quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Previsões de chuvas para o Nordeste

Nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2009, reuniram-se nas dependências do auditório da Secretária da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal, meteorologistas, pesquisadores e técnicos dos centros estaduais de meteorologia do Nordeste, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal Rural do Semi-árido, Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, Instituto Nacional de Meteorologia e teleconferência com outras instituições ligadas a meteorologia do País, dentre elas, CPTEC/INPE e INMET, para a elaboração do prognóstico climático para o trimestre Março, Abril e Maio de 2009 para o setor norte da Região Nordeste do Brasil (NEB).


ANÁLISE DAS CONDIÇÕES E PREVISÁO CLIMÁTICA


Dentre as diversas variáveis meteorológicas e oceânicas, a mais importante com relação às análises das previsões de ocorrência de chuvas sobre o NEB é a temperatura das águas superficiais dos Oceanos Atlântico e Pacífico.


Durante o mês de janeiro e início de fevereiro, na área central do Pacífico Equatorial, a temperatura superficial apresentou anomalias negativas, de até -1ºC, configurando a continuidade do episódio de La Niña de intensidade fraca. No Oceano Atlântico Tropical Norte, observa-se o desenvolvimento de anomalias negativas da temperatura da superfície do mar, enquanto no Atlântico Sul ocorreu um predomínio de anomalias positivas, mostrando uma tendência de formação do Dipolo negativo neste Oceano. Esta configuração favorece uma melhor distribuição das chuvas na região semi-árida. A configuração apresentada pelos oceanos contribuirá para o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical – Principal Sistema meteorológico causador das chuvas na região norte do Nordeste para posições ao sul da Linha do Equador.


Associado as configurações dos Oceanos Pacífico e Atlântico Tropicais, os modelos oceânicos e atmosféricos, dos centros nacionais e internacionais de meteorologia, do CPTEC/INPE, regionais da FUNCEME, norte-americanos (NCEP, NCAR, COLA e NASA) e europeus (Centro Europeu-ECMWF e Marx Planck Institute), estocásticos do INMET, indicam uma tendência de ocorrência de chuvas normais a acima da média sobre o setor Norte do Nordeste do Brasil.


PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE MARÇO A MAIO


De acordo com a variabilidade da precipitação neste trimestre, os valores das chuvas, variam entre 450 e 650 mm no semi-árido, já para o setor leste da região os valores variam entre de 350 a 700 mm.


PREVISÃO PARA O TRIMESTE MARÇO A MAIO DE 2009


A atual situação oceânica e atmosférica somada a maioria dos resultados de modelos de previsão climática indicam que as chuvas sobre o Norte do Nordeste do Brasil, no período de março a maio, ocorrerão com valores acima ou em torno da média histórica. Com probabilidades de ocorrência de 45% acima, 35% normal e 20% abaixo.


Vale salientar que este trimestre ainda não configura o período chuvoso de grande parte dos Estados de Alagoas e Sergipe e que para estes a previsão do trimestre deverá ser de chuvas dentro da normalidade.


Ressalta-se que, no início desta estação chuvosa, poderão ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte decorrentes da atuação de sistemas transientes, tais como os Vórtices Ciclônicos nos altos níveis da atmosfera e a contribuição das oscilações intra-sazonais (Oscilações de 30-60 dias).


É importante observar a característica de alta variabilidade espacial e temporal com que se comportam as chuvas sobre o semi-árido nordestino, sendo de fundamental importância o monitoramento contínuo das condições atmosféricas sobre a região e as condições oceânicas/atmosféricas sobre os Oceanos Pacífico Equatorial e principalmente sobre o Atlântico Tropical.


Adverte-se que apesar da previsão de chuvas na categoria acima ou em torno da categoria normal, não está descartada a possibilidade de ocorrência de verânicos (períodos sem chuvas), característica esta inerente à região semi-árida do Nordeste do Brasil. O próximo Fórum de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil ocorrerá em Recife – PE, durante o mês de março de 2009.


INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES


Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA

Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, EMPARN-RN;

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, FUNCEME-CE;

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – CLBI-Natal-RN.

Instituto Nacional do Semi-Árido – INSA

Universidade Federal de Campina Grande/Departamento de Ciências Atmosféricas, UFCG/UACA;

Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA

Instituto Nacional de Meteorologia- INMET

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos- CPTEC/INPE

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos-Alagoas- SEMARH-AL