terça-feira, 22 de setembro de 2009

Equipe de ambientalistas do Ibama analisam licenças para projeto de integração do Velho Chico

A nova equipe de analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) se apresentou em Salgueiro (PE) para verificar o cumprimento das condicionantes da licença para instalação do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, concedida em março de 2007. O Ibama é o órgão licenciador responsável pelo acompanhamento da execução dos 36 Programas Ambientais que visam minimizar os impactos sociais e ambientais do Projeto na região.

Durante o período de instalação do empreendimento ele acompanhará o avanço da obra por meio de vistorias e avaliação de relatórios apresentados pelo Ministério da Integração Nacional, os quais contemplam ações realizadas nos meios físico, biótico e socioeconômico das áreas alcançadas. Dentre os Programas Ambientais abordados estão o de Gestão, Controle Ambiental e Social das Obras; Programa Ambiental de Construção (PAC); Reassentamento de Populações; Educação Ambiental; Conservação de Fauna e Flora; Desenvolvimento das Comunidades Indígenas e Quilombolas; Monitoramento da Qualidade da Água; Limnologia e Supressão de Vegetação das Áreas de Obras; e Limpeza dos Reservatórios.

Nos Eixos Norte e Leste, que abrangem os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, serão construídos canais, estações de bombeamento de água, aquedutos, túneis, pequenos reservatórios e usinas hidrelétricas, projetados para o auto-suprimento. Juntos, os dois Eixos serão responsáveis pela captação de 1,4% da vazão total do rio São Francisco, entre as barragens de Sobradinho e de Itaparica, na divisa dos Estados da Bahia e de Pernambuco. O objetivo é assegurar a oferta de água à cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semi-árida nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.