sábado, 13 de dezembro de 2008

Uma luta intestina

Atualmente a UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, vem presenciando uma luta interna que determinará o seu perfil no meio universitário, não apenas do Estado, mas de todo o território nacional, tendo em vista que o CONSUNI da instituição resolveu dar um passo adiante e determinar o sistema de voto paritário, no qual todos os segmentos tem o mesmo peso, para a realização da Assembléia Estatuinte que definirá um novo estatuto para a universidade.

Essa decisão do Conselho Superior da UERN não agradou àqueles professores acostumados a se manterem no poder, angariando cargos e com isso, ganhando sempre mais que os outros. Esse grupo está fazendo um movimento com a circulação de um manifesto através do correio virtual, no qual afirma que a decisão não foi nada democrática. 

Eu fico perguntando aos "meus botões" o que realmente esse grupo considera democrático, pois o sistema que eles defendem, garante a supremacia dos professores através de um valor percentual de 70 por cento, ficando apenas 15 por cento para técnicos administrativos e 15 por cento para o corpo discente. Um pensamento não muito diferente do que pensava Hitler ao considerar a "raça" ariana superior às demais.

Com esse percentual de 70 por cento, as campanhas para escolha do Reitor da UERN sempre se concentraram nas mãos dos professores, tendo em vista que era completamente desnecessária qualquer participação dos outros segmentos. Os professores se bastavam para decidir os rumos da instituição e aos outros dois segmentos restavam apenas aceitar os resultaldos.

No Brasil, 23 universidades federais já adotam o sistema paritário e algumas já realizaram os processos de escolha dos seus dirigentes que, inclusive, já foram nomeados pelo Presidente da República, sem nenhuma contestação. Afirmar que a LDB obriga as universidades a decidirem os seus destinos através do sistema proporcional, seria desconhecer que a Constituição Federal, em vigor desde 1988, determina autonomia administrativa, didática e pedagógica para as Instituições de Ensino Superior.

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