terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Brasil e Alemanha firmam cooperação em segurança de alimentos



Os governos brasileiro e alemão concretizaram acordo para expandir a cooperação nas áreas de segurança de alimentos e saúde animal e vegetal. O documento foi assinado nesta sexta-feira (15), em Berlim (Alemanha), pelos secretários de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, e de Estado Parlamentar do Ministério da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da República Federativa da Alemanha, Gerd Müller.

O texto aborda questões como os princípios para o comércio entre os dois países, as obrigações e direitos segundo o direito público, além de possíveis problemas na segurança dos alimentos comercializados, dentre eles, a presença de pragas. O acordo tem validade de cinco anos, com renovação automática por mais cinco anos.

O secretário brasileiro informa que o governo alemão demonstrou interesse em implantar as ações do acordo de forma objetiva e pretende adotar o mesmo procedimento para cooperação na área de bioenergia. Kroetz observa que, apesar de fazer parte da União Europeia, a Alemanha possui características específicas, no que se refere à defesa agropecuária animal e vegetal. “Os alemães têm um serviço veterinário referência para muitas outras nações, com uma estrutura que garante alimentos seguros. Essa parceria pode contribuir para que o serviço brasileiro encontre soluções de aprimoramento do sistema de certificação, além de aumentar a credibilidade do nosso trabalho”, afirma o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa.

Fonte: Assessoria de Comunicação - MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.