sexta-feira, 10 de abril de 2009

Deficiência na UPA - Santo Antônio

A última quinta-feira, dia 09 de abril, a UPA - Unidade de Pronto Atendimento, do Bairro Santo Antônio, esteve em crise, quando em plena chuva noturna, uma leva de pessoas com os mais diversos problemas de saúde procuraram aquela unidade e lá estava apenas um profissional médico que não conseguia dar vazão ao atendimento e o número de pessoas ia se acumulando na recepção, sem nenhuma solução para os seus problemas.

O médico atendia uma ou duas pessoas e se ausentava para, segundo ele, verificar o estado de saúde de pacientes acomodados nos leitos da unidade. O número de pacientes ia se acumulando, pois enquanto dois eram atendidos, chegava cerca de cinco outros procurando atendimento. Não conseguimos uma explicação, junto aos funcionários, para a presença de apenas um profissional médico para tantos pacientes. A situação não se complicava mais porque alguns pacientes começaram a desistir.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Gustavo deixa Chefia de Gabinete?

O blogueiro Carlos Santos prevê mudanças na equipe da prefeita Fafá Rosado, ao completar 100 dias da atual gestão. Segundo Carlos, a chefia de gabinete passaria para o atual secretario da cidadania, Francisco Carlos de Carvalho, que por sua vez, seria substituído pelo ex-secretário estadual, Marcelo Rosado. O atual Chefe de Gabinete ficaria livre para articular a formação do agrupamento político da prefeita Fafá Rosado, que hoje é apenas um apêndice do grupo de Carlos Augusto Rosado.

A missão de Gustavo Rosado não será nada fácil, tendo em vista que um grupo político não nasce da noite para o dia e carece, não apenas de liderados, mas principalmente de novas lideranças que possam alicerçar o caminho para a conquista de novos mandatos eletivos, pois um grupo político não sobrevive apenas de "belos nomes", mas de cargos e especialmente de poder. Uma nova estratégia de marketing deverá ser utilizada por Gustavo Rosado, pois a "redoma de vidro", onde muitos se encontram não é a melhor técnica de marketing do novo grupo.

A indicação de Francisco Carlos para a Chefia de Gabinete, levando-se em consideração apenas a sua competência, será um erro de estratégia, tendo em vista que o cargo é eminentemente político e necessita de alguém com essas característica para intermediar os contatos com a prefeita, a quem cabe o fechamento de conquistas para novos participantes do grupo. Vamos aguardar os próximos passos do atual Chefe de Gabinete, Gustavo Rosado.


quarta-feira, 8 de abril de 2009

Congresso discute terrenos da União

Os empresários de turismo que tem seus negócios situados na faixa denominada "terreno de marinha" estão de olho em Brasília, mas especificamente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, que votará a legalidade da Proposta de Emenda Constitucional nº 53, de 2007, que prevê a extinção dos terrenos de marinha e das taxas por eles originadas, que datam do Brasil Império.

Os terrenos de marinha existem desde 1831 e surgiram a título de estabelecer em seu domínio uma linha considerada estratégica, ante eventuais investidas contra a costa brasileira. Ao mesmo tempo, passou a cobrar dos imóveis localizados nessas faixas que, além de manter as taxas, aumentou mais e mais os valores exigidos de quem ocupa apartamentos, casas e terrenos na faixa pertencente à União.

Pela proposta, os imóveis de propriedade da União serão mantidos em seu poder, assim como aqueles dos Estados e municípios. Mas os particulares - empresas e pessoas físicas - receberão a titularidade dos terrenos. Dentro da proposta, só vai ter direito a transferência quem não tem débito em aberto.

Leste Oeste tem trânsito complicado

O inconveniente resultante de obras públicas sempre existirá, mas é dever de todo administrador dessas obras tentar ao máximo a redução dos fatores que incomodam ou mesmo que atravancam o trânsito. O que está acontecendo na Avenida Leste Oeste, onde está sendo feita a reforma de uma ponte, é uma desorganização total, mesmo percebendo que existe uma boa intenção por trás.


Decidir por fluxos em determinados horários apenas em um sentido ficou complicado, porque a divulgação desses horários não foi bem feita. Seria mais interessante que se determinasse, logo, apenas um sentido em todos os horários, ficando para a Avenida Presidente Dutra o tráfego no outro sentido. É preciso repensar a organização do trânsito na Avenida Leste Oeste até que as obras da ponte estejam concluídas no prazo de três meses.

Crédito: respeito ao meio ambiente dará prioridade

Empresas e empreendimentos brasileiros que dependem de financiamento bancário para desenvolver suas atividades econômicas terão, a partir de agora, que comprovar que estão empenhadas em desenvolver políticas socioambientais. A exigência está contida no Protocolo de Intenções Socioambientais assinado hoje entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Fábio Colletti Barbosa.

O documento é composto por mais de dez princípios e diretrizes dos já contidos no Protocolo Verde (documento firmado pelos bancos em 1995). A adesão dos bancos privados ao pacto socioambiental amplia para sete o número de pactos multissetoriais assinados no último ano entre o MMA e setores produtivos com a intenção de promover a proteção ao meio ambiente. Entre eles, o pacto com os bancos públicos que suspenderam a liberação de crédito para empreendimentos sustentáveis.

O ministro do Meio Ambiente considerou o fato de os bancos incorporarem, formalmente, o critério socioambiental em seus empréstimos como um sinal de tempos histórico. Ele explicou que há cerca de 20 anos quem lutava pelo meio ambiente jamais imaginaria assinar um protocolo para defesa do meio ambiente com bancos, que tinham imagem de só se preocuparem com o lucro.

“Desenvolvimento e Meio Ambiente não são excludentes”, afirmou o presidente da Febraban. Ele afirmou estar ciente da importância da participação dos bancos na conservação dos recursos naturais, em função da grande rede de relacionamento que estas instituições mantêm com toda a sociedade.

O gerente do Departamento de Economia do MMA, Shigueo Shiki, destacou o oferecimento de linhas de financiamento e programas que fomentem o uso sustentável do meio ambiente; a consideração dos impactos e custos socioambientais na gestão de seus ativos e nas análises de risco de projetos e a questão da transparência, criando indicadores para a disponibilização de informações sobre o processo.

Acordos - O acordo assinado com os bancos privados eleva para sete o número de compromissos até agora assinados pelo governo federal e o setor produtivo na proteção e conservação dos recursos naturais.

O primeiro foi com o setor da soja para que não comercializassem a mercadoria oriunda de áreas desflorestadas dentro do bioma amazônico. O segundo foi com o setor madeireiro pela madeira sustentável.

Foi firmado, ainda, um acordo com os empresários, que se comprometeram a comercializar apenas produtos que, em seus processos de fabricação, garantam o cumprimento de direitos sociais e preservação dos recursos naturais. Outros pactos foram realizados com os setores da mineração e com os exportadores de carne.

terça-feira, 7 de abril de 2009

HOJE É DIA DO JORNALISTA

O Dia Nacional do Jornalista é comemorado em 7 de abril, dia da Fundação da Associação Brasileira de Imprensa, no ano de 1908. Outro fato contribuiu para a definição da data: uma homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830, o movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, por conta desse acontecimento a ABI institui como o Dia do Jornalista.

"NORDESTE DANADO" CHEGA A ASSU

Depois de Upanema e Macau, agora é a vez dos assuenses prestigiaram o sucesso do espetáculo ‘Deus Danado’, montado pelos atores mossoroenses da Companhia A Máscara de Teatro. Os atores Tony Silva, Damásio Costa, Jeyzon Leonardo e Luciana Duarte, sobem ao palco do teatro XXXX, em Assu, na próxima segunda-feira, 6 de abril, na terceira apresentação do projeto ‘Nordeste Danado’.


A iniciativa é financiada pelo Programa Banco do Nordeste (BNB) de Cultura 2009, e está levando o espetáculo do grupo cultural mossoroense a 10 municípios do interior do Rio Grande do Norte, numa estratégia de interiorização da cultura nordestina.Dirigida por Marcelo Flecha e baseada no texto do potiguar João Denys, “Deus Danado” é uma peça que interpreta a tragédia tipicamente nordestina.


A história de dois personagens – Teodoro e Luiz – que atravessam 13 jornadas cavando um buraco onde acreditam estar escondida uma botija com ouro, remete ao drama do sertanejo que, cercado pelas dificuldades do sertão, passa a vida inteira na esperança de uma vida melhor, ‘cavando’, todos os dias, um pouco do buraco onde acredita estar a sua felicidade.No processo de busca pela botija os dois personagens vivem dilemas e conflitos entre si, revelando a cegueira que o desejo pelo poder pode causar.


Ela gera o bicho que guiado pelo ódio e desamor não é capaz de perceber a grande virtude do ser. A seca agora não rasga a terra, mas sangra a sociabilidade do homem que já não tem esperança.No palco os atores se revezam entre atuação e técnica. Quando os dois personagens são representados pelos atores Tony Silva e Damásio Costa, a técnica do espetáculo é comandada por Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo. Em outros dias os papéis se invertem.


De acordo com Damásio Costa a experiência de levar arte ao interior do Estado tem sido gratificante. “Estamos tendo uma recepção muito boa por onde estamos passando com a peça. Isso é importante porque cria no povo o gosto pela arte, pelo teatro”, ressalta.Com esse espetáculo a Cia A Máscara de Teatro já fez belas apresentações em São Luís/MA, Imperatriz/MA, Curitiba/PR e São Paulo/SP.Em São Paulo, a apresentação aconteceu no Sesc da Avenida Paulista e arrancou críticas interessantes de jornalistas especializados em cultura, da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal Agora e da Revista Bravo!


A COMPANHIA - A Cia A Máscara de Teatro surgiu em 1999 e é formada por atores veteranos que faziam parte de outros grupos teatrais mossoroenses. A idéia de criação da Companhia surgiu após um convite da Petrobras para que alguns dos que hoje fazem parte da Cia realizassem uma esquete educativa sobre segurança e prevenção do trabalho.


O primeiro texto montado pelo grupo foi o infantil “A viagem de um barquinho” de Sílvia Ortof.Logo depois o grupo passou a conceber um trabalho mais clássico, tomando como base a tragédia grega de Eurípides, “Medéia”. Nesse espetáculo a direção ficou por conta do diretor Marcelo Flecha. Uma parceria que anos depois resultou na montagem de “Deus Danado”, baseado no texto do potiguar João Denys. Hoje a Cia é formada pelos atores Damásio Costa, Tony Silva, Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo.


Paralelo aos espetáculos de repertório, a Companhia participa de espetáculos já consagrados no calendário cultural do Estado, como Oratório de Santa Luzia, Chuva de Bala no País e Mossoró e Auto da Liberdade.


Serviço

Projeto: “Nordeste Danado”

Espetáculo: Deus Danado

Texto: João Denys

Direção: Marcelo Flecha

Duração: 70 minutos

Grupo: CIA. A Máscara de Teatro – Mossoró/RN

domingo, 5 de abril de 2009

Árvore provoca insegurança?

A Caixa Econômica Federal pretende encontrar uma saída para cortar a imensa árvore que fica localizada em frente a sua sede na Rua Cel. Gurgel. A alegação é de que a sombra do vegetal é um chama para bandidos. Uma desculpa totalmente sem lógica, tendo em vista que o que os bandidos querem, na verdade, é dinheiro, coisa que existe muito por alí.

Seria inconcebível um Conselho de Meio Ambiente aprovar uma solicitação dessa, numa cidade onde falta arborização e o cllima oscila entre 30 a 42 graus célcius de temperatura, especialmente no verão e onde as pessoas precisam de mais arborização para amenizar essa temperatura. O Conselho foi unânime em recusar a solicitação, mas a CEF foi elogiada pela sua iniciativa de solicitar ao órgão responsável pelo meio ambiente na cidade, o corte da árvore.

O assunto arborização está sendo tratado de forma especial pelo CONDEMA, que nomeiou na reunião anterior, uma comissão especial para determinar uma política para a cidade, incluindo aí, multas pesadas para aqueles que venha a cortar árvores sem a autorização do órgão.

Conferências em Mossoró

Na última sexta-feira, dia 03/04, aconteceu na sede da Gerência Executiva de Gestão Ambiental, do município de Mossoró, a reunião mensal do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONDEMA, onde foi proposta a criação da comissão organizadora da Conferência Municipal sobre Poluição Sonora e indicação de membro para compor a comissão da  II Conferencia Municipal Educação Ambiental. Voltaremos, depois, com mais informações sobre estes dois eventos.