terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Projeto Territórios Digitais promove inclusão social e digital em comunidades rurais

A inauguração, em outubro de 2008, da Casa Digital no assentamento 17 de Abril, a 15 quilômetros do município de Eldorado dos Carajás (PA), marcou o lançamento do Projeto Territórios Digitais, que integra o Programa Territórios da Cidadania. Atualmente, esse espaço atende a mais de 600 famílias, que incluem cerca de três mil jovens do assentamento, além de mais outros dois assentamentos e dois acampamentos vizinhos.


O projeto Territórios Digitais consiste na implantação de Casas Digitais em escolas agrícolas, sindicatos, assentamentos e comunidades rurais tradicionais, em territórios integrantes do Programa Territórios da Cidadania. O objetivo é promover a inclusão social e digital. A concepção do Territórios Digitais foi desenvolvida com o objetivo de atender as especificidades populações do meio rural.


Com pouco mais de um ano após sua implantação, o Projeto contabiliza 80 Casas instaladas em 65 municípios de 30 Territórios da Cidadania. A meta inicial para o primeiro ano de funcionamento do projeto era implantar 30 Casas, que funcionariam como telecentros comunitários.


Cada Casa Digital conta com dez computadores, servidor, impressora, roteador wireless, projetor multimídia (datashow), internet de alta velocidade em banda larga e mobiliário. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério das Comunicações são os responsáveis, respectivamente, pela capacitação dos usuários e pelo fornecimento e instalação dos equipamentos.


Esta estrutura abre as porta para a comunicação e informação nas comunidades. Na Casa Digital os agricultores, trabalhadores rurais e assentados podem acessar políticas públicas, participar de editais de programas governamentais, fazer cursos à distância, integrar redes sociais virtuais, além de buscar novos mercados e comercializar sua produção. 


Os professores de Santana também estão fazendo pós-graduação pela internet através da Casa Digital. Antes da chegada dos computadores, o único meio de comunicação do assentamento era um telefone público, que servia às 88 famílias residentes e a outras comunidades próximas.


Ao longo de 2009, o ‘Territórios Digitais’ ganhou força e apoio de governos municipais, estaduais, e federal, agregando também a participação de universidades e estudantes que desenvolvem processos de capacitação nas áreas de educação do campo. A meta do segundo ano de atuação do Projeto é implantar uma Casa Digital em cada um dos 120 Territórios da Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.