sexta-feira, 13 de março de 2009

UERN sem urna eletrônica

A escolha para o próximo reitor da UERN acontecerá sem urna eletrônica. A decisão foi aprovada, por unanimidade, em reunião da Comissão Eleitoral que aconteceu por volta das 18 horas do dia 13 de março, no edifício Epílogo de Campos. Os motivos que levaram a Comissão Eleitoral a retornar à velha urna de lona foi um erro na escolha dos números dos candidatos. O professor Milton Marques, atual reitor da instituição, ficou com o número 99 e o vice, Aécio Cândido com o número 999 e as urnas eletrônicas não aceitam essa numeração.

A primeira proposta foi de mudança dos números, mas prevaleceu a idéia de que os números deveriam permanecer os mesmos e as urnas eletrônicas serem substituídas em sua totallidade pelas velhas urnas de lona, o que significará um retrocesso no sistema de votação, mas garantirá que não haverá nenhum prejuízo para os candidatos, tendo em vista que já havia posto na reunião um requerimento dos candidatos, prováveis prejudicados, solicitando que todos os números fossem mudados em nome do equilíbrio no pleito.

Neste caso, o único prejuízo decorrente dessa decisão será a celeridade da apuração, permitida pelas urnas eletrônicas, o que não acontece com a votação através de cédulas eleitorais, que terão de ser contadas uma-a-uma. O sistema de apuração continuará, segundo decisão anterior, para ser realizada pelos membros da mesa receptora dos votos e permitirá um atraso menor dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.