sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Artic Sunrise no Brasil

Para alertar a população sobre o que fazer contra o aquecimento global, o Greenpeace trouxe para o Brasil, agora em janeiro, uma expedição com o barco Arctic Sunrise, um de principais instrumentos de ação da entidade. O barco já esteve em Manaus e nesta semana estará em Belém (durante o Fórum Social Mundial), depois segue para Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. 

Licenciamento ambiental em Mossoró

O CONDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, aprovou ontem, por unanimidade, a Resolução nº 001/2009, que Dispõe sobre taxas, classificação e enquadramento de atividades e dá outras providências para o licenciamento ambiental no Município de Mossoró. As novas regras tomam como base a Lei Complementar Nº 026/2008 – Código Municipal de Meio Ambiente.

A reunião foi tranquila e os conselheiros presentes na reunião, que aconteceu na Gerência Executiva de Gestão Ambiental - GGA, fizeram pequenas mudanças na minuta apresentada, apenas para o seu aperfeiçoamento, tendo em vista que o documento já seguia os parâmetros definidos na Legislação Estadual que trata do mesmo tema. A resolução divide os empreendimentos a serem licenciados em pequeno, médio e grande porte e pelo tipo de atividade a ser exercida.

A municipalização do licenciamento ambiental foi uma decisão tomada no final do ano passado pela administração municipal, com o intuito de agilizar o processo, uma vez que para a concessão de uma licença, o órgão estadual, IDEMA, demorava mais de um ano para conceder a licença prévia, que permitia o início do processo de construção de qualquer empreendimento. Segundo o presidente do CONDEMA, professor Mairton de França, já existiam vários empresários procurando a GGA para agilizar a instalação de empresas em Mossoró.

Dia 24 de janeiro

- Dia Nacional do Aposentado
- Dia Nacional da Previdência Social
- Dia da Constituição
- Instituição do Casamento Civil no Brasil
- Promulgação da Constituição de 1967
-
Dia Mundial do Hanseniano
- Término do parlamentarismo no Brasil, de 1961 até 1963
- É restabelecido o sistema presidencialista de governo pela aprovação da Emenda Constitucional nº 6/63

Dia 23 de janeiro

 - Profissionalização do futebol no Brasil (1933)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

I Congresso Nacional de Educação Ambiental
III Encontro Nordestino de Biogeografia
João Pessoa, 10 a 13 de junho de 2009
 
Educação para a sociedade sustentável
e saúde global

Realizado pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, o Evento de caráter técnico-científico tem como objetivo divulgar práticas sustentáveis e tecnologias alternativas para conservação da biodiversidade, com ética e justiça social.
Aberto à sociedade, estão entre os participantes professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas, como biogeógrafos, climatologistas, paisagistas, ecologistas, biólogos, arquitetos, agrônomos, engenheiros, geógrafos, administradores e afins.
O evento vai fornecer resultados de pesquisas científicas, projetos bem sucedidos, informações técnicas e propiciar trocas de experiências entre os participantes.

Público esperado: 1.200 participantes.
Haverá publicação dos trabalhos apresentados em livros de coletâneas impressos e em CD, com ISBN e selo da Editora Universitária / UFPB.

Inscrições abertas!
Onde:
Universidade Federal da Paraíba – Campus I – João Pessoa – Paraíba.
Quando: 10 a 13 de junho de 2009
Contatos: (83) 3243.7264;  (83) 8834.7180 e gs_consultoria@yahoo.com.br
 
Informações: www.gsplanejamento.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

COPOM reduz taxa de juros

O Copom - Comitê de Política Monetária do Banco Central, resolveu nesta quarta-feira (21) reduzi um ponto percentual na taxa Selic, deixando-a no patamar de 12,75% ao ano. Esta é a primeira redução na taxa de juro básico do Brasil desde setembro de 2007.

A redução foi possível porque os membros do Copom entenderam que a inflação no Brasil está sob controle e nada melhor do que reduzir a taxa Sellic para ajudar no combate a crise financeira internacional. Apesar dessa certeza, a votação não chegou à unanimidade e terminou em cinco votos a favor e três contra.

CONSUNI decide eleições

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSUNI/UERN), se reunirá no próximo dia 27 de janeiro, às 9h, para apreciar e deliberar a Minuta de Resolução que estabelece normas para a escolha de Reitor, Vice-Reitor, além de Diretores e Vice-Diretores de Faculdades e Campi Avançados da UERN.

No processo de escolha para reitor e vice, os escolhidos comporão uma lista tríplice que será encaminhada para a governadora Vilma de Faria, que terá o direito de indicar, segundo a legislação vigente, um dos nomes da lista. O documento, que será apreciado pelo Consuni, regulamenta diversas diretrizes, dentre elas destacam-se: a composição da Comissão Eleitoral, Normas para Registro de Candidatos, Campanha Eleitoral e prazos a serem cumpridos.

Caso a proposta contida na Minuta seja aprovada pelo Consuni, as eleições para os cargos de Reitor e Vice-Reitor serão realizadas no dia 24 de março de 2009, das 8h às 22h. A propaganda eleitoral somente será permitida no período de 20 de fevereiro a 20 de março de 2009. Pela proposta, o voto será proporcional entre os três segmentos, sendo essa proporcionalidade dividida da seguinte forma: 70% do corpo docente, 15% do corpo discente e 15% do corpo técnico administrativo. Diferente do que foi aprovado para  Assembléia Estatuinte, que era de 50% para professores, 25% para alunos e 25% para técnicos administrativos.


O prazo de registro de candidaturas de reitor e vice-reitor, contido na proposta, será nos dias 19 e 20 de fevereiro. As seções eleitorais serão instaladas no Campus Central, Campi Avançados e Núcleos Avançados de Educação Superior. O conteúdo da Minuta já está sendo distribuído com os membros do Conselho Universitário para o devido conhecimento e análise e serão apreciadas e votadas na reunião marcada para 27 de janeiro.

O Sapo na Lagoa

Além do tradicional bloco da Maria Espáia Brasa, Mossoró contará esse ano com o Sapo da Lagoa, que sairá na terça-feira de carnaval com o desejo de exaltar a alegria e o bom humor das comunidades urbanas que tem ocupado espaço na mídia na maioria das vezes pela violência. Outro fator preponderante para esta ação é o desejo de ressaltar a história do Bairro Lagoa do Mato e a preservação do meio ambiente, uma vez que as novas gerações só têm conhecimento através do poema de Antonio Francisco. 

Desta forma se deseja o fortalecimento das culturas tradicionais através deste bloco com a finalidade de despertar a comunidade para um olhar da cultura da paz e o anseio de diversão saudável onde não haja margem para o preconceito, valorizando o potencial transformador para o turismo e a organização comunitária. A ação envolve educadores, artistas agentes comunitários. Visando fortalecimento da cultura, folguedos da nossa cidade. A informação foi de Lenilda Santos, uma das batalhadoras culturais desta cidade.

Construção do Albergue avança

Está bastante avançada a construção do Albergue de Mossoró, obra de resposabilidade do Centro Social Francisco Dantas - CSFD, no bairro Aeroporto. O primeiro bloco já está erguido e faltando apenas a parte de acabamento e o segundo bloco já está a meia parede. Para que isso fosse possível, a doação de 250 sacos de cimento pela fábrica de cimento Itapetinga (cimento Nassau), do Grupo João Santos, foi primordial.

O albergue vai atender a acompanhantes de pacientes hospitalares que chegam diariamente à Mossoró, vindo das cidades circunvinzinhas a procura de atendimento médico-hospitalar na cidade, que é polo nessa região. Passam por Mossoró, conforme pesquisa realizada pela direção da Instituição, cerca de 1800 pessoas/ano. A unidade mais procurada é o Hospital Regional Tarcísio Maia e por isso a localização do albergue é estratégica, tendo em vista que fica a apenas 5 minutos a pé daquele estabelecimento hospitalar e também a apenas 5 minutos da Estação Rodoviária da cidade.

A construção também contou com outras doações, que adquiriram material de construção e mandaram entregar anonimamente na Rua Sebastião Saraiva, 42 - bairro Aeroporto, onde fica a sede do CSFD e local da obra do albergue. Novas doações são aguardadas, especialmente de material de acabamento para a finalização do primeiro bloco, a fim de que possa ser colocado em funcionamento. A instituição lembra que não aceita doações em dinheiro, apenas material para a construção.

Uma nova sede

O novo presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Claudionor dos Santos, começa sua gestão como todos os outros presidentes anteriores, afirmando que lutará pela construção de uma nova sede para o legislativo mossoroense. Esse pleito será levado à prefeita Fafá Rosado e depénderá apenas dela, liberar ou não a verba necessária para a construção. Portanto, vai depender muito do entendimento do Poder Legistaltivo com o executivo.

A Câmara Municipal de Mossoró paga aluguel há muitos anos e mesmo com a redução do número de vereadores de 21 para apenas 13 cadeiras, não fez uso das verbas que recebeu mensalmente para decretar o fim do aluguel, muito pelo contrário, com a redução foi feita uma equação muito simples, dividindo-se o valor recebido mensalmente pelo número 13, aumentando o "salário" dos edis, o que significa que não aconteceu nenhuma economia para a cidade o ato de redução da representatividade.

Dia 21 de Janeiro

- Dia Mundial da Religião
- Entra em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro (1998)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

14 anos de e-business no Brasil

Em outubro de 2009 o e-business completará no Brasil 14 anos de existência e a pergunta sobre a segurança nesse tipo de comércio via internet ainda paira no ar. O consumidor ainda não entrou de cabeça nessa modalidade comercial, exatamente, porque ainda lhe restam dúvidas sobre a possibilidade de fraudes on-line.

A legislação já sofreu algumas atualizações, mas mesmo assim as fraudes são bem presentes e possíveis de acontecerem, especialmente se os internautas não tomarem alguns cuidados na escolha dos "estabelecimentos comerciais", tais como o cuidado em verificar a existência de endereço fixo da empresa, telefone fixo para contatos (que podem, inclusive, serem usados para a verificação da possibilidade de fraude).

Além disso, existem os cuidados na verificação se o site é criptografado ou não, e isso é possível, olhando a existência de um pequeno cadeado na barra do endereço. As vezes a segurança é deixada de lado e além da perda dos valores usados naquela transação, existe também a possibilidade de uso indevido do número do cartão de crédito para transações não autorizadas e essa é a provável perda maior, pois fraudadores não tem pena de suas vítimas.

Outros fatores são passíveis de verificação em fraudes on-line, como erros ortográficos no site, que também são uma grande possibilidade de identificação de fraudadores, tendo em vista que eles não se preocupam em manter uma boa imagem perante o cliente e se esquecem de uma boa revisão no português das suas ofertas. O comércio via internet tem crescido assustadoramente e é por isso que vem sendo usado para algumas fraudes.Todos os cuidados devem tomados e assim, quem quiser comprar no e-business, poderá fazê-lo com maior satisfação e segurança.