sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Provas canceladas do Enem disponibilizadas na web

O ministro da Educação, Fernando Haddad, adiou a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por vazamento da prova. As provas canceladas estão sendo disponibilizadas na página do Ministério na internet (www.mec.gov.br) para serem utilizadas como exercício. Os mais de 4,1 milhões de estudantes inscritos serão comunicados sobre a alteração da data e demais mudanças. 



Na quarta-feira, 30, uma jornalista do jornal O Estado de S. Paulo informou ter sido procurada por duas pessoas que queriam vender a prova impressa. Ela conseguiu descrever parte das questões e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela elaboração das provas, confirmou que eram verdadeiras. O MEC pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito. 


Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica e é utilizado como critério de seleção para aqueles que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. 


Este ano, com proposta reformulada, o Enem será integrado por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.