sexta-feira, 8 de julho de 2011

ExpoT&C: o melhor da ciência brasileira num único lugar


Exposição integra a programação da 63ª Reunião Anual da SBPC.

Réplicas de fetos geradas em impressoras 3D, maquetes de satélites e seus foguetes lançadores, simuladores de ondas do mar, máquina de tirar espinho de cactos, experimentos que mostram como funciona a levitação magnética e a geração de eletricidade a partir do sol e até jogos esportivos, como minigolfe e escalada em paredão. Essas são algumas das atrações da 19ª edição da Feira ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que faz parte das atividades da 63ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 10 a 15 de julho de 2011, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

A exposição será aberta na segunda-feira, dia 11, às 9h30, e partir de então funcionará até sexta-feira, dia 15, das 10h às 19h. Serão mais de 100 expositores, entre instituições de pesquisas e universidades, órgãos governamentais e empresas, com estandes instalados em tendas climatizadas e wireless (acesso à internet sem fio), numa área total de 6.000 metros quadrados. Eles irão apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Entre os destaques estará o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que terá um pavilhão exclusivo, no qual abrigará os estantes de mais de 30 de suas instituições e agências, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os institutos nacionais de pesquisa Espaciais (Inpe) e da Amazônia (Inpa) e Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

O estande do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF) é outra atração da ExpoT&C que chamará a atenção dos visitantes. Haverá diferentes experimentos interativos com o objetivo de mostrar aplicações tecnológicas utilizando princípios do eletromagnetismo. Entre eles, um carro com painel solar, que ilustra a geração de corrente elétrica a partir da energia do sol. Também estarão expostos um lançador de projéteis e um freio magnético, que funcionam por indução eletromagnética. Há também uma ilustração da levitação magnética, mesmo princípio utilizado em trens de alta velocidade, sem contato com os trilhos. Com a ajuda de um monitor, o público poderá "brincar" com esses experimentos, além de ter contato com os princípios e aplicações de cada um.

Os visitantes da ExpoT&C também poderão conhecer o Programa Espacial Brasileiro, que pela primeira vez terá um estande próprio na reunião da SBPC. Localizado no Pavilhão 3, o espaço terá 100 metros quadrados e abrigará instituições e empresas ligadas ao Programa, como a AEB, o Inpe, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), parceria entre Brasil e Ucrânia.

Entre as atrações do estande estarão maquetes do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30), do Veículo Lançador de Satélites (VLS), da Plataforma Multimissão (PMM), do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers) e do foguete ucraniano Cyclone-4. O público também poderá ver a Plataforma de Coleta de Dados (PCD), a coifa do satélite científico Sara e parte da carga útil que foi levada no voo do VSB-30 na Operação Maracati II, de 2010. Serão exibidas ainda tecnologias, desenvolvidas Programa Espacial Brasileiro, que estão sendo usadas em outros setores ou atividades.

Com tantas atrações, a expectativa da diretora da ExpoT&C, Simone Santana Franco, é de que 5 mil pessoas por dia visitem os estandes, além das 800 que vão trabalhar neles. O objetivo é atrair o cidadão comum de Goiânia. "É uma oportunidade única para a comunidade ver gratuitamente as 100 maiores instituições de pesquisa do País reunidas num mesmo espaço", diz Simone, que é assessora de eventos do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). "É muito raro ter essa possibilidade. Por isso, esperamos que a população de Goiânia aproveite."

Serviço - A ExpoT&C ficará instalada em pavilhões climatizados, ao lado do Centro de Cultura e Eventos do campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. A exposição ficará aberta ao público de 10 a 15 de julho, das 10h às 19h. A entrada é franca. Veja a programação completa em:  http://bit.ly/kbgmfO.

Fonte: Ascom da SBPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.