segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

BB inova no patrocínio de pinturas 3D em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro





O Banco do Brasil convidou o artista plástico Eduardo Kobra para criar intervenções urbanas por meio de pinturas anamórficas (em três dimensões) com o tema “veja 2010 por outro ângulo” em homenagem às cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Três equipes de artistas coordenados por Kobra começaram no sábado, 26/12, a pintar os paineis simultaneamente, que serão finalizados dia 31/12.

As obras vão ficar em exposição até 10 de janeiro em pontos turísticos dessas três cidades: na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na Avenida Paulista, em São Paulo, e no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. A ação integra a campanha de final de ano do BB que entra no ar hoje, intitulada “2010 É do Brasil”.

Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulista. Esteve, com suas obras, no Museu do Louvre de 10 a 13/12, deste ano. Kobra desenvolveu no Brasil uma arte urbana suis generis a partir de técnicas de pixo e grafitti, característicos do movimento Hip Hop. As pinturas anamórficas permitem ao público interagir com a obra, já que criam a ilusão de um objeto real, com três dimensões.

Cada pintura terá aproximadamente 12 metros de comprimento e três metros de largura e será toda feita em giz, tintas solúveis em água e airbrush que não danificam o patrimônio público. Um totem indicará o ponto exato em que o ângulo entre a tela plana e o observador produz a máxima ilusão tridimensional.

O painel desenvolvido para o Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, vai retratar esculturas conhecidas da cidade, “A Justiça” de Alfredo Ceschiatti e “Dois Candangos” de Bruno Giorgi, a Catedral e o Museu Nacional de Oscar Niemayer, em homenagem aos 50 anos de inauguração da cidade.


No Rio de Janeiro, a obra vai ficar no calçadão da Avenida Atlântica, na altura do posto seis, e faz referência aos Jogos Olímpicos de 2016. Em São Paulo, o mural faz homenagem à escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e vai ser pintado na calçada da Avenida Paulista, na altura do número 1000.



Contatos:

Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil
Raquel Rosa - (61) 3310-3557 / (61) 3310-3664 / imprensa@bb.com.br

Studio Kobra
(11)9713-2950/(11)7734-1241/ (11)5842-0808 / 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.