segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Bolsa Família de fevereiro começa a ser pago

O benefício do Bolsa Família começou a ser pago para as 12,4 milhões de famílias do programa. O pagamento, que totaliza R$ 1,16 bilhão, corresponde ao mês de fevereiro. As famílias devem ficar atentas ao número final do seu cartão para saber a data exata do saque do benefício, que pode ser retirado em lotéricas, estabelecimentos comerciais com a marca Caixa Aqui, terminais de auto-atendimento ou agências da Caixa. 


“O êxito do Bolsa Família decorre também do fato de ser um programa integrado com outras áreas, como educação, saúde e com as políticas públicas da assistência social.”, diz o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Para garantir o recebimento do benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia, fazer o acompanhamento pré-natal das mulheres grávidas, além de atualizar o cadastro com as informações.


Cadastro – Foi cancelado o pagamento do Bolsa Família a 709,9 mil beneficiários que não atualizaram os dados cadastrais até 31 de outubro do ano passado. Em 2009, 3,4 milhões de famílias precisavam renovar as informações do Cadastro Único, base de dados dos programas sociais do governo federal, que deve ser feita a cada dois anos. Após o período de revisão cadastral, restaram 975,6 mil domicílios que tiveram os benefícios bloqueados em novembro. O bloqueio significa que, embora o recurso seja depositado na conta do beneficiário, só pode ser retirado assim que for cumprida a contrapartida da família, neste caso, a atualização dos dados. Após o bloqueio, mais de 265 mil famílias procuraram as prefeituras e fizeram a atualização. 


O processo de revisão cadastral é realizado em parceria com os municípios e funciona como importante mecanismo para melhorar o foco do programa, que visa atender as pessoas abaixo da linha de pobreza. Registrar uma criança mais de uma vez, renda per capita acima do limite, acúmulo de benefícios do Bolsa Família com o benefício do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e os associados a cadastros do antigo Bolsa Escola não-complementados são algumas das situações que levam ao bloqueio ou cancelamento de benefícios.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.