quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MJ discute em Washington Programa Brasileiro de Combate a Cartéis

Os avanços do Programa Brasileiro de Combate a Cartéis foram discutidos nesta terça-feira (22) em Washington (EUA), durante o seminário “Georgetown Law Global Antitrust Enforcement Symposium”. O Programa de Leniência brasileiro foi destaque na reunião. No Brasil, os participantes de cartéis ficam livres de punições administrativa e criminal se denunciarem a prática e colaborarem com as autoridades.

O Brasil foi representado no evento pela diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE) do Ministério da Justiça, Ana Paula Martinez. Esta é a terceira edição do seminário, que conta com autoridades antitruste dos Estados Unidos, Europa, Austrália, Canadá e China, além de estudantes e advogados.

Desde 2003, quando o Ministério da Justiça passou a considerar o combate a cartéis como prioridade, já foram firmados aproximadamente 15 acordos de leniência. Outros estão em negociação, inclusive com membros de cartéis internacionais. Hoje, pelo menos 100 administradores – brasileiros e estrangeiros - enfrentam processos criminais por formação de cartel no Brasil.  Nos últimos anos, ao menos 33 executivos já foram condenados a penas que superaram cinco anos de prisão.

Os avanços do Programa Brasileiro de Combate a Cartéis são reconhecidos internacionalmente. Em março de 2009, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou que o Brasil é o país que mais tem se destacado nos últimos anos na área. Avaliações internacionais – como o da revista britânica Global Competition Review – consideram o programa brasileiro como o que mais cresceu no mundo, sendo exemplo para outros países.

No seminário em Washington, foram distribuídos exemplares da cartilha da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do MJ, ao qual o DPDE é vinculada, e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sobre combate a cartéis e programa de leniência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.