sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Milton Marques tenta reeleição

O reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros, deverá se colocar a disposição da comunidade universitária para continuar decidindo os rumos da Instituição por mais quatro anos. Essa tendência foi declarada em almoço de confraternização com os membros da CEPE - Comissão Executiva  do Processo Estatuinte, ocorrido no Hotel Sabino.

Cai a paridade na UERN

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mudou o sistema de composição da Assembléia Estatuinte que irá determinar o novo Estatuto daquela Instituição de Ensino Superior. Recentemente havia sido aprovado naquele mesmo colegiado o sistema paritário e um grupo de professores receosos de perderem o poder, entraram com recurso, mas não conseguiram reimplantar o sistema 70 x 15 x 15, vigente anterior a paridade.

A reunião do colegiado começou por volta da 9 horas e se estendeu em discussões até às 18 horas, quando finalmente foi aprovado o sistema de composição da assembléia em 50 x 25 x 25, sendo o percentual maior para os professores e os outros dois índices para os segmentos discente e técnico administrativo. A paridade mantinha o mesmo peso para os três segmentos, como já acontece em 23 IES federais.

Na mesma reunião também foi prorrogado o prazo para o término da Estatuinte, que acontecerá, agora, até uma data antes da posse no reitor eleito no próximo pleito. As datas serão definidas em reunião da Comissão Executiva da Estatuinte, que acontecerá após o recesso que terminará em 22 de janeiro. 

Ao que tudo indica, há uma forte tendência para que a composição da Assembléia Estatuinte passe a ser de 110 professores (como era anteriormente), e a participação dos estudantes e técnicos administrativos seja reduzida para 55 membros para cada um desses segmentos. Essa definição apenas acontecerá apenas ao final do recesso.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Desvalorização

Credita-se a falta de quadros no agrupamento político da prefeita Fafá Rosado, a desvalorização imposta por ela a determinadas categorias com relação as suas indicações e podemos citar o exemplo da pasta de Comunicação Social, que será ocupada por um contador.

Mossoró já conta com o curso de Comunicação Social da UERN e mesmo com o universo dos profissionais existentes na cidade, mais os que já se formaram em Mossoró (uma turma de comunicação já colou grau) e os professores do próprio curso, não foi encontrado pela prefeita um nome sequer que pudesse atender aos critérios elencados pelo grupo político da prefeita para ocupar um cargo essencialmente técnico. Essa é uma das improvizações que poderá dar certo, mas depende muito de sorte e muitas circunstâncias.

A prefeita estará contando na Secretaria de Comunicação (se é que doravante poderemos chamá-la assim!) com o contador Ivanaldo Fernandes já a partir de janeiro de 2009. Os problemas e meandros da comunicação deverão ser resolvidos com o olhar técnico do contador. Nada que possa macular a imagem do profissional escolhido, contudo isso tudo representa uma clara desvalorização para os profissionais de Comunicação Social de Mossoró.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Prefeita anuncia a nova equipe

Com algumas novidades, mas a maioria dos nomes oriundos da atual equipe, a prefeita Fafá Rosado anunciou há pouco os nomes que da sua equipe no novo mandato que assume em janeiro.
Percebe-se claramente a falta de quadros no grupo da prefeita, com algumas improvisações e ainda alguns nomes que assumirão interinamente, talvez motivados pela indefinição do nome convidado. Outro fato que ficou bastante claro na nova equipe, é a tentativa de imprimir uma relação direta com o nome da prefeita e distanciamento da identificação que a equipe atual tem com o nome da ex-prefeita e atual senadora Rosalba Ciarlini Rosado.

Eis os nomes anunciados:

Chefia de Gabinete, Gustavo Rosado;
Administração do Gabinete Civil, Edna Paiva;
Comunicação,
Ivanaldo Fernandes (contador e atual web-designer da pasta);
Procuradoria, José Anselmo;
Cidadania, Francisco Carlos Carvalho;
Controladoria, Noguchi Rosado;
Controladoria-adjunta, Fátima Marques;
Administração, Manoel Bizerra;
Planejamento, Francisco Canindé Maia;
Educação,
Ieda Chaves (dizem que é interina);
Juventude, Esporte e Lazer, Lupércio Luiz;
Saúde, Jaqueline Amaral;
Desenvolvimento Social,
Fernanda Kalina (outra interina);
Cultura, Klézia
Barreto;
FUNGER,
Izabel Montenegro - PMDB (vereadora não-reeleita);
Tributação, Ubiracy Assunção;
Desenvolvimento Econômico, Nilson Brasil;
Indústria e Comércio, Sílvio Mendes Júnior;
Agricultura,
Edson Oliveira;
Desenvolvimento Territorial, Kátia Pinto;
Desenvolvimento Urbano,
Alexandre Lopes(outro interino);
Gerência Ambiental, Mairton França;
Serviços Urbanos, Alex Moacir;
Transportes,
Walter Pedro da Silva;
Defesa Social, Álber da Nóbrega;
Guarda Civil,
Osnildo Morais - PSL (vereador não-reeleito).

domingo, 14 de dezembro de 2008

À PARIDADE OU O RETROCESSO

A próxima reunião do CONSUNI- Conselho Universitário, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, acontecerá no próximo dia 18 de dezembro, para definir de uma vez por todas, qual o sistema de votação que deverá ser adotado na Assembléia Estatuinte que aprovará o novo Estatuto daquela Instituição de ensino Superior.

A convocação já foi feita pelo reitor, prof. Milton Marques, que convocou os conselheiros para tomar essa decisão no penúltimo dia, pois o ano letivo da universidade estará terminando no dia 19 e correria o risco de um esvaziamento do colegiado, caso a convocação viesse a ser realizada fora desta data.

O processo estatuinte da UERN tem passado por alguns momentos de instabilidade, tendo em vista que um grupo de professores, doutores, insatisfeitos com os rumos que as discussões estão tomando, insistem em impor os seus pensamentos e ideologias, mesmo contra as decisões do próprio colegiado maior da instituição.

Esse grupo quer impor a volta do voto proporcional com o sistema de 70 x 15 x 15, sendo o valor de 70 por cento para os professores, dando continuidade a uma ditadura docente que impera desde 1996, quando saiu a nova LDB que determinou esse percentual para a constituição de conselhos e comissões. Eles entendem que o mesmo percentual deve ser usado também para os processos de escolhas dos dirigentes.

Após a aprovação do voto paritário pelo CONSUNI, esse grupo de professores, insatisfeitos com possibilidade da perda do poder, entrou com um recurso e o tema voltará a ser discutido novamento no colegiado, criando um clima de instabilidade no processo estatuinte, que deverá afetar e muito a qualidade do seu resultado final.

Projeto tem encerramento

O Projeto Integridade Ambiental, que foi aprovado no ano passado através do programa Petrobras Ambiental, pelo Fundação Guimarães Duque, UERN e UFERSA, estárá encerrando as suas atividades no próximo dia 18 de dezembro. O projeto, que tinha como objetivo a realização de monitoramento, educação ambiental e atividades de intervenção com a recuperação da mata ciliar na bacia do Rio Apodi/Mossoró, deverá divulgar um relatório das suas atividades e os resultados obtidos.

A professora do Departamento de Química, Suely Castro, era quem estava coordenando o Projeto Integridade Ambiental na bacia do Rio Apodi/Mossoró e quem coordenou as atividades de monitoramento, com as análises da qualidade da água em vários trechos do Rio Apodi/Mossoró, bem como as atividades de intervenção com a plantação de várias mudas nativas nas margens do rio. Vamos aguardar os resultados a serem divulgados no próximo dia 18 de dezembro.