quarta-feira, 29 de abril de 2009

Universidades têm até 8 de maio para aderir ao Enem

O prazo para que as universidades federais informem ao Ministério da Educação sua forma de participação no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai até o dia 8 de maio. A informação foi divulgada no início da semana durante o seminário Acesso à Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade, realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. Ontem, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu o novo exame em reunião com os reitores.

Provas - As provas do novo exame serão aplicadas em outubro de 2009 em todo o Brasil. Depois do fim do prazo dado às instituições federais de ensino superior para que façam sua opção, caso participem do modelo, o MEC pretende elaborar um mapa das universidades participantes para organizar a aplicação da prova.

O novo Enem foi proposto pelo Ministério como forma de acesso ao ensino superior em substituição aos atuais vestibulares com o objetivo de testar a capacidade analítica dos candidatos, em vez de valorizar apenas a capacidade de decorar, que é mais cobrada no modelo atual.

Adesão - Depois de várias discussões com membros da Andifes, o MEC reformulou o modo de utilização inicialmente proposto para o exame. Agora, as universidades que quiserem aderir terão mais possibilidades.

“Não podemos colocar uma camisa de força no sistema e obrigar as universidades a adotar um vestibular unificado, mas o modelo proposto é muito flexível, com quatro possibilidades largas o suficiente para que as instituições possam aderir a pelo menos uma delas”, disse o ministro Fernando Haddad.

A primeira forma possível de adesão é usar o exame como fase única do vestibular. A segunda possibilidade é que a prova seja usada como primeira fase. As universidades podem, ainda, decidir pela utilização do novo Enem como fase única para as vagas remanescentes do vestibular ou como parte da seleção, combinado com o atual vestibular. Neste caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova da instituição.

Escolha - A escolha feita por cada uma das 55 universidades federais poderá ser revista a cada exame. Também é possível optar por mais de um modo de participação, de acordo com o curso pretendido pelo candidato: a mesma universidade poderá usar o Enem como única possibilidade de ingresso à maioria dos cursos e como primeira fase para cursos que exijam provas de aptidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.