segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Finep lança novo sistema de análise de convênios

Finep 30 Dias Pesquisa vai agilizar financiamento a ICT’s
A Finep lançou no dia 4/8, em sua sede, no Rio de Janeiro, o seu novo sistema de análise de convênios com universidades, institutos tecnológicos e centros de pesquisa, o Finep 30 Dias Pesquisa. O sistema segue a mesma linha do Finep 30 Dias voltado para empresas, que opera desde setembro do ano passado. Com a inovação, todo o processo, desde o lançamento do edital até a execução do projeto, será reduzido de oito para três meses, com a análise ocorrendo em até 30 dias. Atualmente, a Finep trabalha com um universo de cerca de 230 instituições, hoje ligadas ao Portal do Cliente e que serão beneficiadas com o sistema. A iniciativa vai acabar com diversos problemas que atrasam os processos, como cadastros duplicados e informações diferentes de mesmas universidades.
Grandes instituições, como USP e UFRJ, enviam cerca de 90 projetos por ano. Para cada um, é preciso mandar os mesmos documentos. “Isso burocratiza o processo e atrasa a liberação do dinheiro. Queremos dar agilidade total”, afirma Glauco Arbix, presidente da Finep.
A partir do lançamento do 30 Dias Pesquisa, as universidades terão até o começo de 2015 para realizar um cadastro no novo sistema, que terá de ser aprovado pela Finep. Os convênios vigentes serão migrados e vinculados às universidades a partir do próximo ano. Os dois sistemas (Finep 30 Dias e Portal do Cliente) funcionarão em paralelo por algum tempo, até que todos os projetos sejam migrados. Estima-se que esse processo leve de seis meses a um ano. O conteúdo do cadastro em ambos os bancos de dados é semelhante, com mudanças significativas na metodologia.
Com isso feito, bastará os ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) selecionarem o nome da sua instituição no novo sistema e submeter os projetos. Haverá um modelo padrão de contrato para agilizar o processo de assinatura, contratação e liberação de recursos. Quando houver a submissão de um projeto novo, o sistema irá automaticamente preencher os dados da universidade, adequá-los ao modelo de contrato e enviá-lo para o reitor.
Uma das tecnologias que será usada é a certificação digital (assinatura eletrônica), que, além de reduzir o tempo do processo, diminuirá os gastos com correio e dará maior transparência. Todos os documentos que normalmente tramitam neste processo, tanto internos quanto externos, também serão digitais.
Informações: imprensa@finep.gov.br
(FINEP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.