segunda-feira, 26 de abril de 2010

Físico estuda a substituição de materiais em equipamentos médicos para reduzir impactos ambientais


Um estudo desenvolvido por técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Ipen, de São Paulo, tem como objetivo tornar os equipamentos eletromédicos mais sustentáveis.

A pesquisa do físico Leandro Pidone consiste em adequar os aparelhos eletroeletrônicos, utilizados pelos médicos para o diagnóstico das doenças, para que não prejudiquem o meio ambiente, com base nas diretivas européias RoHS e WEEE.

A norma RoHs, reúne orientações para restrição do uso de substâncias com potencial de riscos ambientais. A WEEE dispõe sobre como esses materiais devem ser descartados. As normas já são aplicadas na Europa para equipamentos eletrônicos.

“O objetivo é pegar um equipamento que é vendido no mercado, examiná-lo, ver o que ele tem de prejudicial ao meio ambiente e propor uma solução economicamente viável para substituição”, explicou o pesquisador.

As ligas de chumbo e estanho, presentes em muitos materiais, podem ser substituídas pelas de prata, que são menos agressivas ao meio ambiente, sugere o estudo. Apesar de mais cara, a prata poderia ser utilizada nos equipamentos médicos, segundo as conclusões.

Os equipamentos e componentes estão sendo catalogados para a avaliação de quais podem ameaçar a natureza. O físico pretende, com o estudo, apontar quais podem ser substituídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.