quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programa Bicicleta Brasil recebe propostas até 30 de outubro


A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob) recebe até dia 30 de outubro propostas para elaboração do plano de ação do Programa Bicicleta Brasil. Os formulários para participação estão disponibilizados no site www.cidades.gov.br/bicicletabrasil


O Programa “Bicicleta Brasil: avanços e desafios” tem como objetivo realizar atividades, de forma participativa, para inserção e ampliação do uso de bicicletas como meio de transporte urbano.


O plano de ação tem quatro etapas, sendo que as primeiras foram marcadas pela elaboração e apresentação do texto base, que foi apresentado no “Dia Sem Carro 2009” e marcou os cinco anos de existência do programa. A idéia central foi mostrar referências básicas com finalidade de motivar sociedade e representantes dos governos a encaminharem propostas a serem trabalhadas no âmbito deste projeto.


A etapa atual tem como objetivo receber as propostas do público e realizar oficinas de trabalho para discussão e consolidação das mesmas. O objeto final será a primeira versão do plano de ação.

Mais informações:
Claudio Silva, 2108-1413 ou bicicleta.brasil@cidades.gov.br

Portadores de hepatite B crônica terão novos tratamentos pelo SUS

Os portadores da hepatite B contarão com novas opções para tratamento - três medicamentos antivirais, que, associados a outros dois já adotados no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliam as alternativas de tratamento para o controle da ação do VHB (o vírus causador da doença) no organismo. 

As drogas fazem parte do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções, lançadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (27). A pasta está finalizando as negociações com os laboratórios e os medicamentos devem estar disponíveis nas unidades de saúde até o fim do primeiro trimestre de 2010. 

Entre os novos medicamentos está o antirretroviral tenofovir. Usado para tratar a Aids no País desde julho de 2003, ele apresenta, de acordo com estudos internacionais, boa resposta para supressão do VHB em pessoas que nunca entraram em tratamento com medicamentos antivirais. 

Negociação - Em recente negociação, finalizada em outubro, o Ministério da Saúde reduziu em 31,10% o valor pago pelo comprimido de tenofovir. Passou de US 2,54 para US 1,75, o que gerou uma redução de gasto de R 42,4 milhões para o orçamento de 2010. Com essa gestão, a pasta pode destinar parte dos recursos - cerca de R 20 milhões - para atender os portadores de hepatite B crônica no próximo ano sem grande impacto no orçamento, aumentando a eficiência do gasto. 

Além dos novos medicamentos, o documento avança por recomendar a combinação de drogas para tratar pacientes em caso de resistência viral, além de propiciar o uso racional dos medicamentos. Isto é, o melhor medicamento ao custo mais baixo. Outra característica importante do novo protocolo é a recomendação da abordagem sequencial do tratamento, que preserva alternativas futuras de tratamento para eventual resistência viral e falha terapêutica. 

Tratamento - O último protocolo para tratamento de hepatites estava em vigor desde 2002. A publicação do atual, associada à centralização da compra dos medicamentos pelo Ministério da Saúde, estabelece uma nova política nacional para o tratamento da doença. Ele deve pautar a atuação de hepatologistas e infectologistas de todo o País.

Vacina alcança proteção para mais de 90% dos imunizados - A vacina contra hepatite B é uma das principais medidas de prevenção contra a doença. Após as três doses da vacina, mais de 90% dos adultos jovens e 95% das crianças e adolescentes ficam imunizados contra a doença. Ela é oferecida na rede pública a toda a população até 19 anos desde 1998. Também está indicada a grupos específicos, como profissionais de saúde, independentemente da faixa etária.

A cobertura acumulada atual é cerca de 80% da população nessa faixa etária. Isso equivale a mais 50 milhões de pessoas que receberam as três doses da vacina. Já na faixa etária de 11 a 19, a cobertura cai para 63%. É uma das prioridades do Ministério a ampliação dessa cobertura para perto de 80%.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sábado, dia 14, terá Campanha de Vacinação anti-rábica

A campanha de vacinação anti-rábica deste ano de 2009, que ocorreu em quase todo o Estado no dia 17/10, menos em Mossoró, por alguns motivos de sistematização ocorrerá em Mossoró neste dia 14/11 das 8h as 17h. A responsabilidade da divulgação em Mossoró é da Gerência Executiva da Saúde, que espera o comparecimento de todos os proprietários de animais e para isso informa que procurem um posto de vacinação próximo a sua residência para vacinar seus cães e gatos. Tanto eles como nós, seremos beneficiados!

SINTAUERN responde a nota de repúdio da ADUERN

Ofício nº 027/2009                                                  Mossoró-RN, 26 de outubro de 2009. 

A Associação dos Docentes da UERN – ADUERN 

N e s t a 

Senhor Presidente 

A Diretoria do SINTAUERN vem posicionar-se acerca de Nota de Esclarecimento veiculada no SITE dessa Associação a qual faz severas criticas ao posicionamento de nossa Presidente quando da realização da Assembléia Estatuinte em 17/10/2009: 

1 – A Servidora Rita de Cássia Vidal de Negreiros atua nos trabalhos da Estatuinte como representante dos servidores Técnico Administrativos da UERN, com o dever de defender os interesses da categoria que representa, o que tem feito com brilhantismo e competência; 

2 – Nossa posição em relação à modificação do Art. 20 do Estatuto da UERN, em que se propõe retirar o direito do voto aos servidores com contrato em caráter provisório, é contrária sim, haja vista ser esse um direito já consagrado através de Resolução do CONSUNI e adotado por este Sindicato após deliberação em Assembléia da categoria; 

3 – Quanto à acusação de obstrução dos trabalhos, através do esvaziamento da Assembléia, queremos esclarecer que este se deu não pela interferência pessoal da servidora Rita de Cássia, mas sim por uma reação natural de alguns servidores técnicos presentes, quando se viram tolhidos em seus direitos por uma decisão minoritária; 

4 – A Nota veiculada faz menção ao Livre Arbítrio, como se a postura dos servidores em retirar-se não fosse legitima. Cita que esta se trata de viés autoritário, arrogante e antidemocrático. Talvez fosse o momento do grupo minoritário que dirige a ADUERN repensar esses conceitos, que consideramos retrógrados, pois autoritário, arrogante e antidemocrático é o fato de uma minoria querer impor sua vontade em detrimento da maioria, que democraticamente utilizou meios legítimos para fazer valer sua posição. 

Queremos lembrar que nosso papel é, antes de tudo, defender com coerência os interesses dos nossos sócios – Servidores Técnico Administrativos, o que, sob nossa ótica só fortalece a Instituição da qual somos parte, entendemos ainda que todos os segmentos representativos das categorias que compõem a UERN (ADUERN, DCE E SINTAUERN), precisam e devem caminhar unidas para atingir esse objetivo. 

Atenciosamente 

Sérgio Luiz Lobato 

VICE PRESIDENTE 

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

45 Candidatos com doutorado disputam vagas de gari no Rio de Janeiro

Com inscrições abertas desde o dia 7, o concurso público para a seleção de 1.400 garis para a cidade do Rio já atraiu 45 candidatos com doutorado, 22 com mestrado, 1.026 com nível superior completo e 3.180 com superior incompleto, segundo a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana). 


Para participar do concurso, basta ter concluído a quarta série do ensino fundamental. As inscrições terminam amanhã. Somados, os candidatos que já passaram pelos bancos de universidades representam quase 4% dos 109.193 inscritos até anteontem. Os anos de estudo a mais, porém, não devem colocá-los em vantagem na disputa --a seleção é feita por meio de testes físicos, como barra, flexão abdominal e corrida. 


Aqueles que forem contratados trabalharão 44 horas por semana e receberão salário de R$ 486,10 mensais, tíquete alimentação de R$ 237,90, vale-transporte e plano de saúde. A remuneração poderá ser acrescida ainda de um adicional por insalubridade. Aluno de história da Estácio de Sá, no Rio, Luiz Carlos da Silva, 23, disse ter ouvido muitos comentários preconceituosos dos colegas quando contou que iria disputar uma das vagas.


"A faculdade hoje não garante emprego nem estabilidade." 


Fonte: claudia.kratochvil@unoesc.edu.br

domingo, 25 de outubro de 2009

ADUERN publica nota de repúdio ao comportamento de sindicalista


ASSEMBLÉIA ESTATUINTE DO DIA 17/OUT/2009

 A Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) vem, através desta nota pública, esclarecer fatos e posicionar-se sobre os acontecimentos ocorridos na Assembléia Estatuinte, realizada no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde – FACS, no dia 17 de outubro de 2009.

Destarte, manifestamos o completo sentimento de repúdio à postura tomada pela servidora Rita de Cássia Vidal Negreiros - representante do corpo técnico-administrativo tanto na Estatuinte quanto na CEPE - em nossa última Assembléia Estatuinte.

Durante o processo de votação do artigo 20, que trata da condição de eleitor na votação para reitor, cujo resultado foi, por ampla maioria, o de direito ao voto aos professores e técnicos-adminstrativos do quadro permanente e aos alunos regularmente matriculados na graduação e pós-graduação da Universidade e, por conseqüência, excluindo os servidores e professores com contratos provisórios. A Sra. Rita de Cássia, insatisfeita com o resultado da votação, inviabilizou a continuidade dos trabalhos, ausentando-se do plenário e induzindo alguns servidores a fazerem o mesmo. Deste modo o quorum mínimo necessário para a realização dos trabalhos não foi alcançado daquele momento em diante.

Essa atitude é incompatível com a função assumida pela mesma na CEPE, isto é, ao invés de contribuir para o melhor andamento dos trabalhos, obstruiu o mesmo de forma abrupta e precoce, além de revelar um viés autoritário, arrogante e antidemocrático.

Esse tipo de postura, demonstra uma completa falta de respeito com todos e todas presentes no plenário que, de livre arbítrio, assumiram o compromisso da construção democrática do novo estatuto da UERN. Vale ressaltar que muitos se deslocaram dos diversos campi da UERN, por todo o Estado do Rio Grande do Norte, comprometendo boa parte do seu final de semana.

Por fim, esta postura acarretou significativo prejuízo financeiro à instituição, haja vista os investimentos despendidos para a concretização deste importante ato para o futuro da UERN.


A diretoria da ADUERN