terça-feira, 22 de março de 2011

Ministros abrem espaço para participação da SBPC


Reunidos com a Diretoria e o Conselho da SBPC, em Brasília, na sexta-feira (18), os ministros da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, da Educação, Fernando Haddad, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o secretário de C&T do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, que representou o ministro Alexandre Padilha, foram unânimes em afirmar haver o maior interesse para que a entidade se torne participante nas questões de política científica e tecnológica do governo. 

 A presença deles também é vista como uma demonstração da importância e da credibilidade da SBPC perante o governo federal e a sociedade. Mostra ainda que o Brasil vem sendo conduzido por projetos de Estado, e não apenas de governo, o que motiva a instituição a atuar como parceira dos ministérios que atuam direta ou proximamente na área de ciência e tecnologia.

A avaliação é da presidente da entidade, Helena Nader, expressa no término dos encontros, que ocorreram por iniciativa da SBPC e contemplaram ministérios com atuação diretamente relacionada à ciência e à tecnologia.

"Foi emocionante ver quatro ministérios virem à SBPC para colocar seus projetos, explicar como estão atuando e nos desafiar para parcerias", disse Helena Nader. Ela considerou que são desafios diferentes de cada ministério, mas que há convergências entre alguns deles, como a retomada da área de pesquisa no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "Temos conhecimentos da atividade de pesquisa que nos habilitariam à interlocução com os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, com vistas a uma ação articulada para a realização de trabalhos científicos pelo Ibama", exemplificou.

A presidente da SBPC considerou como o principal resultado dos encontros a constatação de que os ministérios da C&T, Educação, Saúde e Meio Ambiente estão com uma agenda composta por projetos de Estado, e não apenas de governo. "O Brasil, finalmente, está sendo conduzido por projetos de Estado. Isso começou de forma embrionária no governo Fernando Henrique, avançou no governo Lula e agora indica que está ganhando plenitude no governo Dilma".

Diante dessa demonstração de maturidade política, concluiu Helena, "a SBPC se coloca como parceira" das pastas com os quais a entidade se reuniu. "Estamos num momento da vida nacional em que só espírito crítico na basta; precisamos também ser ativos na proposição de alternativas e meios para o Brasil crescer e toda sua população conquistar os requisitos para uma boa qualidade de vida"

Conselho indica seus candidatos

Na quinta-feira (17), também em Brasília, o Conselho da SBPC se reuniu com a Diretoria para indicar seus candidatos aos cargos da Diretoria e do Conselho para a eleição deste ano da entidade. O próximo passo é a confirmação e a aceitação dos candidatos indicados.

Na mesma ocasião, o Conselho reviu as atividades desenvolvidas pela Diretoria, e manifestou seu apoio à decisão de reintroduzir o "Programa Interlocução com o Congresso". Previsto para ser iniciado em junho próximo, o Programa consiste em ter um representante da entidade no Congresso Nacional para acompanhar as medidas de interesse da comunidade científica, e interceder sempre que for necessário.

O edital do Programa será lançado no próximo dia 25, pelo site da SBPC e pelo JC e-mail, para a seleção de um pesquisador que exercerá o cargo de representante.

Ainda na quarta (16) e quinta-feira (17), o Conselho da entidade e o Conselho Editorial (CE) do Jornal da Ciência debateram e analisaram o novo projeto gráfico para o JC.

Aprovada, a proposta gráfica passa agora por uma etapa de polimento e ajuste com base nas diversas sugestões apresentadas. Essa fase é tarefa do CE, que passa a ser integrado também por Sergio Bampi, da UFRGS, e Adalberto Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), ao lado dos já membros Alberto Passos Guimarães Filho, Ennio Candotti, Fernanda Sobral, José Roberto Ferreira e Lisbeth Cordani. O primeiro encontro do grupo está programado para o próximo dia 4 de abril.

Fonte: JC e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.