segunda-feira, 29 de março de 2010

OMS: gripe A já matou 16,9 mil e alerta de pandemia continua



O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter o nível de pandemia para a gripe A (H1N1). De acordo com o órgão, há a constatação de queda de casos da doença em alguns países, mas há também indícios de alto nível de transmissão no Oeste da África. 

Na sexta-feira (26), a OMS informou que 16.931 pessoas já morreram vítimas da influenza A (H1N1) em todo o mundo. Foram registradas 118 novas mortes provocadas pela doença na última semana, já que o último balanço do órgão indicava um total de 16.813 óbitos.

Também na última semana o Ministério da Saúde informou que 36 pessoas morreram de influenza A (H1N1) neste ano no Brasil. Os dados são do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do ministério, e correspondem ao período de 1º de janeiro até 20 de março. O ministério não divulgou o número de mortes em cada estado, mas destacou que o maior número de mortes ocorreu na região Norte. Entre as mortes confirmadas por causa da gripe, 66,7% (24) dos casos ocorreram no Norte.

A Saúde lembra que o programa de vacinação nacional contra a gripe A (H1N1) está em curso e cerca de 90 milhões de brasileiros devem ser imunizados em um intervalo de dois meses. A vacinação da Influenza A está dividida em cinco etapas, com datas estabelecidas para cada grupo determinado. A segunda etapa da vacinação vai até dia 2 de abril. Devem ser imunizadas gestantes, crianças de seis meses até um ano, 11 meses e 29 dias e pessoas com doenças crônicas. 

Depois de 2 de abril será a vez de atender as pessoas na faixa etária de 20 e 29 anos e todos os idosos com mais de 60 anos com alguma doença crônica. De 10 a 21 de maio, serão as de 30 a 39 anos.

Fonte: Ministério da Saúde - Agência Brasil - Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.