sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Tacógrafo digital é desenvolvido com recursos liberados pela Finep


Considerada uma das médias empresas que mais crescem no Brasil, a mineira Seva, com sede em Contagem (MG), nos faz crer que um dos caminhos para o sucesso passa necessariamente pela inovação. A empresa soube aproveitar o apoio de mais de R$ 2,5 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) para transformar uma ideia - o tacógrafo digital - em um espaço de oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos.

Tacógrafo - Para quem nunca passou do banco de carona de um carro - é o aparelho medidor de tempo e velocidade que acompanha veículos que carregam mais de oito passageiros ou 4,5 mil quilos de carga. Seu formato clássico analógico é o de uma peça grande, com trejeito de velocímetro, acompanhado de um disco-diagrama. "Nosso aparelho (SVT 3000) elimina o disco, já que funciona de maneira digital", explica o presidente da Seva, o engenheiro João Luiz Neves.

A tecnologia da empresa permite a aferição de quaisquer dados, seja o monitoramento de velocidade, freio e embreagem, até a temperatura de motor, entre outros. As informações ficam guardadas segundo a segundo. As versões mais complexas possibilitam até mesmo a comunicação via rede de telefonia móvel.

"O condutor pega o cartão de motorista, insere no equipamento, se identifica e dirige. Depois do serviço realizado, deixa o volante e vai embora", explica João Marcelo Ratis, engenheiro da Seva.

Ao final do dia, todas as informações sobre os veículos são descarregadas no computador da empresa. O equipamento possui ainda entrada de softwares que geram relatórios, permitindo ao empregador, por exemplo, saber quem são os melhores e os piores condutores, além dos casos de infração que forem cometidos.

Fonte: Ascom Finep

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.