sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Propostas começam a ser aprovadas na Confecom


As votações nos grupos de trabalho fluíram com tranqüilidade na tarde do segundo dia (15), da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). A composição dos grupos de trabalho respeita a proporção dos segmentos definidos para a conferência. Assim, cada um dos 15 grupos é formado por 112 delegados divididos da seguinte forma: 45 da sociedade civil, 45 da sociedade civil empresarial e 22 do poder público.

O diretor de Serviços e da Universalização de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Átila Souto participou do grupo de trabalho 6, que pertence ao Eixo 2 - "Meios de Distribuição" e se mostrou satisfeito com os trabalhos no GT. "Hoje nós conseguimos aprovar 13 propostas e para amanhã há ainda muito trabalho pela frente", afirmou o diretor. Nesse grupo destaque para propostas sobre banda larga e internet.

No Grupo de Trabalho 8 - também inserido no Eixo 2 - as propostas mais em voga foram as referentes ao sistema de outorgas, fiscalização e propriedade das entidades distribuidoras de conteúdo, onde 12 foram aprovadas por unanimidade. A maior parte das propostas já aprovadas nesse GT é sobre o sistema de outorgas.

Outra proposta aprovada por unanimidade - no GT 12, Eixo 3 "Cidadania: direitos e deveres" - é a que implementa a educação audiovisual e de mídias digitais no currículo da educação básica, em cursos livres e universitários. Foi também defendida a formação e qualificação técnica e em gestão dos profissionais de comunicação e telecomunicação do campo público da televisão.

Pela manhã da quarta-feira, 16 de dezembro, os grupos de trabalho voltarão a deliberar sobre as propostas. Se tudo correr conforme a programação, a expectativa é de que os grupos de trabalho já tenham definidas as dez propostas que serão apresentadas na plenária final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.