quinta-feira, 12 de agosto de 2010

BC aponta sinais de acomodação da economia

 
Índice de atividade econômica calculado pelo banco mostra que desde março velocidade do crescimento do PIB diminuiu e caminha para a estagnação

Marcha lenta. Ritmo da economia é outro, se comparado com o do início do ano

A economia está praticamente estagnada desde março. Estudo divulgado ontem pelo Banco Central mostra que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) não se alterou e, nesse período, ficou estacionado na casa dos 139 pontos.

O índice, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve leve expansão de 0,02% em junho ante o mês anterior, para 139,26 pontos. Em maio, o índice revisado caiu 0,06%, na primeira retração desde dezembro de 2008 na fase aguda da crise financeira.

O levantamento confirma a percepção do próprio BC de que o ritmo da economia é outro em relação ao do início do ano. Entre janeiro do ano passado e abril, por 16 meses seguidos, a atividade econômica teve expansão ininterrupta. A taxa média de crescimento nesse período ficou em 0,81%. Em vários meses, superou 1%, como em março deste ano, quando o indicador aumentou 1,16% e atingiu o nível de 139 pontos.

O quadro exibido pelo Banco Central mostra que desde março a velocidade da atividade econômica é diferente. Em abril, o ritmo dessa expansão caiu para 0,23%. E, em seguida, apontou a leve queda em maio. "O comportamento recente do índice caminha para a estagnação e ampara a decisão do BC de reduzir o ritmo do aumento do juro em julho", afirma o superintendente do banco Banif, Rodrigo Trotta. Para ele, os dados consolidaram a percepção do mercado de que o ciclo de aumento da Selic deverá ter, no máximo, mais uma alta de 0,25 ponto em setembro.

Ele, porém, arrisca que já há indicadores que sustentariam a manutenção do juro na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Selic. Esse ciclo de aumento do juro, que já pode estar concluído, teve início em abril, um mês depois de o indicador do BC estacionar no nível observado até agora. Desde então, o Copom aumentou o juro em 2 pontos porcentuais - atualmente está em 10,75% - para tentar segurar a atividade econômica e evitar que uma aceleração mais forte colocasse em risco o controle da inflação.

Trotta rechaça a avaliação de que o BC errou ao iniciar o aperto nos juros em abril. "É difícil falar em erro de "timing" porque o objetivo do BC, que é conter o ritmo da economia, acabou sendo alcançado. E muito dessa meta foi conquistada pela expectativa do mercado de que o BC poderia elevar o juro. Portanto, temos de olhar o movimento todo, desde antes da alta do juro propriamente dita", diz o superintendente do Banif.

Como é considerado um sinalizador do comportamento do PIB, o IBC-Br era aguardado pelos economistas. No trimestre, pelo conceito de média - exatamente como o IBGE calcula o crescimento da economia - a atividade econômica aumentou 1,32% no segundo trimestre na comparação com o primeiro. Anualizada, a taxa de crescimento alcança 5,39%. No entanto, para economistas do governo, o retrato atual é o de acomodação da atividade econômica.


Troca de marcha

16 meses consecutivos, de janeiro de 2009 a abril deste ano, foram de expansão da atividade econômica

0,81 % foi a taxa média de crescimento nesse período, com queda de 0,06% em maio e leve alta de 0,02% em junho

Fonte: O Estado de S. Paulo / Fernando Nakagawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.