sábado, 11 de junho de 2011

Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação será lançada dia 15 de junho


Mais de 200 parlamentares farão parte da Frente, destinada a promover o aprimoramento da legislação federal sobre o setor. A Abipti será responsável pela secretaria executiva.

Com o objetivo de dar contribuições para o aprimoramento da legislação federal com foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil será lançada, no próximo dia 15 de junho, a nova Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação (FPPI). O evento acontece às 8h, em um café da manhã no restaurante do Senado Federal (Anexo II, Bloco B, Térreo).

A FPPI é formada por mais 200 parlamentares e é coordenada pelo deputado federal Paulo Piau (PMDB/MG). No evento, além dos participantes da Frente, estarão presentes representantes do setor produtivo, dos institutos de pesquisa e demais atores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) responderá pela secretaria executiva da FPPI.

Sobre a FPPI - A Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação é uma associação suprapartidária com pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo Federal, destinada a promover o aprimoramento da legislação federal sobre o setor.

As FPPI organiza a agenda legislativa da pesquisa e da inovação e busca promover e intervir no desenvolvimento de políticas públicas, visando o fortalecimento da pesquisa e maior desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Outras ações da Frente são a manutenção de um canal permanente de comunicação com as organizações que formam a cadeia brasileira de pesquisa e inovação; o fortalecimento e a consolidação da presença e do posicionamento dessas entidades no Congresso Nacional; e a promoção da alocação de recursos orçamentários e financeiros para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Abipti - Com sede em Brasília, Distrito Federal, criada em 1980, a Abipti tem como missão representar e promover a participação das instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no estabelecimento e na execução da política de desenvolvimento nacional. A associação reúne atualmente cerca de 200 entidades tecnológicas e científicas e está presente nas cinco regiões e 27 unidades da Federação. A presidente da Fundação Centro Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), de Manaus (AM), Isa Assef, está à frente da Abipti pelo seu segundo mandato.
(Ascom da Abipti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.