a classe de artistas escolheu seus representantes para o Conselho Municipal de Cultura e até o momento a prefeita de Mossoró, enfermeira Fátima Rosado, ainda não baixou as portarias para nomeação dos membros do colegiado.

Outro pleito do Fórum dos Artistas de Mossoró, que foi a indicação de um artista para ocupar a vaga de presidente da Fundação Municipal de Cultura, aparentemente, foi atendida, com a nomeação de Klézia Barreto, que já assumiu o cargo mas ainda não fez nenhuma declaração pública sobre os seus projetos no exercício do cargo.

"Espera-se a prefeita lembre-se da nomeação dos membros do Conselho Municipal de Cultura, pelo menos, depois que ela conseguir baixar todas as portarias para completar as nomeações da sua equipe de auxiliares". Disse a atriz Lenilda Santos em nota divulgada em rede na Internet.

Celular Vivo em Mossoró

Para quem sonha em adquirir um celular com chip da operadora Vivo, em Mossoró, deverá esperar entre os meses de março e abril, quando aquela empresa de telefonia móvel deverá estar acionando as torres já instaladas na cidade. Mas quem tem essa intenção, não deve esperar promoções "mirabolantes", que justifiquem grandes mudanças.

Quando a operadora chegou em Recife e Fortaleza implantou a promoção "fale de graça com qualquer vivo" até o final do ano, que acabou no último mês de dezembro e com o "Bônus Vivo", que oferece R$ 1 mil de ligações de Vivo para Vivo, para quem faz recargas a partir de R$ 6,00 e ainda "100 minutos de ligações interurbanas" para qualquer Vivo do país, exceto os de Minas Gerais.

Pessoas ligadas à operadora, que não se identificaram por não se considerarem porta-voz da empresa em Mossoró, desmentiram a possibilidade da Vivo entrar na cidade com uma promoção de 41 anos de ligações gratuitas de Vivo para Vivo nos finais de semana, garantindo que essa promoção não foi usada como estratégia de marketing em nenhuma cidade onde a Vivo está sendo implantada recentemente.

Autêntico carnaval

Já se tornou uma tradição o encontro de velhos e novos amigos ao som da Banda da Ribeira. O primeiro ensaio, agora com o maestro Antônio de Pádua, foi sucesso de público e crítica. 

A Banda da Ribeira existe há onze anos e não tem fins lucrativos. Tem o patrocínio da Lei Djalma Maranhão e Empresa Cidade do Natal. A participação é grátis e aberta a todos os interessados.
 
A banda sai todos os anos na penúltima sexta feira antes do carnaval. Este ano sai no dia 13 de fevereiro. A concentração é às 18 horas no Beco da Lama. São milhares de pessoas partindo do centro da cidade até o Largo da Rua Chile onde terminam com um baile de carnaval até a madrugada. São 34 músicos com o objetivo de valorização do compositor local e a tradição do autêntico carnaval.

Dia 28 de janeiro

- Dia da Abertura dos Portos às Nações Amigas (1808)
- Dia do Comércio Exterior

Estatuinte: novo calendário

A Comissão Executiva do Processo Estatuinte - CEPE, realizará a sua XXIII Reunião Ordinária no próximo dia 02 de fevereiro (segunda-feira), às 9h, na Sala Profª Raimunda Almeida na Faculdade de Educação/Campus Central da UERN (Sala de Reunião da Estatuinte). Consta da Pauta: 1. Leitura da Ata da XXII Reunião da CEPE - dia 15/12/2008; 2. Elaboração do novo calendário do Processo Esatatuinte; e 3. Informes.
 
O Presidente da Comissão, professor Lúcio Ney de Sousa, apresentará na reunião a seguinte proposta de novas datas:
 
30/03/2009 até 10/07/2009 - Elaboração e entrega de propostas;
 
24/07/2009 - Instalação da Assembléia Estatuinte;
 
26/07/2009 - Encerramento da Assembléia Estatuinte;
 
14/08/2009 - Entrega do novo Estatuto ao Conselho Universitário - CONSUNI.

Como a Estatuinte teve o seu adiamento determinado pelo CONSUNI - Conselho Universitário, devido ao processo de sucessão da UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, os membros da CEPE poderão aprovar o calendário, com possibilidade de algumas pequenas modificações, tendo em vista a preocupação sobre a sua efetiva realização dentro do novo prazo estabelecido. 

Plano de Habitação social

A Prefeitura Municipal de Mossoró - PMM, apresentará neste dia 29 de janeiro, na Biblioteca Municipal Ney Pontes, o seu Plano de Habitação Social, o evento começará às 08h30 e deverá se estender até as 12h30 e servirá para oferecer subsídios para todos que trabalham na área social do município, como os conselhos e a Gerência de Desenvolvimento Social. A apresentação ficará a cargo da SEDETEMA. 

Na ocasião os técnicos daquela secretaria deverão apresentar os projetos das casas, quantidade de habitações planejadas para o ano de 2009 e ainda as suas localizações, como também o público alvo que será beneficiado com o projeto. Esperamos que a PMM comece a erradicar as moradias que se encontram em áreas de risco de enchentes nas margens do Rio Mossoró, substituindo as antigas moradias pelo replantio da mata ciliar.


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Escolha de reitor tem regras

Encerrou-se às 15:45 horas a reunião do Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, que teve início às 9 horas da manhã e definiu as regras para a escolha do reitor e vice daquela instituição, além dos diretores de unidades. O texto apresentado como minuta não apresentava nenhuma novidade para o colegiado e mesmo assim, pouca coisa foi modificada, tendo em vista que a maioria dos conselheiros são conservadores e legalistas.

O peso para os votos continua sendo de 70% para docente, 15% para discentes e 15% para técnicos administrativos e apesar de ter sido apresentada proposta limitando o voto apenas para o pessoal efetivo, os únicos que perderam o direito de participar da escolha do novo reitor e vice, foram os alunos do Conservatório D'Alva Stella Nogueira, por ser considerado um progroama de extensão.

Outra novidade será a abertura de espaço para os candidatos nos veículos de comunicação da universidade, tais como o jornal impresso e a rádio FM universitária. As eleições acontecerão no próximo dia 24 de março e a lista dos eleitores aptos a participarem na escolha dos novos dirigentes deverá ser divulgada no próximo dia 18 de fevereiro. O período para a campanha será de 20 de fevereiro a 23 de março do ano em curso.

Ensaio da Banda da Ribeira - Natal

Toda quarta, às 7 horas da noite na rua Chile acontecem os ensaios da Banda da Ribeira. 
Já se tornou uma tradição o encontro de velhos e novos amigos ao som da banda. O primeiro ensaio, agora com o maestro Pádua, foi sucesso de público e crítica.


Aberto ao público, qualquer pessoa pode participar.


Data: 28/01/09

hora: 19:00

onde: RUA CHILE

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

CONSUNI determina regras de eleições

Acontece hoje, dia 27 de janeiro,  às 09 horas, na sala dos Conselhos Superiores, a reunião do CONSUNI - Conselho Universitário, que determinará as regras para a escolha dos dirigentes da UERN, como o reitor e vice e diretores e vice de unidades universitárias e campi avançados. Uma minuta de resolução foi distribuída entre os conselheiros.

As eleições para os cargos de reitor e vice, segundo a minuta, deverá acontecer no próximo dia 24 de março, com peso de 70% para docentes, 15% para discentes e 15% para técnicos administrativos. Algumas lideranças da UERN não estão gostando da data para as eleições para reitor e já falam em apresentar uma proposta de uma outra data que dê mais tempo para os eleitores tomarem conhecimento das propostas dos candidatos.


Dia 27 de janeiro

- Dia da Elevação do Brasil a Vice-Reinado (1763)
- Transferência da Capital do país de Salvador para o Rio de Janeiro (1763)
- Dia do Orador
- Vôo inaugural da primeira empresa aérea brasileira, a Condor (1927)
- Em 1945 a empresa passa a se chamar Viação Aérea Rio-Grandense, Varig