Outros dados - Dos fumantes entrevistados, 91,8% disseram que, se pudessem voltar atrás, não teriam começado a fumar e 43.8% fizeram esforço para evitar olhar ou pensar sobre as advertências. Quanto à quantidade de informação sobre dos danos de fumar que apareceram nas embalagens dos cigarros brasileiros, 56.8% acham que os maços deveriam ter ainda mais informações de saúde do que possuem agora. Apenas 1,9% quer menos informação. Tanto fumantes como não fumantes estão bem informados quando questionados sobre a relação de determinada doença ou condição e hábito de fumar (ver tabela).
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Pesquisa mostra impacto de imagens em maços de cigarro
Outros dados - Dos fumantes entrevistados, 91,8% disseram que, se pudessem voltar atrás, não teriam começado a fumar e 43.8% fizeram esforço para evitar olhar ou pensar sobre as advertências. Quanto à quantidade de informação sobre dos danos de fumar que apareceram nas embalagens dos cigarros brasileiros, 56.8% acham que os maços deveriam ter ainda mais informações de saúde do que possuem agora. Apenas 1,9% quer menos informação. Tanto fumantes como não fumantes estão bem informados quando questionados sobre a relação de determinada doença ou condição e hábito de fumar (ver tabela).
UERN REALIZA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido – CEMAD, promove de
A equipe do CEMAD fez uma seleção de vídeos sobre temas variados que abrangem todas as áreas de conhecimento, mas sempre com uma relação direta com o meio ambiente, para exibição nesse período nos turnos matutino (início às 08h30min) e noturno (início às 20h30min) e depois um amplo debate sobre o tema apresentado.
No dia 03 de junho serão apresentados os vídeos Litros de Luz e A história das coisas. O primeiro apresenta a invenção de uma lâmpada ecologicamente correta que não consume energia elétrica. O segundo faz um relato sobre o surgimento do consumismo como forma de impulsionar a economia mundial, mostrando os seus impactos sociais, econômicos e ambientais.
No dia 04 de junho será a vez da exibição do vídeo O mundo de Valentina, uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, que fala sobre os impactos provocados por um ser humano, antes mesmo dele nascer, fazendo uma relação direta sobre esse consumo e a degradação ambiental.
No último dia, 05 de junho, a Semana do Meio Ambiente apresenta o documentário O fazedor de montanhas, com intervenções do frei Leonardo Boff, sobre questões ambientais e sociais. A semana do meio ambiente sempre foi promovida pelo CEMAD com palestras sobre temas pontuais e agora a comissão organizadora resolveu inovar e promover a exibição de vídeos ao estilo cine clube, sempre acompanhada por um debates sobre o tema apresentado.
Data: 03,04 e 05 de junho
Local: Auditório do PRODEPE (ao lado do ginásio de esportes)
Horário: 08:30h e 20:30h
Títulos a serem apresentados:
LITROS DE LUZ – Apresenta a invenção de uma lâmpada natural que utiliza a luz do sol. É ecológica e totalmente econômica.
O MUNDO DE VALENTINA – Reportagem da Rede Globo que calcula o consumo de uma pessoa antes mesmo dela nascer, fazendo uma relação com a degradação do planeta.
A HISTÓRIA DAS COISAS – Relato de uma pesquisadora mostrando em que momento histórico o homem passou a usar o consumismo para impulsionar a roda da economia, momento que mudou completamente a relação do homem com o planeta.
O FAZEDOR DE MONTANHAS – Documentário com intervenções do Frei Leonardo Boff sobre a questão ambiental.
Maiores informações: (84) 3315-2197
quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sindicatos preparam greves
Greve de 48 horas no DETRAN e indicativo na EMATER,pela insistência do Governo em não abrir diálogo com os servidores, duas categorias do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN tem previsão de greve para o próximo mês. A base do DETRAN terá uma paralisação de 48 horas nos dias 08 e 09 de Junho.
Na EMATER tem também um indicativo de paralisação a partir do dia 16 de junho, a ser debatido em suas assembléias regionais nas seguintes datas e cidades: amanhã (29) às8h - Assembléia Regional da EMATER em São José do Mipibu, dia 01 de Junho - 9h - Assembléia Regional da EMATER em Mossoró, 01 de Junho e às 15h - Assembléia Regional da EMATER em Assú, dia 03 de Junho - 9h - Assembléia Regional da EMATER em São Paulo do Potengi e 05 de Junho - 8h - Assembléia Regional da EMATER em Caicó. (fonte: DC - Hermes Oliveira)
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Comissão começa a organizar Conferência de Comunicação
O Ministério das Comunicações publicou na última terça feira, dia 26 a lista das diversas entidades escolhidas para compor a Comissão Organizadora da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Ao todo, foram designados 81 membros, entre titulares e suplentes, para o grupo que vai organizar a conferência em dezembro. O Minicom, que coordena a Comissão, já agendou a primeira reunião para a próxima segunda-feira (01/06), às 11 horas, no auditório do ministério, em Brasília. Os representantes da FENAJ são Celso Schröder como titular e Sérgio Murillo e José Carlos Torves como suplentes. Jornalistas Assim como a FENAJ esteve à frente da luta pela realização da Conferência Nacional, os Sindicatos de Jornalistas estão, neste momento, nas articulações para viabilizar as conferências locais ou estaduais. Para coordenar ações em todos os estados brasileiros e buscar uma unidade nas intervenções do movimento sindical dos jornalistas, tanto na Confecom quanto nas conferências regionais, a FENAJ vai promover um Seminário Nacional dos Jornalistas sobre a Confecom, nos dias 27 e 28 de junho, em São Paulo. O Seminário vai reunir representantes dos Sindicatos de Jornalistas e convidados da Federação. “A Confecom e as conferênciais regionais são espaço público de debate sobre temas essenciais da comunicação e, por isso, é necessário construir posições e propostas claras dos jornalistas brasileiros”, explica a Secretária-Geral da FENAJ, Maria José Braga. |
Decisão da Justiça do Trabalho pode salvar Gazeta Mercantil
A Justiça do Trabalho de São Paulo determinou, na semana passada, a penhora de ações e cotas societária da empresa Intelig Telecomunicações, de propriedade do empresário Nelson Tanure, para o pagamento da dívida trabalhista de R$ 200 milhões da Gazeta Mercantil. Esta decisão pode evitar o fim da publicação do jornal, previsto para a próxima semana e antecipado em comunicado reproduzido na capa da própria Gazeta, na última segunda-feira (25/5). Tanure, dono da Companhia Brasileira Multimídia (CBM), responsável pela Gazeta, anunciou que a editora JB S.A. não seria mais a responsável pela publicação a partir do dia 1º de junho e, por isso, decidiu devolver o título a Luiz Fernando Levy, que, por sua vez, comunicou informalmente aos funcionários que não tem a intenção de receber o jornal de volta, quebrando o contrato de arrendamento por 60 anos. No jogo de empurra, o diário está ameaçado de fechar, deixando sem trabalho dezenas de jornalistas, gráficos e trabalhadores administrativos. O Presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e diretor da FENAJ, Guto Camargo, foi até o Rio de Janeiro, nesta terça-feira (27/5), para reunir-se com a direção CBM e tentar uma saída para a crise que ameaça os empregos de 51 jornalistas. Ele ouviu da diretoria da empresa que a decisão de fechamento da Gazeta está mantida. “O departamento jurídico do Sindicato já está tomando todas as medidas para garantir os direitos dos trabalhadores, mas iremos manter as negociações abertas até o final de uma solução que evite o fechamento do jornal e preserve os postos de trabalho”, informou o presidente do Sindicato. Guto tem nova reunião hoje (27/5) com a direção da Gazeta, em São Paulo. Os advogados Carlos Frederico Müller e Wladimir Durães, que representam os dois principais credores da Gazeta Mercantil - a empresa Problem Solver e a Associação dos Funcionários Prestadores de serviço do jornal - dizem que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não pode autorizar a venda da operadora de telefonia de propriedade do empresário Tanure. “Por ordem da Justiça, as ações da Intelig não podem ser negociadas porque garantem o crédito dos funcionários”, asseguram. A ordem de penhora é da 26ª. Vara do Trabalho de São Paulo. A juíza Maria aparecida Vieira já comunicou a decisão à Intelig, Junta Comercial do Rio de Janeiro, Comissão de valores Mobiliários e Anatel. |
Programas de extensão universitária terão R$ 19 milhões
Programa brasileiro de cisternas ganha prêmio da ONU

segunda-feira, 25 de maio de 2009
V de Vingança é a próxima atração do Cine Clube Mossoró

Por Jônatas Andrade
Em 2006, uma das mais cultuadas graphic novels (romances gráficos) já criadas foi adaptada para o cinema. V de Vingança, criada por Alan Moore (Watchmen, A Liga Extraordinária, Lost Girls), teve produção dos irmãos Wachowski (Trilogia Matrix). A obra original, em quadrinhos, começou a ser publicada em revistas mensais no ano de 1981, depois uma pausa. Apenas em 1989 que finalmente a obra foi concluída pela DC Comics.
O filme, a ser exibido no dia 30 de maio, esse sábado, às 19h00min, no Hotel Villa Oeste, conta a trajetória de um certo “anjo vingador”, um homem escondido por trás de uma máscara (alusão ao real Guy Fawkes) que tem como único recurso a sua determinação em trazer a liberdade de país totalitário através do caos implantado. V, nosso anti-heroi, é um “ser” determinado, e fará o que for necessário para trazer o poder para o povo, acabar com o regime do ditador Adam Sutler (as semelhanças com Adolf Hitler parecem que não estão apenas relacionadas ao nome).Para isso, V acaba recrutando uma jovem revolucionária a ser treinada por ele, Evey. Juntos eles utilizarão todos os meios possíveis para implantar a anarquia nessa Londres totalitarista.
Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência...
“Senhor Creedy, atrás dessa máscara há uma idéia, e as idéias são à prova de balas”.
Raimundinha no teatro municipal
