quarta-feira, 25 de março de 2009

Milton Marques vence na UERN

O atual reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros venceu o pleito de ontem na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com uma ampla vantagem. O seu vice, Aécio Cândido, também saiu vitorioso com uma pequena diferença de votos. De um eleitorado composto por 12.946 votos, compareceram as urnas apenas 5.912, o que representa um percentual de um pouco mais que 45 por cento, o que significa uma abstenção maior que 54 por cento, principalmente no segmento estudantil.


O reitor Milton Marques teve 3.632 votos, ficando com 65 por cento do total e o seu concorrente Gilton Sampaio obteve 1.989 votos, que representa 35 por cento dos votos válidos. O professor Aécio Cândido recebeu 2.977 votos, representando um percentual de 53% e o seu concorrente 2.648 sufrágios, ficando com 47 por cento. A maior abstenção do pleito ficou com os estudantes, que não demonstraram interesse pelo processo eleitoral. O segundo maior percentual de ausência nas urnas foi dos professores e os técnicos administrativos ficaram com a menor taxa de abstenção.


As eleições ocorreram com tranquilidade, tendo sido iniciada pontualmente às 08 horas da manhã do dia 24 de março e sendo encerrada às 22 horas. A última sessão a enviar a contagem dos seus votos para a Comissão Eleitoral, formada por professores, técnicos e aluno, foi a secção dos técnicos administrativos de Assu, quando o quadro geral já estava bem delineado, com o professor Aécio pegando a dianteira com 53 por cento dos votos válidos, não tendo mudado a situação percentual.

4 comentários:

  1. O número dos votos que você escreveu para cada candidato estão exageradamente errados. O candidato mais votado foi o vice da chapa de oposição, não é verdade? Por que você diz que Milton foi o mais votado? Corrija seus dados.

    ResponderExcluir
  2. O sistema adotado pela UERN é o proporcional. Os docentes tem o peso de 70 por cento dos votos, ficando os técnicos administrativos com 15 por cento e os alunos com apenas 15 por cento também, apesar de ser o segmento mais numeroso. O número dos votos sufragados em nome do candidato a vice-reitor da oposição, professor Dr. José Ronaldo Pereira da Silva, declaradamente contra o voto paritário, passa por uma fórmula matemática, transformando-o no seu valor percentual de apenas 15%. Ele foi incisivo na campanha contra os pesos iguais para todos os segmentos e agora poderia ter sido eleito,caso tivesse obtido maior número de votos e o sistema fosse paritário. Número de votos apenas, não vale como resultado final na UERN, especialmente se forem de técnicos e alunos. Quanto aos números, é melhor você (anônimo) rever suas fontes. Obrigado pela leitura do blog e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Maria das Graça30 março, 2009 21:14

    Seus números estão errados.
    Veja o que está publicado no site da UERN:

    http://www.uern.br/administracao/agecom.asp?menu=noticia&notid=1591
    DOCENTE
    REITOR:
    Milton Marques - 483 votos
    Gilton Sampaio - 260 votos

    VICE-REITOR:
    Aécio Cândido - 376 votos
    José Ronaldo - 371 votos

    SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

    REITOR:
    Milton Marques - 636 votos
    Gilton Sampaio - 75 votos

    VICE-REITOR:
    Aécio Cândido - 579 votos
    José Ronaldo - 124 votos

    ESTUDANTES

    REITOR:
    Milton Marques - 1.507 votos
    Gilton Sampaio - 2.586 votos

    VICE-REITOR:
    Aécio Cândido - 1.416 votos
    José Ronaldo - 2.643 votos

    Agora faça as contas.

    ResponderExcluir
  4. Os números que publiquei são os mesmos que estão na Ata Final de Apuração homologada hoje (31/03/2009) na reunião do Conselho Universitário - CONSUNI. Acontece que o anônimo (não sei porque não se identifica!) não está usando a fórmula para transformar esses números para o sistema proporcional.

    Portanto, meus números, que na verdade não são meus, mas do processo eleitoral, estão corretíssimos.

    ResponderExcluir

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.