domingo, 14 de dezembro de 2008

À PARIDADE OU O RETROCESSO

A próxima reunião do CONSUNI- Conselho Universitário, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, acontecerá no próximo dia 18 de dezembro, para definir de uma vez por todas, qual o sistema de votação que deverá ser adotado na Assembléia Estatuinte que aprovará o novo Estatuto daquela Instituição de ensino Superior.

A convocação já foi feita pelo reitor, prof. Milton Marques, que convocou os conselheiros para tomar essa decisão no penúltimo dia, pois o ano letivo da universidade estará terminando no dia 19 e correria o risco de um esvaziamento do colegiado, caso a convocação viesse a ser realizada fora desta data.

O processo estatuinte da UERN tem passado por alguns momentos de instabilidade, tendo em vista que um grupo de professores, doutores, insatisfeitos com os rumos que as discussões estão tomando, insistem em impor os seus pensamentos e ideologias, mesmo contra as decisões do próprio colegiado maior da instituição.

Esse grupo quer impor a volta do voto proporcional com o sistema de 70 x 15 x 15, sendo o valor de 70 por cento para os professores, dando continuidade a uma ditadura docente que impera desde 1996, quando saiu a nova LDB que determinou esse percentual para a constituição de conselhos e comissões. Eles entendem que o mesmo percentual deve ser usado também para os processos de escolhas dos dirigentes.

Após a aprovação do voto paritário pelo CONSUNI, esse grupo de professores, insatisfeitos com possibilidade da perda do poder, entrou com um recurso e o tema voltará a ser discutido novamento no colegiado, criando um clima de instabilidade no processo estatuinte, que deverá afetar e muito a qualidade do seu resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.