quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PSL terá novo presidente no Rio Grande do Norte

O empresário Ney Dias, irmão do felecido Deputado Federal Nélio Dias deverá assumir a presidência do Partido Social Liberal - PSL, nos próximos dias. O empresário pretende lutar no próximo pleito pela vaga deixada pelo irmão para o primeiro suplente da sua coligação, Betinho Rosado, filiado do Democrátas. 

A entrada de Ney Dias no PSL, deve imprimir mudanças radicais no modo de administrar o partido, tendo em vista que o empresário deverá priorizar na sua gestão, os ganhos políticos que o partido deve auferir daqui para frente, valorizando, inclusive, aqueles que conseguiram imprimir no partido uma imagem de nova opção política, como a eleição de vereadores em Mossoró,  que se baseou em um projeto político diferente desde o seu nascimento, em 2004.

Segundo fontes ligadas ao empresário, as lideranças do partido em todas as cidades do Estado, onde  existem diretórios do PSL, deverão ser chamados para uma conversa, a fim de apresentarem propostas políticas para o próximo pleito e falar sobre o apoio a candidatura do partido para a Câmara Federal.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Projetos para pequenos municípios vão modernizar cineclubes e bibliotecas

Cem bibliotecas públicas e 150 Cines Mais Cultura localizados em municípios com até 20 mil habitantes vão poder passar por um processo de modernização. Dois editais para a seleção dos projetos foram lançados na semana passada, pelo   ministério da Cultura. Também na última semana, mais 106 municípios formalizaram a adesão ao Programa Mais Cultura, que integra a agenda social do governo federal.

O programa tem como principal objetivo promover e apoiar a difusão de obras audiovisuais por meio da exibição não comercial de filmes. Esse é o segundo edital nacional lançado em 2009 para seleção de Cines Mais Cultura. O primeiro teve 602 propostas inscritas, de todos os estados brasileiros, e cem projetos selecionados e divulgados em maio deste ano. A região Nordeste teve o maior número de premiados, com 46% do total, seguida pelo Sudeste com 36%, Sul com 11%, Norte com 5% e Centro-Oeste com 2%.

Cada proposta contemplada receberá um kit com telão, câmera digital, aparelho de DVD, projetor, mesa de som de quatro canais, caixas de som, amplificador, microfones sem fio e centenas de filmes brasileiros (curtas, médias e longas metragens, além de documentários e animações). Além disso, recebem filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, que reúne 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.

Bibliotecas - O programa de modernização das bibliotecas contempla cidades pequenas. os kits contém  com kits contendo mil livros, mobiliário, almofadas, pufes, tapetes e telecentro digital com 11 computadores conectados à internet em alta velocidade (banda larga). A meta do Programa Mais Cultura é zerar o número de municípios sem esse equipamento em todo o Brasil. Em 2008, o Mais Cultura investiu R$ 24,3 milhões para a modernização de bibliotecas públicas em 444 municípios brasileiros.

Inscrições - Os interessados em participar da seleção têm até o dia 24 de outubro para se inscrever e enviar propostas.  Outras informações podem ser obtidas no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br).


Acordo com a França garante tecnologia para modernizar as Forças Armadas

Brasil e França assinaram, nesta segunda-feira (7), um acordo militar no valor de cerca de R$ 24 bilhões, a serem pagos em 20 anos, para modernizar as Forças Armadas brasileiras. Os recursos serão investidos na compra de 50 helicópteros de transporte militar e cinco submarinos, um deles de propulsão nuclear, para operações de longa duração. Além disso, está em negociação a compra de aviões de combate. A França manifestou interesse de comprar cerca de dez aviões de transporte militar KC-390, que serão fabricados no Brasil pela Embraer. É o maior acordo do gênero já assinado pelo governo brasileiro desde a Segunda Guerra Mundial e tem significado histórico porque envolve transferência de tecnologia.

Essa opção de negociação resulta na geração de empregos para o Brasil e de oportunidades para que o País possa exportar equipamentos militares, juntamente com a França, para a África e a América Latina. De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil aposta em um projeto de defesa voltado para a construção da paz no continente, da confiança, da integração e da construção do desenvolvimento da região.

O acordo - Segundo o Ministério da Defesa, a França vai contribuir para o projeto do avião KC-390, um cargueiro a jato que a Embraer está desenvolvendo, sob encomenda da Força Aérea Brasileira (FAB), para substituir os aviões a hélice Hércules, fabricados pelos Estados Unidos. A França poderá adquirir dez unidades do novo avião. O Brasil também abriu negociações com a companhia francesa GIE, para adquirir 36 aviões de combate Rafale, como parte do projeto FX-2, para equipar a FAB.

O Comunicado Conjunto, informando os avanços nas negociações relativas ao Rafale e ao KC-390, foi divulgado na segunda-feira pelo presidente Lula e pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy. O programa prevê a construção do submarino a propulsão nuclear (com construção intermediária de quatro convencionais) e a construção de 50 helicópteros de transporte franceses EC-725. No ano que vem, começa a construção de um estaleiro e de uma base naval em Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, onde os submarinos serão montados, com tecnologia francesa.

“É a consolidação de uma parceria estratégia de dois povos que têm muita coisa em comum”, disse o presidente Lula. Ele destaca que a parceria não é apenas comercial. “Nós queremos pensar juntos, criar juntos, construir juntos e, se possível, vender juntos”, afirmou, acrescentando que até o fim desta semana poderão ser divulgados mais detalhes das negociações.

Ainda de acordo com o presidente Lula, a iniciativa protege o Brasil contra uma possível ameaça às riquezas do pré-sal. “Fazer investimentos na área da defesa é a gente cuidar do nosso território e da nossa soberania com muito mais cuidado. Afinal de contas, deve sempre passar pela nossa cabeça a idéia de que o petróleo já foi motivo de muitas guerras, de muitos conflitos, e nós não queremos nem guerra e nem conflito”, destacou. Os 50 helicópteros de transporte militar serão produzidos pela Helibras, que tem entre os acionistas a francesa Eurocopter.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

MEC corta 2,5 mil vagas em instituições de ensino com baixo desempenho

Cerca de 2,5 mil vagas em 83 cursos de graduação serão cortadas e 357 cursos deixarão de ser abertos em instituições de educação superior com desempenho abaixo do considerado satisfatório pelo Ministério da Educação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 3, pela secretária de educação superior, Maria Paula Dallari Bucci, em Brasília. As medidas passam a valer a partir desta sexta-feira, 4, com a publicação de seis medidas cautelares no Diário Oficial da União.

“A lógica do nosso trabalho é estabelecer consequências às avaliações e valorizar a qualidade da educação”, disse a secretária. 

Cinco cursos terão de suspender qualquer forma de ingresso (como vestibular ou transferência de alunos) até melhorarem a qualidade do ensino. Três deles — educação física, do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (SP); farmácia, do Centro Universitário de Várzea Grande (MT); e fisioterapia, das Faculdades de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense (RJ) — tinham nota 2 no conceito preliminar de cursos (CPC), numa escala de 1 a 5, em que 3 é considerado satisfatório, e baixaram o desempenho após visita in loco de especialistas. Assim, ficaram com conceito de curso (CC) — nota definitiva do curso — igual a 1.

Também não podem mais receber estudantes os cursos de serviço social e de zootecnia das Faculdades Integradas Espírita (PR), já que apresentaram notas insatisfatórias medidas pelo CPC e confirmadas após visita in loco. No caso das Faculdades Espírita, a nota no índice geral de cursos (IGC) e no índice de cursos (IC) também influenciou a medida de suspensão de processos de ingresso de alunos — as faculdades ficaram com nota inferior a 3 nos dois indicadores, que medem o desempenho da instituição. Assim como o CC para os cursos, o IC é a nota definitiva, após visita, para as escolas.

Outros 78 cursos que tiveram nota 1 ou 2 no CPC e confirmada pelo CC, após visita in loco, terão de reduzir até 30% de vagas de ingresso. No total, entre suspensão de processos de ingresso e redução de vagas, serão cortadas 2,5 mil vagas em 83 cursos de graduação.

Além dos cortes de vagas, os processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos ficarão paralisados até que as instituições melhorem a qualidade do ensino. As medidas valerão para os cursos e instituições que tiveram o baixo desempenho confirmado por visitas in loco e que não podem mais recorrer da decisão. As notas referem-se às avaliações feitas em 2007 e divulgadas em 2008. Essas instituições têm prazo até junho de 2010 para implementar mudanças baseadas nas deficiências apontadas pelas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Caso não melhorem, podem ter cassados os pedidos de reconhecimento de cursos.

Autorização — As 333 instituições com notas baixas no IGC (1 e 2) terão os pedidos de autorização de cursos arquivados. “Elas têm, primeiro, de resolver a situação interna para abrir mais cursos”, explica a secretária. Outras 24 instituições, que têm percentual de cursos reconhecidos inferior a 50% em relação aos cursos autorizados, não podem abrir outros até melhorarem o desempenho.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Lola volta a Natal com o show “Cem Saudades”

Há quase 20 anos morando na Europa, o musico compositor Luiz Lima, o Lola, está de volta ao Brasil com seu grupo BZ4 para lançar seu novo cd “Cem Saudades”, um trabalho de música instrumental brasileira. Lola atualmente mora em Florença na Itália. O show acontece dia 20, no projeto Som da Mata, que retorna ao Parque das Dunas. Depois, ainda te, na terça-feira no TAM, dentro do projeto Seis e Meia (22) e ainda fará dois shows em Recife e Brasilia.


Ele nasceu em Natal no dia 16 de novembro de 1955. Começou a tocar violão aos 8 anos. Em 1982 lançou o seu primeiro disco, chamado Revolta dos Peixes. Estudou música na Universidade do Rio de Janeiro, antes de mudar-se para a Itália em 1990, onde diplomou-se pelo Conservatório de Livorno. De lá para cá, gravou os discos Olho Mágico (1995), Brasil Brasileiro (1997), Realidade Real (2003), O tom Brasileiro(2007) e Cem Saudades (2008).


Concertos no Brasil - Domingo , dia 20 de setembro, no Parque das Dunas, dentro do projeto Som da Mata Terça-feira 22/set.- 20H Teatro Alberto Maranhao - dentro do projeto Seis e Meia, na quarta se apresenta às 17hs no Projeto Por do Sol no Potengi, Depois de Natal o BZ4 se apresentará em Recife (24/set) e Brasilia (25, 26, 27 e 29 set.)

Tradicional Esquadrilha da Fumaça voará este ano com os convidados franceses

 Por 32 minutos, os tucanos azuis da Esquadrilha da Fumaça vão sobrevoar a Esplanada dos Ministérios com 22 seqüências de manobras de equipe e 55 acrobacias solo. O grande momento do espetáculo é o Espelhão, uma passagem exclusiva da Esquadrilha da Fumaça. Nela, três aparelhos voam de cabeça para baixo sobre o outro trio em vôo nivelado normal. Outros movimentos interessantes são: os aviões desenharem um grande coração no céu e dispersão em leque.



Franceses - Neste ano, a “Patrouille de France”, a esquadrilha de exibição francesa similar à Esquadrilha da Fumaça, fará uma participação especial no 7 de Setembro. Em um dos aviões Alphajets franceses estará a piloto-adjunta Virginie Cuyot, única mulher na história a participar de um grupo militar de acrobacias aéreas. O esquadrão de demonstração francês sobrevoará a Esplanada, tingindo o céu com um rastro de fumaça azul, branco e vermelho - as cores da bandeira francesa. Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, a Patrouille de France também se apresentará no Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro, e em Natal (RN), no dia 26 de setembro.



A Fumaça - Com 13 pilotos, que se revezam em sete posições de vôo a cada demonstração, a Esquadrilha usa sete aeronaves. Só participam da esquadrilha de demonstração os formados na Academia da Força Aérea (AFA), com mais de 1.500 horas de vôo, sendo 800 delas como instrutores. Para que os aviões possam voar com o máximo desempenho e total segurança, uma equipe de técnicos altamente especializados trabalha incansavelmente. Tamanha é a confiança na qualidade de seus trabalhos que os pilotos os batizaram como Anjos da Guarda.



O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça, estreou em 1952. Na época, os aviões eram os NA T-6 Texan, de projeto norte-americano, construídos sob licença no Brasil durante a Segunda Grande Guerra. No final dos anos 60, por um breve período, operou com os jatos de fabricação francesa Super Fouga Magister. Desde 1982, a Fumaça voa com T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela Embraer. Com mais de 3260 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça, como também é chamada a esquadrilha, tem uma legião de fãs em todo o mundo.

Carros terão de reduzir a emissão de poluentes em dez anos

Veículos leves saídos de fábrica terão de se adequar à nova resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece os limites máximos de emissões de poluentes provenientes dos escapamentos, como o monóxido de carbono, os aldeídos, os hidrocarbonetos, os óxidos de nitrogênio e o enxofre. Os carros deixarão de emitir, em média, 33% a menos de poluentes.



A proposta foi aprovada pelo Conama nesta quarta-feira (2). A determinação faz parte da Fase L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Para os veículos movidos a diesel, o prazo de adaptação estabelecido pela resolução é até 1º de janeiro de 2013. Os carros movidos a gasolina terão o prazo máximo de até 1º de janeiro de 2014.



De acordo com o gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente, Rudolf Noronha, a determinação contida na resolução do Conama vai reduzir de maneira expressiva os poluentes emitidos pelos veículos. “Esta medida, somada à inspeção veicular, vai trazer uma melhoria significativa à qualidade do ar das cidades”, disse. Ele garantiu que o Brasil vai alcançar padrões equivalentes ao que há de mais moderno no mundo em termos de iniciativas para melhoria da qualidade do ar.



Proncove - O Conama também aprovou proposta que reestrutura a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Proconve. Rudolf Noronha afirmou estar convicto de que a Comissão, que vai funcionar com nova composição, terá força política para evitar o descumprimento das normas relacionadas ao Proconve.