domingo, 1 de agosto de 2010

Brasil assume presidência do Mercosul na terça (3)


Na manhã da próxima terça-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá formalmente a presidência pro tempore do Mercosul, durante a abertura da cúpula do bloco econômico que acontece em San Juan, na Argentina. A administração anterior foi presidida pela Argentina. A presidência brasileira se inicia no momento em que o bloco completa 20 anos e terá como tema Mercosul: Os Próximos 20 Anos”. 

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, o País deve continuar o trabalho da administração anterior em relação à eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC). O projeto deve ser analisado na Cúpula em San Juan.

“Ao apoiar a proposta, o Brasil busca contribuir para a obtenção de um resultado significativo na Presidência pro tempore Argentina (PPTA) e assegurar plenas condições para uma agenda propositiva e renovadora durante a Presidência pro-tempore Brasileira (PPTB)”, disse Baumbach.

Segundo Baumbach, a mensagem que o Brasil levará a San Juan é a de existe um “inarredável compromisso com a integração regional e de otimismo com as perspectivas do Mercosul.”

A Argentina ocupou a presidência do bloco nos últimos seis meses, mesmo período em que o Brasil ficará à frente do Mercosul. 

O Brasil pretende, na presidência do bloco, implementar uma agenda positiva, reforçando o compromisso de integração regional. Entre as principais iniciativas da presidência brasileira estarão o esforço para aumentar a visibilidade do Mercosul, o fortalecimento institucional do bloco, o apoio à participação social, o reforço da agenda social e um balanço sobre os rumos futuros da integração.

Na parte da tarde, após a reunião do Mercosul, o presidente Lula vai se reunir com a presidente Cristina Kirchner. 

Integram o Mercosul a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. A presidência pro tempore do bloco é rotativa e a cada seis meses um país do bloco assume o comando. 

O país que ocupa a presidência determina, em coordenação com as demais delegações, a agenda das reuniões do Grupo Mercado Comum e do Conselho Mercado Comum, organiza as reuniões dos órgãos do Mercosul, além de exercer a função de porta-voz nas reuniões ou foros internacionais de que o Mercosul participe.

Fonte: Blog do Planalto/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.