terça-feira, 31 de março de 2009

UERN consolida lista tríplice

Em reunião ocorrida na manhã de 31 de março, o Conselho Universitário - CONSUNI, formalizou e consolidou a lista tríplice, acrescentando o nome do professor Francisco Péricles de Amorim, atual diretor da FAD - Faculdade de Direito e o professor João Batista Xavier, coordenador do Campus Avançado de Caicó, como candidatos a reitor e vice-reitor, respectivamente, para possibilitar a entrega do documento à Chanceler da Instituição, governadora Vilma de Faria.

O acréscimo dos dois nomes era uma necessidade tendo em vista que o Decreto Lei Estadual nº 12.999 determina a formação de uma lista tríplice para ser apreciada pelo Poder Público estadual, que tem a prerrogativa de escolher e nomear o reitor e vice, entre os nomes apresentados. Até hoje os nomeados foram os primeiros colocados nos cargos disputados. Péricles de Amorim e João Batista tiveram os seus nomes apresentados na reunião como uma forma de homenagem pelos serviços prestados à UERN, ao longo de quase trinta anos e foram aclamados por quase todos os membros do CONSUNI.

A comissão Eleitoral recebeu palavras elogiosas de muitos membros do Conselho pelo belo trabalho desenvolvido, permitindo a realização de um pleito limpo e muito organizado, tendo sido ressaltado o fato de não ter ocorrido nenhum recurso ou mesmo qualquer reclamação dos eleitores e candidatos, especialmente pela lisura com a qual os trabalhos foram conduzidos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Cine Club apresenta: ESTÔMAGO

ESTIVAL DO RIO 2007 – Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri.

FESTIVAL DE ROTTERDAM – Lions Award

FESTIVAL DE BERLIM – Seleção Oficial

FESTIVAL DE PUNTA DEL LESTE – Melhor Filme e Melhor Ator

Os prêmios acima são apenas alguns dos vários que o filme ESTÔMAGO anda ganhando em festivais nacionais e internacionais. O filme é relativamente novo ainda, lançado em 2007 o filme era o melhor dos longas quando Última Parada 174 acabou sendo escolhido para ser o representante do Brasil na disputa do Oscar de Filme Estrangeiro em 2009. Por questões financeiras, o longa acabou não sendo indicado já que não tinha o marketing que Última Parada tinha. Mas Estômago é anos-luz melhor. Na vida há os que devoram e os que são devorados.

Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão - o que ele fez para acabar ali? - que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte - e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor. Assim, o percurso de Nonato pela sociedade refaz o percurso da comida em nosso corpo.

Deixo aos leitores as implicações desta metáfora. O Cineclube Mossoró tem a honra de ser o primeiro cineclube do Brasil a apresentar ESTÔMAGO. A sessão ocorrerá no próximo sábado, dia 04/04. Às 19:00, no Hotel Villa Oeste. Como sempre, ao fim da sessão, ocorrerá o debate sobre o filme e outros assuntos que sempre vão surgindo. A sessão anterior, realizada no último sábado, dia 28/03, foi um completo sucesso. Nossa sala lotou e o cineclube precisou requisitar mais cadeiras para o público presente. Durante o debate diversas opiniões afloraram para enriquecer ainda mais a primeira sessão do ano de 2009 do Cineclube Mossoró.

Gênero: Drama.

Ano de Lançamento: 2007.

Duração: 112 minutos.