terça-feira, 27 de outubro de 2009

SINTAUERN responde a nota de repúdio da ADUERN

Ofício nº 027/2009                                                  Mossoró-RN, 26 de outubro de 2009. 

A Associação dos Docentes da UERN – ADUERN 

N e s t a 

Senhor Presidente 

A Diretoria do SINTAUERN vem posicionar-se acerca de Nota de Esclarecimento veiculada no SITE dessa Associação a qual faz severas criticas ao posicionamento de nossa Presidente quando da realização da Assembléia Estatuinte em 17/10/2009: 

1 – A Servidora Rita de Cássia Vidal de Negreiros atua nos trabalhos da Estatuinte como representante dos servidores Técnico Administrativos da UERN, com o dever de defender os interesses da categoria que representa, o que tem feito com brilhantismo e competência; 

2 – Nossa posição em relação à modificação do Art. 20 do Estatuto da UERN, em que se propõe retirar o direito do voto aos servidores com contrato em caráter provisório, é contrária sim, haja vista ser esse um direito já consagrado através de Resolução do CONSUNI e adotado por este Sindicato após deliberação em Assembléia da categoria; 

3 – Quanto à acusação de obstrução dos trabalhos, através do esvaziamento da Assembléia, queremos esclarecer que este se deu não pela interferência pessoal da servidora Rita de Cássia, mas sim por uma reação natural de alguns servidores técnicos presentes, quando se viram tolhidos em seus direitos por uma decisão minoritária; 

4 – A Nota veiculada faz menção ao Livre Arbítrio, como se a postura dos servidores em retirar-se não fosse legitima. Cita que esta se trata de viés autoritário, arrogante e antidemocrático. Talvez fosse o momento do grupo minoritário que dirige a ADUERN repensar esses conceitos, que consideramos retrógrados, pois autoritário, arrogante e antidemocrático é o fato de uma minoria querer impor sua vontade em detrimento da maioria, que democraticamente utilizou meios legítimos para fazer valer sua posição. 

Queremos lembrar que nosso papel é, antes de tudo, defender com coerência os interesses dos nossos sócios – Servidores Técnico Administrativos, o que, sob nossa ótica só fortalece a Instituição da qual somos parte, entendemos ainda que todos os segmentos representativos das categorias que compõem a UERN (ADUERN, DCE E SINTAUERN), precisam e devem caminhar unidas para atingir esse objetivo. 

Atenciosamente 

Sérgio Luiz Lobato 

VICE PRESIDENTE 

2 comentários:

  1. Não interessa a ninguém essa querela entra os dois sindicatos. O foco é outro: os dois seguimentos tem muito em comum e deve ter sua atenção voltada para isso. Só para citar um exemplo, em abril acaba nosso acordo salarial com o governo, e depois? Nosso relacionamento com a Unimed, não precisamos discutí-lo? Nossas condições de trabalhos, com os freqüentes assaltos a professores e motoristas que viajam para os núcleos, dentre outros. São pontos sobre os quais nossos colegas presidentes precisam conversar. Esse assunto da interrupção da Assembléia já deu o que tinha de dá, vamos partir para outra.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, prof. Zé Ronaldo, esse não é o pensamento da categoria, tendo em vista que a diretoria do Sintauern soltou esse ofício (sic) sem o respaldo de uma assembléia. Todos nós sabemos que o sindicato representa os direitos dos seus sindicalizados, mas assuntos polêmicos como esse, no qual estão envolvidos os próprios diretores, não podem ser resoslvidos por decisão simples da diretoria. A categoria teria que ser consultada e em concordando, teria que aprovar também o teor de uma nota, que significaria, então, o pensamento de todo o segmento.

    ResponderExcluir

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.