terça-feira, 16 de março de 2010

Meio Ambiente apresenta propostas para conter o desmatamento no Cerrado

Nesta terça-feira (16), o Ministério do Meio Ambiente apresenta propostas para a redução do desmatamento no Cerrado, previstas no Plano de Combate ao Desmatamento (PPCerrado), lançado em setembro do ano passado. O Plano incorpora as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa anunciadas pelo presidente Lula em Copenhague. 

As propostas serão apresentadas a partir das 10h, pelo ministro Carlos Minc, 5º andar- Ministério do Meio Ambiente- Bloco B - Esplanada dos Ministérios. 

Para o ministro, o País e os apoiadores da luta pelo meio ambiente não devem se preocupar apenas com o desmatamento da Amazônia. “Até algum tempo atrás, só a Amazônia era monitorada, parecia que só existia a Amazônia, como se não houvesse desmatamento dos outros biomas. O Brasil não é um samba de uma nota só”, disse ele em fevereiro último.

A conservação do Cerrado é estratégica para a manutenção do regime de águas no Brasil e América Latina. A área representa o segundo maior bioma do País e enfrenta desmatamento acelerado, por causa da expansão das fronteiras agrícolas, exploração de minérios, produção de carvão e crescimento desordenado das áreas urbanas. Entidades de defesa ambiental calculam que 80% da área natural do Cerrado já foram alterados – é o segundo bioma mais ameaçado depois da Mata Atlântica. 

O resultado pode ser a degradação de rios importantes que brotam no Cerrado ou percorrem este território, como o Tocantins, o Araguaia e o Parnaíba, que seguem alimentando culturas agrícolas, cidades e hidrelétricas em outras regiões. No Cerrado estão nascentes dos rios que abastecem as três principais bacias hidrográficas do País: a Bacia Amazônica; bacia do São Francisco; e bacia Platina (Paraná-Paraguai).

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.