sexta-feira, 16 de abril de 2010

Brics criam sistema único de controle de estoques agrícolas



Os chamados Brics – Brasil, Rússia, Índia e China – vão criar um sistema para gerenciar dados sobre a produção, o consumo e volume de estoques de grãos nos quatro países que compõem o bloco. O objetivo é que os dados ajudem a planejar os estoques de cada país, trazendo mais segurança alimentar à população das nações que dependem da produção do grupo.
O acordo foi assinado pelo Brasil, representado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e os ministros da área agrícola da Rússia, Índia e China, nesta sexta-feira (26) em Moscou, na Rússia.

As quatro nações, que compõem o grupo chamado Bric, estão entre as sete maiores produtoras de grãos do mundo, com o Brasil ocupando a sétima posição. Juntas, produzem cerca de 40% do trigo, metade da carne suína e um terço das carnes de frango e bovina consumidas pela população mundial.

Além das informações sobre grãos, os países devem compartilhar experiências sobre as políticas públicas para a agricultura e fornecimento de alimentos para as populações mais carentes. Aproximadamente 42% da população mundial vive nos Bric, com centenas de milhões de pessoas em situação vulnerável, altamente dependentes da ajuda governamental.

Segundo Cassel, também estão sendo discutidos nas reuniões entre os ministros, que terminam neste domingo (28), alguns possíveis acordos bilaterais. Cassel demonstrou à ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, o interesse de iniciar a exportação de leite e café para aquele país.

Yelena disse que seu país gostaria de exportar trigo para o Brasil, uma questão que já começou a ser tratada no ano passado. As negociações com o Ministério da Agricultura indicavam a possibilidade da oleaginosa russa ter sua entrada facilitada no país em troca de uma cota maior para as importações de carne brasileira pela Rússia, que atualmente são limitadas. 
Fonte: Agência Brasil - Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.