quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tremores continuam no interior do Rio Grande do Norte


A cidade de Taboleiro Grande (a 372 km de Natal) registrou um tremor de terra por volta das 17h30 da última segunda-feira (15). Segundo o sismógrafo da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o abalo chegou a 1,8 grau na escala Richter.

Um segundo tremor pode ter ocorrido na mesma cidade, mas isso só será confirmado na próxima segunda (22), quando técnicos da UFRN estarão na cidade.

De acordo com o professor Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório de sismologia da UFRN, apesar de ter atingido 1,8 grau, o tremor é considerado de média intensidade e pode provocar destruição - o que não ocorreu em Taboleiro. Moradores da cidade se disseram assustados.

Ferreira disse que a localização do Estado, situado em uma área geográfica sísmica, explica os tremores. "Essas atividades acontecem desde 2007. Estamos tendo tremores com alguma frequência, chegam a 4 ou 5 por mês, mas que não são sentidos".

Em janeiro, o Rio Grande Norte registrou dois tremores seguidos, sendo um de 3 graus e o outro de 4,1.

O professor afirmou que, para a população perceber o tremor, é necessário que o movimento da terra aconteça em uma escala superior a 1,5.

Moradores da cidade afirmam que no sábado houve um segundo tremor. "Foi de madrugada, por isso poucos sentiram", disse a dona de casa Lucimara Maria da Silva. Sobre o de segunda-feira, ela disse que foi diferente. "Era um barulho muito alto. O susto foi tão grande que fiquei sem reação, só pensei em sair correndo atrás do meu marido", disse. 

(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.