sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pesquisa mostra impacto de imagens em maços de cigarro

O efeito emocional provocado pelas imagens e frases impressas em maços de cigarro faz com que 48% dos fumantes pensem em deixar o vício. Este é apenas um dos dados de uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em comemoração ao dia nacional sem tabaco, 31 de maio. O levantamento integra o International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC Project), pesquisa internacional sobre políticas de controle do tabaco que está sendo aplicada no País pela primeira vez.

A pesquisa foi iniciada em abril. Os dados, ainda preliminares, também revelam que, nos 30 dias anteriores à participação na pesquisa, as imagens e frases impressas impediram que 39,1% dos fumantes pegassem um cigarro quando estavam prestes a fumar. O estudo mostra que 61,6% dos fumantes e 83.2% dos não-fumantes disseram que as advertências os fizeram pensar, um pouco ou muito, sobre os riscos à saúde provocados pelo tabagismo.

De acordo com os primeiros números, o País vem alcançando bons resultados com as imagens de advertência nos maços, que provocam reações emocionais em quem as vê. A aversão às imagens não só faz com que o fumante evite olhar para o maço, como também o estimula a pensar sobre os riscos envolvidos e evitar o próprio cigarro. Dos fumantes entrevistados, 84,9% disseram ficar muito ou extremamente preocupados quando veem as advertências.

Participantes - A pesquisa está sendo realizada em três capitais – Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre –, com um universo de 1.800 pessoas, fumantes e não-fumantes. Elas serão acompanhadas por, no mínimo, três anos. A cada mudança na política de controle do tabaco no País, haverá novas entrevistas com o mesmo grupo, o que permitirá a comparação temporal dos dados. Esta primeira etapa, cujos dados preliminares estão sendo divulgados, termina ainda no primeiro semestre de 2009.

No Brasil, o levantamento é realizado pelo Inca, ligado ao Ministério da Saúde, e pela Universidade de Waterloo, do Canadá. O estudo é financiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e conta com o apoio da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) e do Laboratório de Neurobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Outros dados - Dos fumantes entrevistados, 91,8% disseram que, se pudessem voltar atrás, não teriam começado a fumar e 43.8% fizeram esforço para evitar olhar ou pensar sobre as advertências. Quanto à quantidade de informação sobre dos danos de fumar que apareceram nas embalagens dos cigarros brasileiros, 56.8% acham que os maços deveriam ter ainda mais informações de saúde do que possuem agora. Apenas 1,9% quer menos informação. Tanto fumantes como não fumantes estão bem informados quando questionados sobre a relação de determinada doença ou condição e hábito de fumar (ver tabela).

UERN REALIZA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


O Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido – CEMAD, promove de 03 a 05 de junho no auditório do Prodepe - Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, A Semana do Meio Ambiente, com a exibição de vídeos e debates.


A equipe do CEMAD fez uma seleção de vídeos sobre temas variados que abrangem todas as áreas de conhecimento, mas sempre com uma relação direta com o meio ambiente, para exibição nesse período nos turnos matutino (início às 08h30min) e noturno (início às 20h30min) e depois um amplo debate sobre o tema apresentado.


No dia 03 de junho serão apresentados os vídeos Litros de Luz e A história das coisas. O primeiro apresenta a invenção de uma lâmpada ecologicamente correta que não consume energia elétrica. O segundo faz um relato sobre o surgimento do consumismo como forma de impulsionar a economia mundial, mostrando os seus impactos sociais, econômicos e ambientais.


No dia 04 de junho será a vez da exibição do vídeo O mundo de Valentina, uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, que fala sobre os impactos provocados por um ser humano, antes mesmo dele nascer, fazendo uma relação direta sobre esse consumo e a degradação ambiental.


No último dia, 05 de junho, a Semana do Meio Ambiente apresenta o documentário O fazedor de montanhas, com intervenções do frei Leonardo Boff, sobre questões ambientais e sociais. A semana do meio ambiente sempre foi promovida pelo CEMAD com palestras sobre temas pontuais e agora a comissão organizadora resolveu inovar e promover a exibição de vídeos ao estilo cine clube, sempre acompanhada por um debates sobre o tema apresentado.


Data: 03,04 e 05 de junho

Local: Auditório do PRODEPE (ao lado do ginásio de esportes)

Horário: 08:30h e 20:30h


Títulos a serem apresentados:


LITROS DE LUZ – Apresenta a invenção de uma lâmpada natural que utiliza a luz do sol. É ecológica e totalmente econômica.


O MUNDO DE VALENTINA – Reportagem da Rede Globo que calcula o consumo de uma pessoa antes mesmo dela nascer, fazendo uma relação com a degradação do planeta.


A HISTÓRIA DAS COISAS – Relato de uma pesquisadora mostrando em que momento histórico o homem passou a usar o consumismo para impulsionar a roda da economia, momento que mudou completamente a relação do homem com o planeta.


O FAZEDOR DE MONTANHAS – Documentário com intervenções do Frei Leonardo Boff sobre a questão ambiental.


Maiores informações: (84) 3315-2197



quinta-feira, 28 de maio de 2009

A gente vê com os olhos que Deus nos deu e a terra há de comer, mas enxerga com a alma que o diabo pode prender.

O senador zapeava seu telecinevisor de 52”, imagem digital de última geração. Na mão direita, o controle remoto; na esquerda, fino scotch em finíssimo copo de cristal; na bunda, couro lustrado de bisão abafando os flatos. Cansado de procurar alguma coisa que valesse a pena assistir, o senador parou de clicar o controle e deixou rolar na tela um comercial da Petrobras, no qual um frentista da BR Distribuidora convida um freguês a conferir a tecnologia da empresa espiando através do duto de abastecimento do tanque de combustível de um carro. O cliente se inclina e olha pelo bocal. Surgem imagens de laboratórios, plataformas offshore, plantas petroquímicas, técnicos e trabalhadores em geral em atividade.

Delirando sob o efeito das doses de scotch e de alguns papelotes que cafungara, o senador saltou bruscamente do sofá e se pôs a ziguezaguear pela sala vociferando colérico:

– O apedeuta está enganando o povo! Isso é enganação! Propaganda enganosa! Marketing eleitoreiro!

O fleumático mordomo se aproxima e tenta acalmar o patrão:

– Tranquilize-se, Sirrr... Lembre-se do seu colesterol, tenha calma, excelência...

– Calma?! Como posso ficar tranquilo diante de tão ardiloso embuste?!

– Do que vossa excelência está falando?

– Não lhe interessa, seu pachorrento! Avise ao motorista que vou sair.

– Sim, meu amo, já estou indo... – diz o mordomo deixando a sala.

Minutos depois o senador entra na limusine blindada.

– Pra onde vamos, excelência? – pergunta o motorista.

– Toca para o posto BR mais próximo.

– Mas eu já abasteci o carro hoje, senhor...

– Não lhe perguntei nada, dei apenas uma ordem!

– Perdão, excelência...

Chegando a um posto de bandeira BR, o motorista estacionou ao lado de uma das bombas e, atendendo orientação do senador, mandou completar o tanque.

Durante o trajeto, o senador havia cheirado mais um papelote e bebericado seu scotch preferido. Sua mente atingiu um pico de devaneio somente experimentado no dia em que, discursando na tribuna do Senado, ameaçou dar uma surra no presidente da República.

Concluído o abastecimento, o frentista se preparava para colocar a tampa no bocal do tanque, o senador saiu do carro e ordenou:

– Segura aí, ô da bomba, quero dar uma espiadinha nesse fosso...

“?!”, “!?”, pensaram o motorista e o frentista.

Com o olho colado no bocal do tanque, o senador sentiu a limusine tremer... Alucinante espetáculo projetou-se em sua mente: gigantesco meteoro se choca contra a Terra provocando catastrófico terremoto de amplitude global e abrindo gigantesca cratera, pela qual manadas de dinossauros vão sendo tragadas! Ele vê terópodes, saurópodes, anquilossauros, estegossauros, ceratopsídeos, ornitópodes, paquicefalossauros, enfim, todas as jurássicas famílias que se pode encontrar na Wikipédia, despencando no rombo provocado pelo asteroide na crosta terrestre. Sob efeitos especiais e ao som de “Abertura 1812”, de Tchaikovsky, que serve de trilha sonora para o alucinogênico flashback do senador, em câmera lenta as monstruosas criaturas vão se contorcendo e derretendo, como numa surrealista pintura de Salvador Dali, até se transformarem em viscosa substância hidrocarbônica...

Súbito, o senador se ergue e urra qual jurássico animal feroz:

– Incrível! Fantástico! Extraordinário!

O frentista fala para o motorista:

– É isso aí, companheiro, o petróleo é nosso, meu!

Ao que o alucinado senador rebate:

– Nosso?! Muito mais que isso, seu protegido do apedeuta! – batendo no peito, berra a plenos pulmões: – O petróleo somos nós!

Fortaleça a imprensa independente do Brasil e a Livre Expressão ao disseminar este artigo para sua rede de relacionamento. Imprima ou envie por e-mail.

Sindicatos preparam greves

Greve de 48 horas no DETRAN e indicativo na EMATER,pela insistência do Governo em não abrir diálogo com os servidores, duas categorias do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN tem previsão de greve para o próximo mês. A base do DETRAN terá uma paralisação de 48 horas nos dias 08 e 09 de Junho.

Na EMATER tem também um indicativo de paralisação a partir do dia 16 de junho, a ser debatido em suas assembléias regionais nas seguintes datas e cidades: amanhã (29) às8h - Assembléia Regional da EMATER em São José do Mipibu, dia 01 de Junho - 9h - Assembléia Regional da EMATER em Mossoró, 01 de Junho e às 15h - Assembléia Regional da EMATER em Assú, dia 03 de Junho - 9h - Assembléia Regional da EMATER em São Paulo do Potengi e 05 de Junho - 8h - Assembléia Regional da EMATER em Caicó. (fonte: DC - Hermes Oliveira)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Comissão começa a organizar Conferência de Comunicação

O Ministério das Comunicações publicou na última terça feira, dia 26 a lista das diversas entidades escolhidas para compor a Comissão Organizadora da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Ao todo, foram designados 81 membros, entre titulares e suplentes, para o grupo que vai organizar a conferência em dezembro. O Minicom, que coordena a Comissão, já agendou a primeira reunião para a próxima segunda-feira (01/06), às 11 horas, no auditório do ministério, em Brasília. Os representantes da FENAJ são Celso Schröder como titular e Sérgio Murillo e José Carlos Torves como suplentes.

Jornalistas
Assim como a FENAJ esteve à frente da luta pela realização da Conferência Nacional, os Sindicatos de Jornalistas estão, neste momento, nas articulações para viabilizar as conferências locais ou estaduais. Para coordenar ações em todos os estados brasileiros e buscar uma unidade nas intervenções do movimento sindical dos jornalistas, tanto na Confecom quanto nas conferências regionais, a FENAJ vai promover um Seminário Nacional dos Jornalistas sobre a Confecom, nos dias 27 e 28 de junho, em São Paulo. O Seminário vai reunir representantes dos Sindicatos de Jornalistas e convidados da Federação. “A Confecom e as conferênciais regionais são espaço público de debate sobre temas essenciais da comunicação e, por isso, é necessário construir posições e propostas claras dos jornalistas brasileiros”, explica a Secretária-Geral da FENAJ, Maria José Braga.

Decisão da Justiça do Trabalho pode salvar Gazeta Mercantil

A Justiça do Trabalho de São Paulo determinou, na semana passada, a penhora de ações e cotas societária da empresa Intelig Telecomunicações, de propriedade do empresário Nelson Tanure, para o pagamento da dívida trabalhista de R$ 200 milhões da Gazeta Mercantil. Esta decisão pode evitar o fim da publicação do jornal, previsto para a próxima semana e antecipado em comunicado reproduzido na capa da própria Gazeta, na última segunda-feira (25/5).

Tanure, dono da Companhia Brasileira Multimídia (CBM), responsável pela Gazeta, anunciou que a editora JB S.A. não seria mais a responsável pela publicação a partir do dia 1º de junho e, por isso, decidiu devolver o título a Luiz Fernando Levy, que, por sua vez, comunicou informalmente aos funcionários que não tem a intenção de receber o jornal de volta, quebrando o contrato de arrendamento por 60 anos. No jogo de empurra, o diário está ameaçado de fechar, deixando sem trabalho dezenas de jornalistas, gráficos e trabalhadores administrativos.

O Presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e diretor da FENAJ, Guto Camargo, foi até o Rio de Janeiro, nesta terça-feira (27/5), para reunir-se com a direção CBM e tentar uma saída para a crise que ameaça os empregos de 51 jornalistas. Ele ouviu da diretoria da empresa que a decisão de fechamento da Gazeta está mantida. “O departamento jurídico do Sindicato já está tomando todas as medidas para garantir os direitos dos trabalhadores, mas iremos manter as negociações abertas até o final de uma solução que evite o fechamento do jornal e preserve os postos de trabalho”, informou o presidente do Sindicato. Guto tem nova reunião hoje (27/5) com a direção da Gazeta, em São Paulo. 

Os advogados Carlos Frederico Müller e Wladimir Durães, que representam os dois principais credores da Gazeta Mercantil - a empresa Problem Solver e a Associação dos Funcionários Prestadores de serviço do jornal - dizem que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não pode autorizar a venda da operadora de telefonia de propriedade do empresário Tanure. “Por ordem da Justiça, as ações da Intelig não podem ser negociadas porque garantem o crédito dos funcionários”, asseguram. A ordem de penhora é da 26ª. Vara do Trabalho de São Paulo. A juíza Maria aparecida Vieira já comunicou a decisão à Intelig, Junta Comercial do Rio de Janeiro, Comissão de valores Mobiliários e Anatel.

Programas de extensão universitária terão R$ 19 milhões

As universidades públicas federais e estaduais e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia que oferecem cursos superiores terão R$ 19,2 milhões para investir na criação e desenvolvimento de programas e projetos de extensão universitária em 2009 e 2010. Os recursos são dos ministérios da Educação, da Cultura e do Trabalho e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) tem o objetivo de melhorar a gestão das atividades acadêmicas de extensão e estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes. O limite de recursos para os programas é de R$ 100 mil e para os projetos, R$ 30 mil. A execução deve acontecer em até 15 meses e a data limite é 31 de dezembro de 2010.

Investimento - Dados da Secretaria de Educação Superior do MEC mostram que, de 2006 a 2008, o Proext aprovou e financiou, com verbas do orçamento do MEC, 380 projetos no valor de R$ 16 milhões. Com a participação dos ministérios da Cultura e do Trabalho e do Iphan, os recursos foram ampliados em 2009 e chegaram a R$ 19,2 milhões.

Os recursos estão divididos em quatro áreas: educação, desenvolvimento social e saúde, com R$ 12,2 milhões; gestão cultural, economia da cultura e desenvolvimento das linguagens artísticas, com R$ 3 milhões; preservação do patrimônio cultural brasileiro, com recursos de R$ 1 milhão; e trabalho, emprego, incubação de empreendimentos econômicos solidários, com R$ 3 milhões.

As inscrições podem ser feitas até 3 de julho. Na elaboração das propostas, as instituições de ensino superior devem seguir diretrizes como a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa e o impacto social da ação na comunidade e na formação dos estudantes.

Inscrições para estrangeiros - As instituições que participam do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação têm até 26 de junho para enviar as inscrições dos estudantes estrangeiros candidatos ao Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). O projeto oferece assistência financeira de um salário mínimo mensal, durante 12 meses, a alunos de países da África e da América Latina matriculados em universidades federais brasileiras. A presseleção dos estudantes é feita pela universidade, que encaminha a relação dos candidatos ao MEC. O Edital nº 2/2009, que traz as regras do processo, foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 25.

Programa brasileiro de cisternas ganha prêmio da ONU



















O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebeu reconhecimento internacional. A ação ganhou o Prêmio Sementes 2009, da Organização das Nações Unidas (ONU), concedido a projetos de países em desenvolvimento feitos em parceria entre organizações não-governamentais, comunidades e governos.

O Programa das cisternas garante o acesso à água a famílias de baixa renda da zona rural de cidades do Semiárido brasileiro, que enfrenta secas prolongadas de até oito meses por ano. Até abril de 2009, o MDS já havia investido em cerca de 226 mil cisternas, que beneficiaram mais de um milhão de famílias. O investimento total previsto para 2009 é de 107,5 milhões de reais.

Para a diretora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Neila Batista, o prêmio significa o reconhecimento de uma ação que melhora a qualidade de vida de famílias do sertão nordestino. “Nossa metodologia atende àqueles que têm maior necessidade. Estabelecemos diretrizes de execução e monitoramento, beneficiando famílias do Cadastro Único, quilombolas e indígenas”.

O coordenador da ASA e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Naidison Baptista, diz que o prêmio da ONU é um sinal de que o trabalho deve continuar. “É um incentivo muito grande a todos os envolvidos, que fazem o projeto acontecer. Não só para a ASA, as famílias, os pedreiros, mas também para o MDS, que apoia bravamente o programa, transformando-o em uma política pública”.

Cisternas - Dentro do programa apoiado pelo MDS, há as cisternas menores, que abastecem água para o consumo das famílias, e as maiores, usadas para armazenar água para a produção de alimentos. As cisternas menores, ou de primeira água, fornecem o líquido para beber e preparar os alimentos. Construídas com placas de concreto ao lado da casa, armazenam cerca de 16 mil litros de água, coletada por calhas no telhado. As famílias colaboram na construção das cisternas, recebem capacitação sobre manejo da água e cuidados com a cisterna e são selecionadas e mobilizadas por meio de comissão ou conselho municipal.

Já as cisternas maiores são chamadas de segunda água ou cisternas para produção porque armazenam uma quantidade maior, que pode passar dos 50 mil litros. A água é usada na agricultura familiar, na produção de alimentos para consumo das famílias beneficiadas. No projeto, há seis tipos de cisternas para a produção, algumas delas suficientes para até 12 famílias. A água pode ser captada da chuva ou de poços subterrâneos.
Outros Prêmios – Esta não é a primeira premiação recebida pelo Programa. A iniciativa já havia sido reconhecida, anteriormente, com o Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, na categoria Sociedade Civil, em 2008; o Prêmio ANA 2006, da Agência Nacional de Águas, na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos; e o Prêmio ODM 2005, organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

V de Vingança é a próxima atração do Cine Clube Mossoró


Por Jônatas Andrade 

            Em 2006, uma das mais cultuadas graphic novels (romances gráficos) já criadas foi adaptada para o cinema. V de Vingança, criada por Alan Moore (Watchmen, A Liga Extraordinária, Lost Girls), teve produção dos irmãos Wachowski (Trilogia Matrix).  A obra original, em quadrinhos, começou a ser publicada em revistas mensais no ano de 1981, depois uma pausa. Apenas em  1989 que finalmente a obra foi concluída pela DC Comics.

            O filme, a ser exibido no dia 30 de maio, esse sábado, às 19h00min, no Hotel Villa Oeste, conta a trajetória de um certo “anjo vingador”, um homem escondido por trás de uma máscara (alusão ao real Guy Fawkes) que tem como único recurso a sua determinação em trazer a liberdade de país totalitário através do caos implantado. V, nosso anti-heroi, é um “ser” determinado, e fará o que for necessário para trazer o poder para o povo, acabar com o regime do ditador Adam Sutler (as semelhanças com Adolf Hitler parecem que não estão apenas relacionadas ao nome).Para isso, V acaba recrutando uma jovem revolucionária a ser treinada por ele, Evey. Juntos eles utilizarão todos os meios possíveis para implantar a anarquia nessa Londres totalitarista.


O Cineclube Mossoró terá a honra de apresentar esse exemplo de blockbuster que faz pensar, com conteúdo.

 Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência...

 “Senhor Creedy, atrás dessa máscara há uma idéia, e as idéias são à prova de balas”.


Raimundinha no teatro municipal


No mês de maio a cidade de Mossoró estará mais alegre e descontraída. Tudo isso em função da chegada da humorista Raimundinha na cidade.

Com uma carreira de mais de 20 anos, Raimundinha viajou por todo o Brasil, participou de diversos espetáculos com os mais conceituados artistas do mercado humorístico e dos mais diversos programas de TV, tais como: Domingão do Faustão, Planeta Xuxa, Fábio Jr., Programa Livre, Tudo é Possível com Eliana, TV Fama, Show do Tom, Hoje em Dia, O Melhor do Brasil, entre outros.

Raimundinha encanta a todos com seu carisma e sua capacidade de improviso. Tira do cotidiano a inspiração para seu show e faz o público bolar de rir com seu talento gigantesco. Eis o segredo de uma das maiores humoristas do Brasil, que, além de ser engraçada, emociona a todos com o seu famoso número "Sonhos de um Palhaço".

O evento, promovido pela CULTURA VIP Produções, realizar-se-á no dia 30/05/09, às 20h30min, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, localizado no centro cidade de Mossoró/RN.