segunda-feira, 29 de março de 2010

Brasileirão será laboratório para Copa de 2014



O Ministério da Justiça deve receber, nesta semana, uma proposta de procedimentos operacionais para atuação de forças policiais em praças desportivas no Brasil em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A proposta foi elaborada por especialistas em segurança pública brasileiros e estrangeiros, que se reuniram durante vários dias em Brasília. A ideia é que o pacote de sugestões possa ser implementado já na próxima edição do Campeonato Brasileiro de Futebol, que começa em maio.

O Grupo de Trabalho (GT) Segurança em Estádios de Futebol foi coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Este é o primeiro trabalho no gênero elaborado no País e foi inspirado no green book, que ajudou a policia da Inglaterra a combater a violência nos estádios e a fúria dos hooligans.

O GT esteve reunido nesta semana com representantes das policias civis, militares e corpos de bombeiros de todo o país em Brasília. O encontro encerrou-se na manhã desta sexta-feira (26).

As principais propostas levantadas visam prevenir atos de violência, combater de forma adequada possíveis distúrbios e proporcionar uma atuação técnica às polícias locais no enfrentamento a situações críticas em estádios nacionais. 

Entre as sugestões debatidas e aprovadas pelos participantes do encontro estão a criação de centrais integradas de monitoramento em estádios com capacidade para mais de 10 mil pessoas; reuniões preparatórias com forças de segurança, transporte público, torcida e clubes antes de jogos com público superior a cinco mil pessoas; criação de um link na Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Infoseg) para o cadastro de torcedores, etc.

“O objetivo é criar uma doutrina e uma prática nacional não só para jogos de futebol, mas para eventos esportivos como um todo”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública do MJ, Ricardo Balestreri. “O futebol pode ser um fator de transformação positiva no país”, completou.

Ele avisou que o ministério manterá um grupo composto por representantes da Senasp e polícias Federal e Rodoviária Federal para tratar do assunto. Uma câmara técnica – com representantes das polícias de todos os estados – atuará em conjunto com este grupo.

O próximo encontro para tratar do tema será com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Clube dos 13, torcidas organizadas e Ministério dos Esportes. A data ainda não foi definida.

Qualificação - Entre as propostas listadas no encontro, também está a de qualificação e capacitação dos policiais. Aulas de línguas estrangeiras, manuseio de armas não-letais e uso de linguagem não-verbal estão entre os assuntos que as autoridades de segurança pública pretendem investir para que tudo ocorra bem na Copa do Mundo no Brasil.

Outra reivindicação é que as políciais que atuam nos estádios das 12 cidades-sede da competição já passem a trabalhar de forma padronizada (com um mesmo uniforme), para que estes policiais se acostumem com o padrão que será utilizado durante a copa. 

Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.