sábado, 25 de setembro de 2010

Brasil está pronto para enfrentar desafios ambientais, segundo Lula



Ao inaugurar a primeira fábrica destinada a produzir plástico a partir de etanol, em Triunfo (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil é o país com maiores condições de dar respostas aos desafiosambientais do planeta no século 21. Ele lembrou o fracasso nas negociações da Conferência Mundial do Clima, em Copenhague, e disse que, enquanto os países ricos falam, o Brasil está fazendo sua parte para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

“Aliando a experiência e tecnologia aos nossos recursos naturais, sabemos que somos o povo com mais condições de dar respostas consistentes ao desafios ambientais do século21”, discursou Lula, citando a fábrica da Braskem como um dos exemplos da preocupação brasileira com a redução da emissão de gases de efeito estufa.

“Uma dessas respostas, com certeza, está sendo dada com a implantação da linha de polietileno verde. A partir do Rio Grande do Sul, a Braskem vai mostrar a todo mundo que o plástico poderá ter no etanol uma matéria-prima tão eficiente como é o petróleo e com a vantagem de ser renovável e não gerar no seu processo produtivo gases de efeito estufa.”

Segundo Lula, o Brasil assumiu a vanguarda mundial da produção de combustíveis limpos porque soube conciliar suas riquezas naturais à tecnologia: “Fomos um dos primeiros do mundo a investir em combustíveis renováveis. O volume de recursos estatais superiores a US$ 16 bilhões, aplicados desde 1975, nos colocaram na vanguarda da agroenergia”, afirmou. “Esse pioneirismo não é por acaso, ocorre porque o Brasil aprendeu a conciliar suas riquezas naturais de solo e clima com intensos investimentos em pesquisa e tecnologia.” 

Fonte: Ivan Richard/ Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.