sábado, 4 de julho de 2009

Mossoró poderá ganhar unidade de conservação

A Fundação Chico Mendes encaminhou para o Ministério do Meio Ambiente - MMA, um projeto de transformação da área legal do Assentamento Eldorado de Carajás, antiga Maisa, em um Parque Nacional de Preservação do Meio Ambiente. A área mede 4 mil hectares e foi recebida pelos técnicos do governo federal como viável, recebendo, inclusive, uma proposta de aumento da área para 8 mil hectares com a aquisição de uma grande propriedade vizinha.


A aceitação do projeto pelos técnicos do MMA deveu-se a justificativa muito bem elaborada, dando conta da existência de uma flora nativa muito bem preservada, por ser uma área virgem que nunca foi explorada pela ex-empresa de fruticultura Maisa e principalmente pela existência de mais de 50 cavernas e apenas quatro delas foram estudadas e catalogadas. O novo parque será criado em áreas territoriais dos municípios de Mossoró e Baraúna.


O projeto deverá seguir um trâmite burocrático para ser oficializado, tendo em vista que será refeito pelos técnicos do Ministério do Meio Ambiente e depois de concluído, encaminhado para a Presidência da República e em seguida, seguirá até o Congresso Nacional, onde será apreciado e, sendo aprovado, volta para ser sancionado pelo presidente Lula da Silva.


PARQUE – Darci Gomes, chefe do escritório da Fundação Chico Mendes, em Mossoró, explicou que o tipo de unidade de conservação escolhido foi parque pelo perfil da cidade de Mossoró, que tem a presença de uma universidade federal, uma estadual e uma privada, além de várias faculdades particulares e isso permitirá o uso da área para o desenvolvimento de pesquisas, além da necessidade de preservação das cavernas e da vegetação nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.