sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Cai a paridade na UERN

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mudou o sistema de composição da Assembléia Estatuinte que irá determinar o novo Estatuto daquela Instituição de Ensino Superior. Recentemente havia sido aprovado naquele mesmo colegiado o sistema paritário e um grupo de professores receosos de perderem o poder, entraram com recurso, mas não conseguiram reimplantar o sistema 70 x 15 x 15, vigente anterior a paridade.

A reunião do colegiado começou por volta da 9 horas e se estendeu em discussões até às 18 horas, quando finalmente foi aprovado o sistema de composição da assembléia em 50 x 25 x 25, sendo o percentual maior para os professores e os outros dois índices para os segmentos discente e técnico administrativo. A paridade mantinha o mesmo peso para os três segmentos, como já acontece em 23 IES federais.

Na mesma reunião também foi prorrogado o prazo para o término da Estatuinte, que acontecerá, agora, até uma data antes da posse no reitor eleito no próximo pleito. As datas serão definidas em reunião da Comissão Executiva da Estatuinte, que acontecerá após o recesso que terminará em 22 de janeiro. 

Ao que tudo indica, há uma forte tendência para que a composição da Assembléia Estatuinte passe a ser de 110 professores (como era anteriormente), e a participação dos estudantes e técnicos administrativos seja reduzida para 55 membros para cada um desses segmentos. Essa definição apenas acontecerá apenas ao final do recesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.