terça-feira, 28 de setembro de 2010

Em pleno Auto da Liberdade, um ato contra a liberdade


O profissionalismo, a competência e o brilhantismo de muitos, as vezes é ofuscado pela incompetência de apenas uma pessoa. Estive ontem no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e fui surpreendido pela proibição do uso de minha câmera fotográfica, sob a alegação de que não era permitido o uso de nenhum equipamento dentro do teatro durante a apresentação do Auto da Liberdade.

Não sei quem foi o ditador que impôs tal decisão ou se essa decisão era dirigida apenas à minha pessoa, pois estava claro o uso de muitas câmeras, inclusive com flash’s sendo disparados, o que, convenhamos, é um absurdo dentro de um teatro e, certamente, deve ser proibido. Contudo, esse não foi o meu caso, pois havia acabado de tirar a câmera da bolsa e estava ajustando-a exatamente para o uso sem flash quando fui surpreendido pela tal proibição.

Nem o argumento de que sou jornalista profissional e que estava ali para registrar imagens como profissional e que, além disso, tenho uma filha no elenco do espetáculo, foi suficiente para ser “anistiado” da proibição, apesar de estar vendo o disparo de tantos flash’s que não mereceram nenhuma atenção por parte do cuidadoso fiscal. Como protesto silencioso, retirei-me da casa de espetáculo onde, exatamente, se faz uma saudação à liberdade e onde, por mais incrível que possa parecer, fui tolhido exatamente na minha liberdade de atuar profissionalmente.

Não acuso ninguém da prática de tal ato, pois o Auto da “Liberdade” estava no seu início e não deu para identificar, pela escuridão momentânea, o portador do “tolhimento” da minha liberdade, mas aguardo um posicionamento público por parte da Prefeitura de Mossoró, especialmente da Gerência da Cultura, para que eu não venha a pensar que existe apoio a tal decisão que me obrigou a substituir o elogio ao trabalho de direção do João Marcelino e de todo o elenco no Auto da Liberdade, que gostaria de publicar neste espaço, por uma crítica a um ato contra a liberdade.

Ivanaldo Xavier
Jornalista profissional

2 comentários:

  1. acredito q houve um erro de comunicação da pessoa q falou isso a vc, pois antes do inicio do espetaculo o q eles dizem é que nao pode usar cameras com flash, e eu mesma, varias noites tirei fotos sem flash e nao fui supreendida..é o famoso despreparo das pessoas ao dar uma comunicação.
    priscilladgois@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Priscilla, eu mesmo afirmo isso no texto, mas não acho que isente o Poder Público Municipal ou quem quer que esteja à frente da gestão do espetáculo, tendo em vista que essas pessoas são escolhidas e gerenciadas por eles. Se são despreparadas é outra história e isso não isenta ninguém da culpa, muito pelo contrário. Quanto ao uso do flash, eu sei disso e por isso argumentei para poder trabalhar profissionalmente e mesmo assim não fui atendido. Acho que merece ser apurado, apesar disso tudo, pois mereço um esclarecimento ou o peso da dúvida permanecerá!

    ResponderExcluir

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.