quinta-feira, 5 de março de 2009

Eleições relâmpago na UERN

A escolha para reitor e vice na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, para o próximo mandato, vai caracterizar-se como uma das mais rápidas até o presente, tendo em vista o curto espaço de tempo que os três segmentos da instituição terão para conhecer as propostas dos quatro candidatos, dois a reitor e dois a vice-reitor.

A campanha poderia ter começado no último dia 20 de fevereiro, logo após o registro das candidaturas. Contudo, nenhum dos candidatos tinham o número e por isso, nenhum material de campanha estava pronto para levar aos eleitores, as propostas dos candidatos. Por isso, a campanha de todos os candidatos foi deflagrada apenas no início de março para ser encerrada no dia 24 de março, quando acontecerão as eleições.

O processo de escolha dos novos dirigentes da UERN teve que ser mais curto por causa da Estatuinte, que é o processo que permitirá a elaboração de um novo estatuto, tendo em vista que o atual já completou 20 anos desde a sua aprovação em uma Assembléia Universitária. Diante da possibilidade das eleições atropelarem a Estatuinte, o Conselho Universitário - CONSUNI, decidiu que a elaboração do novo estatuto deveria ser suspensa para permitir a realização das eleições. A estatuinte retornará logo após as eleições e deverá ser concluída antes da posse do reitor em 28 de setembro de 2009.