quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pesquisa inédita da Embrapa vai ampliar fontes de etanol



O Brasil pretende impulsionar ainda mais a produção de etanol do País por meio de pesquisa com caprinos (bodes e cabras), que está sendo realizada pela Embrapa Agroenergia (DF), com apoio da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE), e universidades públicas e privadas.

O projeto Metagenoma, que começou em março de 2008 e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), analisa enzimas produzidas por bactérias que ficam no estômago de caprinos. A identificação de enzimas nestes animais é inédita, pois a maioria dos trabalhos em outros países é com bovinos.

O estudo aposta que essas enzimas atuam sob diversas matérias-primas, o que ampliaria o número de fontes para produção de etanol. A pesquisadora da Embrapa Agroenergia responsável pelo trabalho, Betânia Quirino, explica que qualquer planta possui celulose na sua composição e que esse componente pode ser fermentado para produzir etanol.

“O foco da nossa pesquisa é encontrar enzimas que consigam degradar essa matéria-prima para então utilizar o método tradicional de fermentação usando levedura. Com a pesquisa, poderemos também usar o bagaço de cana e outras plantas que possuam celulose para produzir etanol”, ressalta Betânia.

O processo

Os laboratórios e os equipamentos de alta tecnologia estão em Brasília, mas os animais são trazidos do sertão nordestino. A pesquisa tem como objeto o rúmen dos caprinos, ou seja, a primeira parte do estômago desses animais.

Dentro do rúmen, existem vários tipos de bactérias que ajudam na digestão do pasto. Esse alimento é atacado pelas enzimas das bactérias, e o produto dessa ação, as unidades de glicose, pode ser fermentado e convertido em etanol.

Identificar e caracterizar essas enzimas são os grandes desafios desse trabalho, destaca Quirino. “Em dois anos, já conseguimos identificar quatro tipos de enzimas”, afirma. 

Indústria de biocombustíveis

Atualmente, o álcool comercializado nos postos de gasolina vem do caldo de cana-de-açúcar. Na safra de 2008/2009, o Brasil produziu 24,3 bilhões de litros de etanol, sendo 83% destinados ao mercado interno. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 2009, foram comercializados no País 22,82 bilhões de litros de etanol, um aumento de 16% em relação a 2008.

Para explicar a produção de enzimas a partir do rúmen dos caprinos, a Embrapa Informação Tecnológica produziu um vídeo que está disponível no site da Embrapa Agroenergia.

Fonte:  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.