sábado, 16 de maio de 2009

Retorna o Democratizando a Comunicação

Fonte de informações para muitos e certeza de objetividade e ética, o jornal via e-mail - Democratizando a Comunicação - do companheiro Hermes Oliveira é aguardada com muita ansiedade pelos seus leitores habituais. Ela foi suspensa para que o autor pudesse ser submetido a uma cirurgia de vesícula biliar, pelo médico Alexandre Nonato, que a realizou através da técnica de vídeo laparoscopia. A cirurgia foi um sucesso e nos próximos dias Hermes volta ao "batente" e a sua coluna estará de volta nas nossas caixas de e-mails. 

Hermes é um profissional de mil instrumentos e está fazendo falta, não apenas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde trabalha, mas no SINAI (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Indireta), onde exerce uma das posições de liderança daquela entidade sindical em Mossoró e ainda é o autor do Jornal via e-mail, Democratizando a Comunicação, que apesar de não lhe trazer nenhum retorno financeiro, lhe proporciona muitas horas do prazer de compartilhar muitas informações com seus muitos amigos. 

Anac quer ampliar atendimento a passageiros em atrasos

  A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) colocou em audiência pública, desde o último mês de abril, a Portaria nº 676/CG-5, que trata das condições gerais de transporte e que regula o atendimento aos passageiros de voos em casos de atraso, cancelamento e preterição. Até às 18h do dia 15 de maio, qualquer cidadão poderá enviar suas contribuições de melhorias para o documento. Além disso, a Anac realizou audiência pública presencial sobre o assunto, no dia 7 de maio, em Brasília, cidade-sede da agência.

   As principais mudanças propostas pela Anac se referem ao prazo que a companhia tem para dar assistência aos passageiros em caso de atraso, à obrigação de antecipar informações aos passageiros nos casos de atraso, cancelamento ou preterição e também à obrigação de prestar assistência ao passageiro mesmo que ele já esteja a bordo da aeronave.

   A atual regulamentação prevê tolerância de até quatro horas, considerando o horário programado da partida, para que a empresa providencie reacomodação do passageiro em outro voo da mesma companhia, o endosso em voo semelhante de outra empresa ou, ainda, a opção de reembolso integral da passagem, além de assistência da companhia aérea.

   Nova proposta – De acordo com a nova proposta de regulamentação da Anac, quando a companhia já estimar que o atraso será superior a quatro horas, o passageiro deve imediatamente receber as opções de reacomodação, endosso ou reembolso integral. Além disso, a agência propõe que o passageiro já receba assistência a partir de 60 minutos do horário previsto para a partida, mesmo que já esteja embarcado na aeronave. 

   O órgão também pretende que a portaria especifique o tipo de assistência devida aos passageiros, tanto nos casos de atrasos quanto cancelamento, interrupção do voo ou preterição. Essa assistência consiste em facilidades de comunicação (telefone ou acesso à Internet), alimentação, acomodação em local adequado e transporte de e para o aeroporto.

   A preterição de passageiros pode ocorrer por duas razões: por necessidade de mudança de aeronave (para manutenção não programada, por exemplo), quando o número de assentos disponíveis em outro voo não comportar todos os passageiros, ou nos casos de venda de assentos além da capacidade da aeronave (overbooking). 
   
   Preterição – A proposta da Anac é que a portaria garanta, de imediato, o direito do passageiro de optar pelo endosso para outra companhia, a reacomodação em outro voo da mesma empresa, ou ainda o reembolso integral. O objetivo do governo é garantir parâmetros mínimos de assistência, mantendo a possibilidade de negociação com as empresas aéreas de compensações ou créditos. Em todos os casos, também se mantêm garantidos ao passageiro seus direitos como consumidor, que podem ser reclamados às empresas, órgãos de defesa do consumidor e até mesmo na Justiça. 

FAB transporta alimentos para vítimas de enchentes

   Em atendimento a pedidos de órgão de Defesa Civil de Estados do Norte e Nordeste atingidos pelas chuvas e inundações das últimas semanas, a Força Aérea Brasileira (FAB), o Exército e a Marinha estão intensificando as ações na região. A FAB, que vem atuando por meio das bases de apoio de São Luís (MA), Rio Branco (AC) e Teresina (PI), já transportou, até o momento, 315 toneladas de alimentos, remédios, colchões e roupas. No total, três aeronaves C-130 e um helicóptero H-60 já voaram 193 horas em ações de apoio. 

   As aeronaves da FAB também transportaram pessoas que necessitaram de atendimento médico e equipes de resgate. Só para a base de apoio de São Luis, a FAB transportou uma equipe de 35 bombeiros de São Paulo. 

   Além das Três Forças, outras organizações preparam-se para somar apoio às populações afetadas pelas enchentes. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, aprovou nesta quarta-feira (13) pedido da Cruz Vermelha do Brasil, que solicita transporte das Forças Armadas para levar às cidades do Norte e Nordeste medicamentos, roupa e alimentos. A solicitação da Cruz Vermelha chegou ao Ministério da Defesa na última sexta-feira. 
   
   Marinha - A Marinha vem prestando assistência às vítimas das enchentes em diversas comunidades ribeirinhas do Pará, na localidade de Esperantina, Piauí, e nas cidades de Trizidela do Vale, Alto Alegre e Pedreiras, Maranhão. 

    Nesse esforço, a Marinha utiliza equipamentos como lanchas de apoio e de ação rápida, flex boast, agências flutuantes e viaturas terrestres. No Maranhão e no Piauí há dois navios (Auxiliar Pará e Patrulha Parati) realizando missões de apoio às populações. 

   Outro meio de transporte utilizado pela Marinha é o helicóptero UH-12 para o transporte de medicamentos e alimentos, ações de busca e salvamento e para o reconhecimento visual de áreas alagadas. Até mesmo residências destinadas a militares da Marinha estão sendo utilizadas, em algumas cidades, para o abrigo da população atingida pelas cheias. Quartéis são também usados para o depósito e suporte de operações logísticas. 

  O resgate de pessoas em situações de perigo, especialmente às margens de rios, encontram-se entre as ações mais comuns realizadas pela Marinha. 

  Exército - O apoio do Exército em Altamira, Pará, envolve a mobilização de 19 militares do 51º Batalhão de Infantaria da Selva. Já nas cidades de São Luis, São José do Ribamar, Pedreiras, Trizidela do Vale, Peritoró, Alto Alegre e Bacabal, no Maranhão, os trabalhos de apoio tiveram início em 24 de abril com foco no resgate de famílias atingidas pelas enchentes. Nessa tarefa, o Exército mobilizou 527 militares. 

   O Exército também vem atuando em Assu, Ipanguaçu e Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, por meio de 16 militares, em tarefas de distribuição de cestas básicas aos desabrigados. 

   Em Imperatriz, Maranhão, há 17 militares realizando resgates. Em Marabá, Pará, também há 51 militares realizando a mesma tarefa. Já nas cidades amazonenses de Tapuá, Santo Antonio do Iça, Itacoatiara, Nova Olinda do Norte e Autazes, o trabalho de 15 militares do Exército é distribuir mantimentos às populações desabrigadas. 

   Os militares da área de engenharia do Exército estão instalando uma ponte metálica (modular Compact 200) no km 411 da BR316, sobre o Rio Tapulo, em Peritoró, no Maranhão. Nessa tarefa, há 157 militares envolvidos. A ponte, desmontável, foi trazida da cidade de Cachoeirinha (RS), em quatro carretas. No total, o Exército mobilizou 802 militares para as atividades de socorro em 18 localidades.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

UNINOVE oferece bolsas para Mestrado e Doutorado

A UNINOVE (Universidade Nove de Julho) oferece 50 bolsas de estudos Stricto Sensu para as turmas de Mestrado e Doutorado em Administração e do novo Mestrado Profissional em Gestão de Projetos. Todos os programas são reconhecidos pela Capes e tem o início de aulas em 2010. Com o processo seletivo anual apoiado pelo Teste ANPAD (Associação Nacional de Programas de Pós Graduação) em Administração é necessário que os interessados inscrevam-se até o dia 19 de maio para a realização do exame que tem validade nacional de dois anos.
O Teste ANPAD envolve conhecimentos em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês) e raciocínios lógico, quantitativo e analítico. Além da pontuação mínima de 270 pontos, para ingressar nos programas Stricto Sensu da UNINOVE é necessário apresentar um Programa de Estudos Acadêmicos sob orientação de um professor doutor e ser selecionado pelo colegiado de professores da Instituição.
As inscrições para o Teste ANPAD serão realizadas apenas no site www.anpad.org.br/teste . Já para o processo seletivo da UNINOVE, as inscrições estarão abertas de 24 de agosto a 6 de novembro, no www.uninove.br.
Com base na iniciativa de ofertas bolsas de estudo Stricto Sensu, além de dar acesso a um grupo maior e mais qualificado de estudantes, a UNINOVE também pretende aprimorar o sistema de ensino da Pós-graduação Stricto Sensu e aumentar a produção científica e técnica de seus cursos recomendados pela CAPES. Atualmente, a universidade é responsável pela produção de 4% dos trabalhos científicos produzidos no Brasil e registrou em 2008 um crescimento de 29% com relação às atividades do ano anterior.
Mais informações, acesse www.uninove.br.
Teste Anpad
Período: Até o dia 19/05/2009, às 16h
Taxa: R$ 250,00
Data da prova: 07/06/2009, às 8h
Fonte: Assessoria de imprensa de UNINOVE.

CAERN entra com pedido de licença para emissário

A Cia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) tornou público, no dia 9 de maio, requerimento de licença ao IDEMA para Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ponta Negra, compreendendo a Estação Elevatória Final e o Trecho do Emissário Terrestre Comum e Indispensável ao Sistema, que já foi alvo de ação do Ministério Público que exigiu a inclusão de uma estação de tratamento da água para não poluir as praias de Natal.


quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Coleta Seletiva continua?

Não entendendo o porquê da ausência da coleta seletiva na Rua José Damião, início do Abolição I, somente ontem consegui a explicação. Passando pela Rua Jerônimo Rosado, onde fica localizada a gerência responsável pela limpeza urbana, foi que percebi a razão: o caminhão da coleta seletiva estava, desviado de suas funções, realizando o transporte de alguns equipamentos.

Essa é uma preocupação que não deveria existir para o contribuinte, tendo em vista que o serviço de coleta seletiva é uma necessidade para aumentar o tempo de vida útil do aterro sanitário, uma vez que a coleta não sendo realizada, todo o material reciclável será levado ao aterro e este terá seu tempo de vida reduzido.

Será necessário sensibilizar o gestor desse serviço na Prefeitura de Mossoró para que o caminhão da coleta seletiva não seja desviado das suas funções em prejuízo do aterro sanitário? Esta não deveria ser uma preocupação dos contribuintes, que aguardam apenas que os gestores da coisa pública cumpram com as suas funções, não apenas com responsabilidade, mas com muita competência.

Governo garante isenção para quem poupa até R$ 50 mil

Com o objetivo de manter a caderneta de poupança como o melhor investimento para os brasileiros e impedir que ela seja desvirtuada por grandes investidores e transformada em instrumento de especulação, o governo vai tributar, a partir de 2010, o rendimento dos depósitos de poupança superiores a R$ 50 mil. Se necessário, haverá também redução da tributação das demais aplicações ainda em 2009.

As medidas anunciadas nesta quarta-feira (13) pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e Paulo Bernardo, do Planejamento, mantêm as regras atuais para todos os depositantes em 2009 e para 99% dos poupadores a partir de 2010. De acordo com os ministros, as novas regras também vão viabilizar a continuidade da queda da taxa de juros no País.

Taxa Selic - Para manter a competitividade da poupança mesmo para as aplicações superiores a R$ 50 mil, está sendo proposto um sistema de redução da base de cálculo em função da taxa Selic da seguinte forma: não haverá tributação da poupança para uma taxa Selic igual ou superior a 10,5%; a tributação só será integral para uma taxa Selic inferior a 7,25% ao ano.

A tributação dos rendimentos da poupança será feita na declaração anual de ajuste (a primeira em 2011), o que significa que para pessoas que não têm outras fontes de renda tributável o limite de isenção é ainda mais elevado. Para uma taxa Selic de 8,5%, uma pessoa que não tenha outra fonte de renda só será tributada se o saldo da poupança for superior a R$ 986 mil.

Para a mesma taxa Selic, uma pessoa que tenha renda mensal de R$ 1.000,00 só será tributada se o saldo da poupança for superior a R$ 486 mil. Para as pessoas com outras fontes de renda, se a soma dos rendimentos da poupança com os demais rendimentos for superior ao limite de isenção, a tributação se dará na declaração pela alíquota correspondente.

Show de humor com Raimundinha

No mês de maio a cidade de Mossoró estará mais alegre e descontraída. Tudo isso em função da chegada da renomada humorista Raimundinha, interpretada pelo seu idealizador Paulo Diógenes. O evento, promovido pela CULTURA VIP Produções, realizar-se-á no dia 30/05/09, às 20h30min, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, localizado no centro cidade de Mossoró/RN.

O evento consiste em levar entretenimento e diversão ao público mossoroense por meio dessa artista que possui o humor em sua própria essência, a Raimundinha. Utilizando a comédia, uma das principais características dos cearenses, aproveita-se a oportunidade para promover e divulgar o lançamento da recém-inaugurada produtora mossoroense e realizadora do evento, a CULTURA VIP Produções.

PAULO DIÓGENES

Paulo Diógenes começou sua carreira há 20 anos no teatro fazendo comédia, mas foi nos bares de Fortaleza onde encontrou o cenário perfeito para dar início a trajetória de muito sucesso com sua Raimundinha. Viajou por todo o Brasil e participou de vários programas nacionais como: Domingão do Faustão, Planeta Xuxa, Fábio Jr., Programa Livre, Os Trapalhões, Fantástico, Vídeo Show, Amaury Jr., Tom Cavalcante, entre outros. No Ceará, pela TV Diário para todo o Brasil, o programa "Beco do Riso" tinha a sua cara e agora o atual "As Furonas" ao lado de Ciro Santos. Grandes espetáculos de humor foram sucesso de público, dentre eles: "Caviar com Rapadura, A Frescura da Maça, Repimboca da Parafuzeta, Três Donzelas uma comédia, Donzelas em busca da Fama, Pra que Servem os Homens, Raimundinha 20 anos - meu nome é humor".

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Entidades pedem retratação de deputado

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) manifestaram, em nota oficial conjunta, a exigência de uma retratação imediata do deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS). Na semana passada, o parlamentar classificou o trabalho dos jornalistas como de "pouca vergonha" e insinuou que muitos profissionais fazem “falsas afirmações” em suas reportagens. As duas entidades exigem também que, se for o caso, o parlamentar gaúcho que aponte quais são os profissionais que falseiam a verdade no exercício da profissão.

O artigo 11º do Código de Ética do Jornalista aponta que o profissional não pode divulgar informações obtidas de maneira inadequada que visam interesse pessoal ou vantagem econômica. Isto é, reproduzir reportagens com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração. O sindicato e a ARI afirmam ser contra o uso desta prática e esclarecem que, no caso do deputado, ele fez questão de fazer todas as ofensas sem qualquer resguardo público e decoro parlamentar.

A nota oficial ainda aponta que “por ser uma profissão de caráter social, os jornalistas brasileiros têm obrigação de mostrar a toda população o trabalho de seus representantes, mesmo que estes tenham atitudes como a do parlamentar, que faz questão de dizer que ‘se lixa para a opinião pública’”. As entidades defendem que o deputado terá que ser responsabilizado pelos seus atos, sendo prioritária a sua saída da relatoria do processo de cassação do deputado Edmar Moreira e consequentemente do Conselho de Ética da Câmara. (fonte: Jorge Correia)

CMAS descentraliza reuniões

A partir de hoje, dia 13/05/09, às 14h, na sede da APAE, na Abolição II, o Conselho Municipal de Assistência Social terá a sua primeira reunião descentralizada de 2009. "Esse momento é de extrema importância para expandir nossos conhecimentos acerca das ações desenvolvidas pelas entidades em nosso município, como também para apresentar o CMAS para a comunidade", disse a assistente social Kelly Regina, atual presidente do órgão que delibera sobre a política de assistência social na cidade de Mossoró.

O CMAS é um conselho paritário que conta com 14 membros, sendo sete oriundos do poder público governamental e sete representantes da sociedade civil. As reuniões descentralizadas é uma prática antiga do deste órgão de controle social e tem por objetivo divulgar o trabalho do próprio conselho e ao mesmo tempo levar os conselheiros para dentro das entidades inscritas regularmente como entiodades de assistência social.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Escolas técnicas empregam mais de 70% de seus alunos

   Do total de alunos de nível médio que estudaram em escolas técnicas federais entre 2003 e 2007, 72% estão empregados e 65% trabalham em sua área de formação. Os dados foram revelados por uma pesquisa inédita feita pelo Ministério da Educação (MEC). Foram ouvidos 2.657 ex-alunos de 130 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

   A alta absorção dos técnicos é acompanhada por outras boas avaliações como, por exemplo, a remuneração dos que estão empregados. Entre os que trabalham, 59% acreditam que seu salário está na média do mercado e 11% dizem receber mais que a média. Dos estudantes ouvidos na pesquisa, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% cursaram o ensino fundamental em instituições públicas. 

   A pesquisa também trouxe dados sobre a interação das escolas técnicas federais com o arranjo produtivo local das regiões. A orientação do MEC é para que as escolas levem em consideração o mercado local para definir a oferta de cursos técnicos. Entre os que estão empregados, 74% trabalham a até 50 quilômetros de distância dos municípios onde fizeram seus cursos.

   Formação - A continuidade dos estudos e a adequação da formação profissional recebida também foram tema da pesquisa. O percentual dos que qualificaram a formação recebida como boa e ótima foi de 90%. 

   “Os resultados da pesquisa comprovam o grau de excelência da rede federal de educação profissional e tecnológica”, disse Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do MEC. “Essa mesma rede, que se destaca nos exames oficiais de avaliação (Enem e Enade), agora demonstra a empregabilidade e inserção dos seus alunos em suas respectivas regiões de formação e a valorização profissional.”

   A pesquisa – Realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Setec/MEC, a Pesquisa Nacional de Egressos dos Cursos Técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (2003-2007) buscou analisar a formação técnica de nível médio ofertada pelas instituições da Rede Federal em relação a três aspectos: empregabilidade dos egressos, continuidade dos estudos após a conclusão do curso técnico e avaliação da formação técnica recebida.

   O levantamento foi realizado em 153 instituições. Destas, 85% responderam. Com base nos dados fornecidos pelas instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica, foi possível elaborar um banco de dados com 72.657 registros. Deste total, foi extraído o grupo pesquisado, de maneira a garantir a representatividade de todas as regiões do País. 

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Produção científica cresce 56% no Brasil

O Brasil alcançou na 13ª posição na classificação mundial em produção científica em 2008 e ultrapassou a Rússia (15ª) e a Holanda (14ª). De 19.436 artigos em 2007, essa produção subiu para 30.451 publicações no ano passado, crescimento de 56%. Os dados são do National Science Indicators, base de dados estatísticos sobre pesquisa e ciência que reúne dados atualizados de mais de 180 países.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o resultado alcançado pelo Brasil se deve, entre outros fatores, ao aumento no orçamento das universidades federais; à ampliação do número de mestres e doutores no Brasil e ao crescimento no número de bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“O indicador mostra o esforço nacional e o vigor das universidades federais”, disse o ministro. Haddad afirmou, que, se a produção científica brasileira mantiver o ritmo de crescimento, o País poderá estar, dentro de pouco tempo, entre os dez maiores produtores de conhecimento científico do mundo.

Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Inglaterra são os cinco primeiros colocados no ranking, seguidos da França, Canadá, Itália, Espanha, Índia, Austrália e Coréia do Sul. Com o aumento registrado na produção científica em 2008, o Brasil passa a contribuir com 2,12% dos artigos de todos países monitorados pela base de dados.

Portal - Outro fator que contribui para o a boa colocação do Brasil no ranking é o acesso livre ao conhecimento gerado mundialmente, oferecido pelo Portal de Periódicos: www.periodicos.capes.gov.br.
Quando foi criado, em 2000, o portal contava com 1,8 mil títulos. Em 2009, são 13 mil periódicos, 126 bases de dados referenciais e seis bases dedicadas exclusivamente a patentes.

Nesse período, o número de consultas ao portal passou de 1.735.606 acessos às bases de texto completo e 1.287.545 às bases referenciais para 21.111.922 textos completos baixados e 39.591.556 pesquisas aos abstracts (resumos) oferecidos pelas bases referenciais, o que totaliza 60.703.478 acessos ao conteúdo assinado.

Cresceu também o número de instituições que fazem pesquisas no portal - de 72, em 2001, para 268 em 2009. A intenção da instituição é incentivar ainda mais a internacionalização da pesquisa brasileira por meio de acordos com editoras para permitir o livre acesso no mundo a artigos científicos publicados por autores brasileiros.