sábado, 10 de outubro de 2009

Burro Elétrico pronto para o Carnatal

O Burro Elétrico está com tudo organizado para brilhar na quinta do Carnatal, saindo no Corredor da Folia com Capilé & Banda, além de distribuir bebida para seus foliões.

Esta é décima oitava saída do bloco que reúne em sua área festiva jornalistas, publicitários, empresários, estudantes, políticos e profissionais liberais, todos numa farra sadia e cheia de fraternidade e alto astral.

Os kits-cangalhas estão sendo vendidos no shopping Sea Way, na Atlântico Operadora de Turismo, fone 3642-1578 ou através dos comissários.

O Burro Elétrico é considerado um dos blocos mais animados e irreverentes do evento, proporcionando sempre muita alegria e descontração para os que curtem um carnaval fora de época seguro e bem estruturado.

TV Brasil é assistida por 10% dos brasileiros e tem programação aprovada por 80% dos telespectadores


Com menos de dois anos de existência, a TV Brasil já é conhecida por um terço da população brasileira, ou 34%, dos quais 15% já assistiram ao canal e 10% o assistem regulamente. A programação é considerada ótima por 22% dos telespectadores e boa por 58%, totalizando 80% de aprovação. Entre os que costumam assistir a TV Brasil em casa, 42% sintonizam o canal por antena parabólica. Os resultados são de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha a pedido da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. 

Foram realizadas 5.192 entrevistas em todo o Brasil, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional, distribuídas em 146 municípios em todas as regiões, entre brasileiros de todas as classes econômicas, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto de 2009. Antes, portanto, do lançamento da nova programação da emissora, na segunda quinzena de Setembro. 

Em consulta espontânea sobre os canais mais frequentemente assistidos, a TV Brasil foi mencionada por 1% dos entrevistados, juntamente com outros canais abertos e fechados menos conhecidos. Na consulta estimulada (pesquisador menciona o nome do canal), 15% dos entrevistados disseram já ter assistido ao canal alguma vez e 10% declararam assisti-lo atualmente. 

Aprovação da Programação

Entre os telespectadores que costumam ver a TV Brasil, a programação foi considerada ótima por 22%, boa por 58%, regular por 20% e ruim ou péssima por 1% . A aprovação de 80% (soma de ótimo e bom) corresponde à nota 4, numa escala variável de 1 a 5. 

Três programas destacaram-se na preferência destes telespectadores: Programa de Cinema (filmes), com 34% , o telejornal Repórter Brasil-Noite, com 31% e o programa Leda Nagle-Sem Censura, com 26%. São preferidos ainda os Documentários (24%), Repórter Brasil-Manhã (20%), Programas Musicais (19%) e os Programas Infantis (17%). A programação infantil apresenta as maiores medidas de audiência e Share da TV Brasil, segundo medida do IBOPE. A pesquisa Datafolha, entretanto, ouviu brasileiros com 16 anos e mais, o que sem duvida se reflete na avaliação dos programas infantis. 

A Força da Parabólica

Entre os 10% de telespectadores que disseram assistir à TV Brasil atualmente, 85% sintonizam o canal em casa. Destes, 42% recebem o sinal através de antena parabólica, 36% através da TV aberta ( antena VHF ou UHF) e 22% através de TV por assinatura. Ou seja, tal a maior audiência da TV Brasil está nas cidades do interior, entre os que vêm TV pela chamada Banda C. 

Os que não costumam assistir à TV Brasil apontaram como causa principal as dificuldades de sintonização (42%), seguida do desconhecimento (27%), do desinteresse (23%) e da falta de tempo (19%). 

Perfil dos Telespectadores

A maioria dos telespectadores que assistem à TV Brasil, 79%, pertence às classes econômicas B (32%) e C (47%), é do sexo masculino (57%), tem idade média de 39 anos, grau de escolaridade médio (46%), aos quais se somam 17% com nível superior. Este telespectador, em termos de renda e escolaridade, ainda é elitizado em relação à população brasileira. 

Mais da metade dos que assistem à TV Pública vive em cidades do interior (58%), onde é forte a penetração da parabólica, e 45% vivem na região Sudeste. A Região Sul apresenta o menor índice de conhecimento sobre a existência da emissora (17%) e nela o hábito de assisti-la é indicativamente menor, de 6%, inferior à média nacional de 10%. O hábito é indicativamente maior nas regiões Norte/Centro-Oeste, onde 12% declaram assistir à TV Brasil regularmente, e é de 11% nas regiões Sudeste e Nordeste. 

A diretoria da Empresa Brasil de Comunicação considerou os resultados altamente satisfatórios, considerando-se o fato de a criação da emissora ainda ser recente, o desconhecimento, que ainda é grande, sobre sua existência, e o fato de dispor de apenas quatro canais abertos (Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão), o que se agrava com o fato de o canal de São Paulo ser o 69, na banda UHF. 

Mesmo com parecer favorável, CCJC adia votação de PEC


A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, prevista para esta quarta-feira (07/10), foi adiada. O texto, que exige o diploma de jornalismo para o exercício da profissão, seria analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A proposta, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), só poderá ser avaliada daqui a duas semanas (20/10). 

A deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que preside a Frente Parlamentar em defesa do diploma de jornalismo, explicou que a votação foi adiada pela viagem do relator da PEC, o deputado Maurício Rands (PT-PE), que foi enviado a Honduras. “Por causa da viagem, a audiência pública proposta pelo Maurício Quintela foi aprovada, o que adiou a votação por mais duas semanas”, contou.

Rebecca disse que Maurício Rands confirmou a votação para o dia 20/10. O requerimento de audiência pública, proposta pelo deputado Maurício Quintela Lessa (PR-AL), deveria ter sido retirado para que a votação acontecesse nesta quarta-feira, mas diante da viagem do relator e de convites previamente enviados, a reunião permanece na pauta. A audiência deverá ser realizada no dia 15/10.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Anvisa define composição de vacina contra gripe sazonal


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (7), a resolução RDC 49/2009 que determina as cepas (linhagens) de vírus que devem ser utilizadas na formulação das vacinas contra gripe para utilização no país em 2010. 


A composição da vacina é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul.


As vacinas, que serão utilizadas a partir de fevereiro do próximo ano, deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação: um vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1), um vírus similar ao vírus influenza A/Perth/16/2009 (H3N2) e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.


As cepas definidas se referem à vacina contra a gripe sazonal. A vacina para a gripe A que será utilizada no Brasil ainda está em desenvolvimento.


Fica proibida a utilização de quaisquer outras cepas de vírus em vacinas contra gripe. Aquelas que atualmente estão sendo comercializadas ou fabricadas fora destas determinações deverão ser retiradas do mercado até 31 de janeiro de 2010. 

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Transposição do Rio São Francisco vai levar o Nordeste a outro patamar de desenvolvimento social



O Projeto São Francisco, iniciativa do governo vai garantir oferta de água para consumo e produção a 12 milhões de habitantes, foi o principal tema abordado pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Viera Lima. O titular da Pasta falou no Bom Dia Ministro, programa produzido, ao vivo, pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido, via satélite, para todas as emissoras de rádio do país. Leia os principais trechos editados da entrevista. 


Água para Todos

Lançamos o programa “Água para Todos”, que vai levar água do São Francisco e dos rios, da bacia, para comunidades que estejam a 15 quilômetros das margens do rio, com adução, cisternas, enfim, dos mais variados sistemas para abastecer essas comunidades. Já estão em andamento algumas dessas obras - em Alagoas, em Minas, na Bahia, em Sergipe. Além disso, muitos outros empreendimentos estão sendo licitados até o final do ano darmos início às obras. Em relação ao curso da água, já está em fase final o trabalho de um grupo de especialistas, que envolve inclusive os estados fornecedores de água, doadores e receptores, que vai tratar exatamente de questões como administração do projeto após a implantação, custo dessa água, que tipo de royalties, que benefício específico vão ter os estados doadores. Tudo isso está correndo ao lado das obras, tanto de revitalização como das obras que já foram iniciadas na transposição do rio. Antes do encerramento do projeto e da inauguração, esse modelo será submetido à sociedade, com a participação dos diversos estados, para que defina os critérios da forma mais transparente possível.

São Francisco

Acho que todos temos de trabalhar para que o rio se transforme em Patrimônio da Humanidade. Aliás, já estamos trabalhando, fazendo o que nunca ninguém fez no passado. As pessoas falavam muito da degradação do Rio São Francisco. Durante muito tempo se fez muito discurso sobre a necessidade de revitalização do rio e pouco se fez. Estamos tirando do papel obras importantes, como o esgotamento sanitário, algumas obras inclusive já foram concluídas em Bambuí, Jaíba, Japaraíba, Medeiros, Três Marias. São obras que permitirão ao longo do tempo que o São Francisco se transforme num verdadeiro Patrimônio da Humanidade e um patrimônio brasileiro. Um rio sem poluição, preservado, com matas ciliares recuperadas, com qualidade na água para que não fique apenas como algo romântico. 

Revitalização

O projeto de esgotamento é absolutamente completo e um dos mais importantes, porque significa saúde preventiva, tranquilidade dos pais e mães de famílias que não verão seus filhos crescerem pisando em esgoto a céu aberto. A coleta de esgoto nas residências e as estações de tratamento significam o fim da prática de jogar in natura no Rio São Francisco e nos seus afluentes. Portanto, essa é a mais importante obra de revitalização do rio. São cerca de R$ 1,5 bilhão de recursos que estão previstos no PAC para as obras de revitalização. Já temos estágio de ações preparatórias, 59 municípios na bacia, 24 já estão em estágio de licitação, e 101 estão com obras em andamento de esgotamento sanitário. Além disso, já estamos fazendo consórcios para tratamento, coleta e destinação de resíduos sólidos. Estamos realizando o mais amplo processo em recuperação das margens do rio, com replantio de matas ciliares com dragagem do leito, que vai significar, além da viabilização da hidrovia, condições para reprodução das espécies nativas. Também fazemos repovoamento dos peixes. Sobre a vazão do rio, nossa expectativa é que se revitalize e ganhe vida mais dinâmica ao longo dos anos. Esta é uma obra que tem que ser permanente.

Seca no Nordeste

O Nordeste brasileiro passará a ter um instrumento importante de combate à falta de água no semi-árido. Terá um salto no patamar de desenvolvimento, podendo ter, além de água farta para consumo humano, para mais de 12 milhões de brasileiros, alternativas econômicas sustentáveis. Tenho absoluta certeza que essa obra, tanto a de revitalização, que melhorará a qualidade do rio São Francisco, quanto a transposição, elevará o Nordeste brasileiro a um outro patamar de desenvolvimento. De toda a água do Brasil, apenas 3% está no Nordeste. Tanto do ponto de vista humano como do ponto de vista do desenvolvimento econômico, 80% da oferta hídrica desta região vêm do Rio São Francisco. A expectativa é que o Nordeste entre em um outro patamar de desenvolvimento social. 

Saneamento Básico

 Há uma área de desapropriação, as pessoas que não quiseram ficar às margens do rio estão sendo instaladas em vilas produtivas da melhor qualificação. E não há nenhum tipo de perspectiva, nem de possibilidade de esgotamento ou, enfim, coisas desse tipo serem jogadas, colocadas no leito dos canais que levarão as águas. Haverá segurança completa e absoluta a respeito desse tema. 

Populações próximas às áreas de canais
 
Tudo foi acordado com aquelas pessoas que estavam ali, às margens dos canais. Quando o presidente Lula for à região, queremos já entregar simbolicamente, em um sorteio, as primeiras casas na vila do Junco. Isso vai, além de tudo, oferecer dignidade à população que mora naquela região. Posto de saúde, escola, casas de alvenaria, tudo dentro de uma vila produtiva, com áreas para plantar, com perspectiva de irrigação, significando melhoria da qualidade de vida e a renda. Na área indígena e na área quilombola, estamos fazendo intervenções diretas. Estamos construindo casas de alvenaria em parceria com a Funasa, fazendo postos de saúde, qualificando, melhorando a vida dessas comunidades. 

Desastres Ambientais 

Há pouco tempo liberamos recursos do Ministério da Integração Nacional da ordem de R$ 40 milhões para combater a seca no Rio Grande do Sul. Quando você poderia imaginar que estaríamos adotando medidas, que antes só eram vistas no Nordeste brasileiro, para combater problemas climáticos no Rio Grande do Sul? E, logo após, vem excesso de chuva no mesmo estado, e de granizo, que gera uma série de problemas. Temos feito ações de prevenção, mas isso, infelizmente, é visto em todos os lugares do mundo, em países até tidos como mais avançados que o Brasil nessa área. Estamos acelerando, inclusive, todas as medidas, vamos fazer a Conferência Nacional de Defesa Civil, a implantação efetiva do Fundo de Defesa Civil, que garantirá recursos, um atendimento mais ágil, tanto na área da prevenção, que ainda está sujeita às exigências burocráticas, como também no atendimento às emergências. Portanto, significará um avanço grande na área de Defesa Civil. Mas asseguro que não há nenhum tipo de relação entre uma eventual não intervenção do poder público e o que está acontecendo. É que, infelizmente, quando a natureza se manifesta dessa forma, inclusive com essa irregularidade, é impossível conter todos os danos e estragos que são causados. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Comissão de Constituição e Justiça aprova PEC dos jornalistas

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou a realização de uma audiência pública para discussão da exigência do diploma de jornalista para exercício da profissão no Brasil, derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator da matéria, Maurício Rands (PT-PE), disse que seu relatório está pronto para apresentação na CCJ e tem parecer favorável à volta da obrigatoriedade do diploma. Em seguida, a proposta segue para comissão especial.

Cine Clube Mossoró apresenta obra do polêmico Trey Parker

O Cineclube Mossoró está em posse de documentos inéditos sobre os conflitos no Oriente Médio e a militarização exagerada dos Estados Unidos. E estará exibindo gratuitamente esses documentos super-secretos neste sábado (10/10), às 19:00h. Com entrada gratuita.

Team America nos traz homens e mulheres de coragem, dispostos a destruir o mundo para salvar o mesmo, literalmente falando. Quando um ditador sanguinário resolve conquistar o mundo distribuindo armas de destruição em massa para terroristas, o grupo Team America resolve apelar. Eles convocam um ator da Broadway em ascensão, para que ele utilize seus dotes dramáticos e infiltre-se nos domínios do ditador coreano, o Kim Jong II. No meio de todo o desespero da equipe para salvar o mundo ainda nos depararemos com muitas cenas cômicas, destruição de algumas maravilhas mundiais para filmes-catástrofes nenhum colocar defeito, muita confusão e até cenas de sexo... entre marionetes.

O filme foi lançado comercialmente no ano de 2004, nos Estados Unidos. A sua criação saiu de uma das mentes mais inteligentes e sarcásticas que os Estados Unidos jamais gostariam que tivesse nascido, Trey Parker. Para quem não sabe ou lembra, Trey Parker é a cabeça responsável pela criação de South Park, os "Simpsons do mal", ou os "Rolling Stones dos Beatles".

O filme ainda traz participações especiais de: Michael Moore, Matt Damon, Ben Affleck e Alec Baldwin. Sendo que os mesmos são retratados de maneiras que ninguém nunca sequer imaginou.

Uma obra contagiante que ao mesmo faz uma crítica ácida e inteligente sobre todo o processo de invasão, tomada e destruição praticado pelo país de Obama em países menores.

O filme será exibido no Hotel Villa Oeste. Após a sessão todos estão convidados a permanecerem para o debate que se dá nos arredores da piscina do hotel.

(Jônatas Andrade) 



Serviço


Hora: 19:00 
Local: Hotel Villa Oeste
Dia: 10 de outubro de 2009

Guerrilheiro do Araguaia é sepultado depois de 37 anos

Trinta e sete anos após ser morto por agentes a serviço do regime militar, o líder estudantil cearense e guerrilheiro do Araguaia, Bergson Gurjão Farias, foi sepultado nesta terça-feira (6), no cemitério Parque da Paz, em Fortaleza (CE). A cerimônia encerra uma série de atividades que ocorreram durante o dia em homenagem ao brasileiro. A reverência a Bergson é uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), por meio do projeto Direito à Memória e à Verdade, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). 

“É preciso resgatar a história recente e a memória de centenas de brasileiros e brasileiras que morreram por um país livre e democrático. É fundamental o direito das famílias de sepultar seus entes queridos como pode agora fazê-lo a família de Bergson”, afirmou o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Paulo Vannuchi. O ministro inaugurou memorial em homenagem a Bergson na Concha Acústica, no bairro Benfica. 

Direito à Memória e à Verdade - O projeto Direito à Memória e à Verdade da SEDH/PR tem o objetivo de recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período. São registros de um passado marcado pela violência e por violações de direitos humanos. Teve início em 29 de agosto de 2006 com a abertura da exposição fotográfica “Direito à Memória e à Verdade - A ditadura no Brasil 1964 - 1985”, no hall da taquigrafia da Câmara dos Deputados, em Brasília.  Em 2007 foi lançado o livro Direito à Memória e à Verdade, que resgata para a história do país a trajetória e as circunstâncias de prisão, tortura e morte de aproximadamente 500 brasileiros que se opuseram ao regime militar.

Antecedentes - A data do desaparecimento de Bergson é entre maio e junho de 1972. Bergson permaneceu, então, na lista dos desaparecidos políticos do Brasil. Em 1996, seus restos mortais haviam sido resgatados no cemitério de Xambioá e trazidos para exames de identificação em Brasília (DF). Em junho de 2006, um novo exame de DNA resultou em conclusão positiva na comparação com material genético de familiares. Nascido em Fortaleza (CE) no dia 17 de maio de 1947, filho de Luiza Gurjão Farias e Gessiner Farias, Bergson atuou no Movimento Estudantil quando cursava Química na UFC.
   
Campanha - O governo federal busca sensibilizar pessoas e organizações a doarem documentos relativos à política brasileira, durante os governos militares, ao Arquivo Nacional, que abrigará todo o acervo. Dessa forma, será possível resgatar informações sobre um importante período brasileiro e sobretudo contribuir para a localização de corpos de mais de 140 desaparecidos políticos. Os interessados em colaborar ou se informar sobre o tema poderão acessar o site Memórias Reveladas:  www.memoriasreveladas.gov.br

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brasil ganha primeira Central de Libras


Os deficientes auditivos do Distrito Federal vão ganhar a primeira Central de Libras do Brasil. O projeto ajudará a pessoa a se comunicar com ouvintes dos setores público e privado. O trabalho da Central de Libras será agendar o serviço de intérprete. O deficiente auditivo e seu acompanhante poderão solicitar o serviço via e-mail, mensagem de celular ou ligação comum. 

   A Central deve começar a funcionar em novembro e a expectativa é fazer cerca de 180 atendimentos por mês. Serão investidos cerca de R$ 350 mil nas obras do projeto. O serviço será executado gratuitamente por um ano, depois será cobrada uma taxa simbólica para manutenção da Central. Os números para agendar o serviço ainda não foram definidos.

   De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,7 milhões de brasileiros são deficientes auditivos. O Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil será o responsável por implementar o programa. 

   O termo de criação da Central de Libras foi assinado semana passada pelo chefe de gabinete do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Alexandre Navarro, pelo secretário de Inclusão Social do MCT, Joe Valle, e pelo presidente do Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (Icep), Sueide Miranda.

Número de mães doadoras de leite sobe 83%

As mães brasileiras colaboram cada vez mais com os bancos de leite do país. O número de doadoras aumentou 83% em cinco anos. Em 2008, 110.648 mulheres foram aos postos de coleta contra 60.441, em 2003. Os dados são do Ministério da Saúde, que lançou na última quinta-feira a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. O objetivo é incentivar as mães a doarem a substância e sensibilizar a população sobre a importância do alimento para as crianças. 

O volume de leite coletado subiu 49,5% em cinco anos, passou de 99.000 litros em 2003 para 148.052 litros, em 2008. No mesmo período, a quantidade de recém-nascidos que receberam o alimento materno aumentou 47%. Em 2008, foram 157.282 crianças beneficiadas contra 107.000, em 2003. 

A expectativa para 2009 é aumentar em 10% o volume de leite materno coletado nos postos distribuídos no país e a quantidade de crianças atendidas pelos bancos de leite nacionais. Até junho deste ano, 48.444 mulheres fizeram a doação. Esse número deverá mais que dobrar até dezembro. “A cada ano, registramos um aumento no número de doadoras e na quantidade de crianças beneficiadas. A campanha gera mobilização social em torno do tema, orientando a população”, avalia o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Almeida. 

Recursos - A rede nacional conta hoje com 196 bancos de leite materno e 73 postos de coleta em funcionamento. O Ministério da Saúde repassou este ano R$ 1,15 milhão para a implantação de mais 16 bancos de leite e 11 postos de coleta. O recurso será destinado à compra de equipamentos e à capacitação de pessoal. 

Além disso, a partir de outubro, o governo federal iniciará a implantação de um sistema de registro mais eficiente, em que as notificações serão feitas em tempo real. 

Referência Mundial - A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a maior e com tecnologia mais complexa do mundo. O Brasil coordena a Rede Íbero-americana de Bancos de Leite Humano e repassa conhecimento sobre controle de qualidade e processamento de leite materno para 22 países da América Latina, Caribe, África e para Portugal e Espanha, na Europa. O banco de leite implantado em Madrid, por exemplo, foi desenvolvimento totalmente com ferramentas brasileiras. 

Desde que o país passou a liderar a Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano, foram coletados, fora do território brasileiro, 82.048 litros de leite materno, beneficiando 85.961 crianças. “O modelo brasileiro de banco de leite não armazena apenas o alimento. Além de coletar e distribuir, as unidades nacionais compõem uma rede de apoio ao aleitamento materno, que orienta as mães com dificuldade ou qualquer problema que impeça a amamentação”, destaca o coordenador da rede, João Aprígio Almeida. 

Comunidade Católica Shalom realiza congresso


A Comunidade Católica Shalom está organizando o seu II Congresso, cujo tema é "Família, lugar onde Deus se encarna". O evento ocorrerá de 13 a 15 de novembro no Colégio das Irmãs. O Congresso se inicia dia 13/11, com uma missa de abertura e o Jantar Show com a participação de Isaías Luciano. Os pregadores do encontro serão Carmadélio Silva e Jorge Pinheiro. Além de pregação, haverá missa, música e muita animação. A entrada é franca.

SERVIÇO:
 
O que? II Congresso Shalom
Onde? No Ginásio do Colégio Sagrado Coração de Maria - CSCM (Colégio das Irmãs)
Quando? Dias 13, 14 e 15 de novembro.

domingo, 4 de outubro de 2009

Morre Mercedes Sosa - a voz da liberdade

Morreu nesta madrugada, em Buenos Aires, a deusa Mercedes Sosa, de 74 anos. Ela permaneceu internada por 11 dias em um hospital, segundo informou a sua família através do site oficial da artista. Mercedes sofria de uma doença hepática, que foi complicada por problemas respiratórios. A cantora estava em coma desde a quinta-feira passada e respirando com a ajuda de aparelhos. Seu corpo será velado no Salão dos Passos Perdidos, no Congresso Nacional Argentino.



Haydé Mercedes Sosa nasceu no dia 9 de julho de 1935, na cidade de San Miguel de Tucumán. Com uma carreira de 60 anos, transitou por diversos países do mundo, dividiu o palco com inúmeros e prestigiosos artistas e deixou uma grande discografia.



É uma cantora de grande apelo popular na América Latina e conhecida como La Negra pela cor das longas e lisas madeixas. De personalidade marcante, Sosa é conhecida também como uma ativista política de esquerda, sendo peronista na juventude. Se posicionou contra a figura de Carlos Menem e apoiou a eleição do ex-prediente Néstor Kirchner.



Toda essa procupação inclusive fica evidente em seu repertório, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, movimento musical nos anos 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque são representantes.

 
Tive o prazer de conviver com ela em diversas ocasiões, a entrevistei, fui a seus shows, tenho discos em vinil e CDs de La Negra, que deixará um grande legado.

Em sua homenagem:



"Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto
Gracias a la vida
Gracias a la vida...". 



Fonte: Jorge Correia - Correando

Cala-se a voz da liberdade

SE SE CALA O CANTOR


Uma música em espanhol chegava pelas ondas do rádio para quem sintonizava a Rádio Havana às 6:00 horas da manhã, naquele tempo em que a censura imposta pelo regime militar proibia tudo, e a cada proibição causava um prejuízo inestimável e irrecuperável ao povo brasileiro. A voz de Mercedes Sosa se juntava às de Juan Baez, Pablo Milanez, Milton Nascimento e Elis Regina, em gritos revolucionários desenhados pelas letras de Violeta Parra, entre elas Gracias a la vida.


Faltava liberdade nos lares, nos bares, naqueles campi e nas ruas, pelas quais circulavam revolucionários em atos clandestinos, na luta por dias melhores na Argentina, no Brasil, na Nicarágua, no Chile, na Espanha, em Portugal, Angola, Moçambique e tantos outros países dominados pelos regimes de exceção. Luta que terminou vitoriosa em todos esses lugares, com a retomada dos processos democráticos a partir de bandeiras que reafirmavam: “O povo unido jamais será vencido”.


Eram momentos de vida ou morte, mas que comportavam versos inesquecíveis na voz de Mercedes Sosa propagando os poemas de Pablo Neruda: “Me gusta cuando calas” e era somente aí que se sentia bem com o silêncio. Não o silêncio imposto pela censura, mas o silêncio do amor. Eram versos daquelas belas páginas de “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada”, na qual Neruda mostrava um dos maiores gritos da história do homem: “Posso escrever os versos mais tristes esta noite”.


Nesta manhã de outubro chega a notícia da morte de Mercedes Sosa. Aquela lutadora que percorreu continentes em nome das mães argentinas e dos povos oprimidos, transformando-se numa cidadã do mundo. Que escreveu belíssimas páginas da música popular, cantando sempre com seu imenso coração e enfeitando o mundo com sua voz forte e poderosa. Com a morte de Mercedes Sosa – como diz a música “Se se cala el cantor” - cala-se um pouco a vida.




Walter Medeiros